segunda-feira, 23 de abril de 2018

SLASH E A VERDADEIRA HISTÓRIA DE SUA GUITARRA ORIGINAL



Conheça a história da Les Paul usada por Slash no disco de estreia do Guns N’ Roses

Em 1987, quando o mundo estava começando a se cansar das chamadas hair bands, o universo do Hard Rock foi estremecido com o lançamento de Appetite For Destruction, álbum de estreia de Axl, Slash, Izzy, Duff e Adler.

Visualmente, a banda não era tão diferente das outras bandas de Hard Rock vindas de L.A., mas musicalmente o Guns N’ Roses resgatou um pouco daquele Rock mais visceral dos anos 70, quando reinavam bandas como Led Zeppelin, Aerosmith e AC/DC.

Se por um lado muito disso é atribuído à voz única e super rasgada de Axl Rose, que lembrava muito Robert Plan no auge da forma, por outro lado muito se deve a Slash e sua velha Gibson Les Paul ’59.

Slash era um tipo diferente de guitar hero, com um estilo que remetia muito mais a Jimmy Page e Joe Perry do que às cópias de Yngwie Malmsteen que pareciam surgir em toda a parte e que ninguém mais aguentava ouvir.



Em uma época em que reinavam as guitarras cheias de pontas e cores exóticas que pareciam brilhar no escuro, tocadas por guitarristas preocupados em fazer acrobacias e tocar mil notas por segundo, Slash e sua Les Paul ’59 mudaram tudo, resgatando um estilo de tocar do qual todos já estavam sentindo saudades.

Não dá pra dizer exatamente que ele trouxe algo novo e inédito, mas depois do sucesso estrondoso de Appetite For Destruction, todos queriam ter uma Gibson Les Paul Standard ’59, como a de Slash.

Portanto, além de ser considerado responsável pelo resgate de um estilo de tocar que era muito mais musical do que cheio de pirotecnias, Slash é também considerado responsável por resgatar o uso das Gibson Les Paul, que uma década antes faziam tanto sucesso nas mãos de Page e Perry.




Não que ninguém mais as usasse, mas a popularidade alcançada pelo Guns N’ Roses sem dúvida fez com que muita gente abandonasse suas guitarras coloridas cheias de pontas e com Floyd Rose, para adotar um visual mais clássico e com aquele som que fez a alegria de tanta gente e que entrou para a história do Rock.

Porém, o que pouca gente sabe, é que a guitarra de Slash responsável por mudar o rumo do mercado de guitarras nos anos seguintes e até o mundo da música, não é uma Gibson Les Paul Standard ’59, mas sim uma cópia, feita por um luthier chamado Kris Derrig, geralmente feita para guitarristas que não tinham dinheiro suficiente para comprar uma legítima Gibson.

Eu não resgatei a porra da Les Paul” diz Slash. “Elas já estavam por aí e eu só acho que ninguém realmente popular que estivesse fazendo tours pelo mundo estava usando uma Les Paul na época em que o Guns surgiu”.

“Tornou-se minha guitarra principal por um bom tempo”, continua Slash. “E porque eu não podia pagar por esse tipo de coisa, eu a levei para as turnês iniciais do Guns. Na verdade, quase perdi durante uma turnê no início da carreira. Foi roubada de mim uma vez na multidão. Eu estava sendo um idiota, inclinando-me sobre o público e sendo puxado para dentro, e um cara acabