domingo, 11 de março de 2018

Perpertual Dreams(Entrevista)








Natural de Blumenau (SC), o Perpetual Dreams já é velho conhecido do público que não abre mão de uma boa mescla de Hard Rock e Heavy Metal.Confira a entrevista que o hellmetalrock fez com essa grande banda Brasileira.
1)O Perpetual Dreams teve seu inicio no ano de 2000,como foi o começo da banda ?
PD: Para falarmos sobre o início da Perpetual Dreams (PD) temos que voltar uns 5 anos antes pois foi quando o grupo na época se juntou com o intuito de fazer um som autoral. Nesta época surgiu então a banda SYMPHONY (1995) e foi aonde começamos a explorar as primeiras composições sob influência principal de Iron, Purple e Malmsteen. Notamos que o nome SYMPHONY escolhido na época estava sendo muito utilizado por bandas de renome internacional como a Symphony X por exemplo então procurando uma maior identidade optamos por mudar o nome para PERPETUAL em uma alusão a uma música do Malmsteen de mesmo nome e adicionamos DREAMS buscando um nome composto para evitar nomes homônimos, por sugestão do guitarrista Deny Rodrigo Bonfante (Guitarrista). Assim, rebatizado como PERPETUAL DREAMS, a banda começou oficialmente a trabalhar em sua proposta autoral.


2)A banda lançou em 2000 as respectivas demos The Dark Way e
forever,que obteve grande relevancia nas midias especializadas?a banda
tem disponivel esse material para seus fãs?

PD: Com os primeiros materiais lançados (Demos) em 2000 a banda começou a ter o seu nome reconhecido nacionalmente pela mídia especializada com ótimas críticas e resenhas. Como resultado recebemos convites importantes para abrir os shows do Blaze Bailey (Ex Iron Maiden) e do Shaaman em 2002, e ainda participar de eventos de destaque na cena do Sul como o Natal Metálico (Balneário Camboriú), o River Rock (Indaial), shows em São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina.
Hoje infelizmente não temos exemplares das DEMOS para venda e essa é até uma pergunta recorrente (rsrsrs...) mas estamos trabalhando o desenvolvimento de nossos canais na web e redes sociais, um novo site da banda, e derepente este material ainda volte a ser divulgado nas plataformas de streaming! Em breve, pretendemos ter um espaço disponível para divulgar esse material pois sem dúvida nenhuma as demos são parte importante da história da Perpetual Dreams.





3)Com a demo forever o perpetual dreams conseguiu diversas
conquistas,inclusive tocar com (Blaze bayley) ex Iron Maiden e tocar
com bandas como shaman,e ainda conseguiu um contrato com a Hellion
Records(SP)?como foi para a banda conseguir tudo isso em pouco tempo
de banda?Qual a importancia dessas conquistas para a banda?




PD: Bem, temos que levar em consideração a época em que tudo isso aconteceu. O cenário entre 2000 e 2002 foi muito favorável para o metal nacional e europeu principalmente, bandas como Stratovarius, Edguy, Hammerfall, Blind Guardian,... ganhavam espaço no Brasil como nunca antes e isso nos auxiliou de certa forma. Lembrando que estávamos em uma época “pré - redes sociais” e também sem o download gratuito disseminado de maneira tão popular, logo a valorização do público por materiais físicos (CDs,DEMOS, CAMISAS,...) era completamente diferente e isso também de refletia no público em shows. Então nosso marketing na época era na moda “Old School” promovendo a banda em revistas da época, zines undergorund e principalmente através de shows. Fomos destaque em várias revistas e zines, e recebemos ótimas notas em resenhas das demos e também de shows. Logicamente a qualidade mostrada nas demos nos abriu portas para shows importantes como citado na sua pergunta e então aproveitando esse cenário positivo conseguimos crescer gradativamente até fecharmos um contrato para lançamento do nosso primeiro CD com a Hellion Records. Com certeza essas conquistas no início da trajetória da PD serviram como combustível e motivação para galgarmos voos mais altos e levar o nosso som muito além de nossas fronteiras.



4)Em 2003 o perpetual dreams lançou o álbum Eyes of infinite pela
hellion records?como foi a repercusão desse álbum nas midias e pelos
fãs da banda?




PD: O nosso Debut “Eyes Of Infinite” foi gravado no Estúdio Clínica, em Curitiba, e contou com a produção de Murillo Da Rós, produtor e músico experiente que já trabalhou com muitas bandas de metal, acho que você conhece muito bem (rsrsrs). As gravações ocorreram entre fevereiro de 2002 e abril de 2003, e o álbum chegou às lojas em setembro de 2003. A repercussão foi muito boa, obtivemos resenhas bastante positivas em várias revistas, sites e zines em toda a América Latina, em diversos países da Europa e até nos EUA. Participamos de diversos programas de rádio e televisão, inclusive os conceituados Backstage e Stay Heavy, e fizemos muitos shows de divulgação do álbum pelas regiões Sul e Sudeste. Com nosso primeiro CD conseguimos um avanço muito importante para a banda consolidando o nome do grupo no metal nacional e como consequência tendo o devido reconhecimento na mídia. Fizemos parte da lista da Roadie Crew, uma das maiores revistas de metal, como “Revelação do Ano” e “Melhor Tecladista”.



5) Em 2005 o perpetual lançou o álbum Arena e tocou ao lado de grandes
nomes do metal mundial tais como Jeff ScottnSoto,Glenn Hugles,e Richie
kotzen?como foi a divulgação desse full álbum?e como é para a banda
tocar ao lados desses monstros do rock e metal?



PD: Para o segundo CD, já com uma boa bagagem de shows na carteira, resolvemos mudar um pouco a sonoridade da banda buscando algo mais direto e que nos desse uma experiência ao vivo mais intensa sem perder a identidade da banda logicamente. Nesta época fizemos nosso primeiro vídeo clipe que foi da música “Push” que utilizamos como o “single” de divulgação do CD. A repercussão deste trabalho intitulado “ARENA”, que também foi lançado pela Hellion Records, foi também muito boa e conseguimos promover bastante esse material fazendo centenas de shows principalmente no Sul e Sudeste do Brasil. Com certeza os shows mais importantes foram com artistas de renome internacional como Glenn Hughes, Richie Kotzen, Jeff Scott Soto e Kiko Loureiro. Tocar com essas feras podemos dizer que há um misto de satisfação e responsabilidade de corresponder à altura, mas no fim só temos a dizer que foi um prazer imensurável e uma experiência única pois além de tocarmos com nossos ídolos pudemos ter a oportunidade de compartilhar esses momentos juntos.





6) A banda lançou em 2010 o álbum the Eternal Riddle o terceiro da
carreira da banda ?porque a demora e esse hiato de lançamento?



PD: No terceiro CD (“Eternal Riddle”) buscamos timbres mais pesados, afinações mais graves e letras mais densas. Quando fizemos a seleção do repertório do CD percebemos que existia uma boa diferença entre as músicas, mas decidimos colocá-las juntas no mesmo disco mesmo assim. Nossa intenção com a banda foge do lado comercial das coisas. Não queremos seguir tendências e procuramos não nos influenciar por fatores externos. Queremos apenas fazer nossas músicas, do jeito que achamos que devem ser, sem este tipo de preocupação. Nosso objetivo é exclusivamente artístico, por isso não premeditamos as coisas desta maneira. A única coisa que decidimos conscientemente antes de começar um disco, é a identidade que ele terá. Podemos dizer que neste CD exploramos influencias do hard rock ao thrash metal sendo este sem duvidas o material mais eclético produzido pela PD.


Quanto ao Hiato de lançamentos podemos dizer que optamos por ser uma banda “de estrada”, lançar um disco a cada período de tempo, e depois promovê-lo tocando estas músicas ao vivo. Foi uma opção consciente, pois gostamos da energia do palco, do encontro com o público. Lançar álbuns em menor intervalo exigiria disponibilizarmos mais tempo para os ensaios de repertório do “novo” álbum, e menos tempo para os shows, além é claro de tempo para outras atividades da própria banda e atividades particulares dos integrantes. Então, na prática acaba sendo difícil focar o seu trabalho apenas em novas composições. As bandas dos anos 70 lançavam um disco por ano. Achamos isso fantástico e gostaríamos muito poder fazer o mesmo, mas essas bandas tinham muito suporte de gravadoras e empresários. As coisas eram muito diferentes naquela época e não existe lucratividade efetiva no underground. Isso acontece com a maioria das bandas hoje, então todos acabam tendo que se desdobrar em diferentes funções, reduzindo a produtividade de uma banda.



7) O Perpetual Dreams é uma banda completa seja no quesito músicos
como produção, e em agosto de 2013 a banda lançou seu 4:registro e
dessa vez a banda Gravou o Dvd E cd Perpetual Dreams live River
Rock?como foi esse evento e a recepção do publico nessa gravação?E
qual a importancia para banda essa gravação?



PD: Agrademos pelo apoio moral no quesito músicos/produção (rsrsrs), estamos nessa empreitada a 18 anos e o suporte dos amigos, mídia e fans é essencial e serve de combustível para continuarmos. Quanto a gravação do DVD podemos dizer que foi o show mais ou um dos mais importantes da história da banda, sem dúvidas um momento especial. Tivemos um grande apoio da organização do RIVER ROCK FESTIVAL, que nos possibilitou ter um tempo legal para a apresentação e boas condições técnicas para a gravação do áudio e do vídeo do show. Também tivemos um grande apoio do pessoal da Rhestus, aos quais também devemos um agradecimento muito especial por este trabalho. Decidimos gravar o DVD somente no dia, então até a véspera, seria um show comum. O que ocorreu é que a Rhestus resolveu gravar durante aquela semana, e contataram o Deny Bonfante (guitarra) para fazer a captação do áudio do show. Como tocaria no mesmo dia, seria inviável. Como toda a estrutura já estava lá montada, e como o nosso show seria logo antes do da Rhestus, decidimos filmar e lançar aquele material. Curtimos muito esse esquema de termos decidido na última hora, pois estávamos bem tranquilos e não ficamos “pilhados” pela gravação. Na verdade, essa gravação nos pegou de surpresa e nem tivemos tempo para nervosismo. O resultado foi que conseguimos fazer um show absolutamente natural e tivemos uma ótima performance no dia. Queríamos algo absolutamente honesto, sem edições ou recursos de estúdio, apenas um retrato fiel da banda ao vivo. Não há truques ali, não há overdubs nem regravações. Somos exatamente aquilo e temos orgulho de nosso trabalho como banda! Então posso dizer tranquilamente que ficamos muito contentes com o resultado. Ficamos tão satisfeitos que resolvemos inclusive lançar este trabalho também como um CD ao vivo. Além disto, aproveitamos a oportunidade para incluir um documentário contando um pouco do dia a dia da banda, com cenas de bastidores de shows, entrevista com os integrantes, etc. A sessão de extras está cheia de conteúdo e informações, o que agrega ainda mais valor ao trabalho e mostra um pouco da história e do dia a dia da banda!



8)Eu ouvi o cd que me foi enviado institulado A New Rising ,e fiquei
muito feliz em saber que existe bandas como o perpetual dreams que tem
uma qualidade absurda de composições e produção ?o que esse grande
álbum representa para a banda e como foi a produção e quais temas ele
traz aos fãs da banda?

PD: Nós agradecemos novamente o elogio e ficamos muito contentes por vocês terem gostado do nosso mais recente material. “A New Rising” é o nosso 4º álbum de estúdio e podemos dizer que ele veio para mostrar todo o amadurecimento e evolução do som da PD nessas quase duas décadas completas de estrada e dizer a todos que ainda temos muita lenha para queimar. A produção do CD ficou a cargo do guitarrista da PD e produtor Deny Rodrigo Bonfante (RVB Estúdios), já tanto a temática quanto a sonoridade do CD podemos dizer que optamos por algo intrínseco do DNA da PD que é a mistura do Hard Rock com o Heavy tradicional explorando uma temática subliminarmente espirita e na busca eterna pelo autoconhecimento. Durante esse ano de 2018 estaremos divulgando o “A New Rising” com pelo menos 3 vídeo clipes além de shows pela região.

9) Como a banda ve a cena musical nos dias de hoje?como está a cena em
Blumenal e santa catarina?

PD: Sobre a cena musical podemos utilizar aquele velho jargão mais do que nunca: - “Não está fácil para ninguém”. As coisas estão ficando extremamente regionalizadas, mas esta é uma dificuldade que todas as bandas estão passando. Por outro lado, em Santa Catarina temos ótimos eventos como o River Rock, o Natal Metálico, Otacílio, MMM, o Brothers of Metal, o Takio Festival, o Fortaleza Festival, o Iceberg Festival, e vários outros. Posso garantir que isso dá uma moral acima da média para o nosso estado. E também temos excelentes bandas aqui, dos mais variados estilos, como a Rhestus, o Steel Warrior, o Before Eden, o Symmetrya, a Infektus, o Vlad V, Syntz BC, o Pain of Soul, o Sodamed, o Masterpiece e o Agony Voices, AAVV, Rock Lords! Provavelmente estamos esquecendo de várias, mas existem muitas outras com certeza.

10) Obrigado pela entrevista queria dizer que sou fã da banda faz
alguns anos e fico feliz que a banda esteja gravando grandes álbums
e levando o metal nacional a outro nivel?Deixe um recado para os
leitora do HellMetalRock?

PD: Gostaríamos de agradecer ao HellMetalRock pela oportunidade de divulgação do nosso trabalho e de possibilitar a banda a compartilhar um pouco de sua história no seu site. Também queremos parabenizar ao Blog por todo apoio prestado a cena autoral do metal nacional. Esperamos muito em breve nos encontrarmos no palco para uma experiência ao vivo!


Aproveitamos para convidar todos a visitarem nossas redes sociais e interagir com a banda via:


Ø Mídias sociais:


v Instagram: www.instagram.com/perpetualdreamsofficial


 Facebook: www.facebook.com/perpetualdreamsofficial


 Twitter: https://twitter.com/perpetualdreams

 Material disponível online:


 Spotify: https://goo.gl/dzyPck











Nenhum comentário:

Postar um comentário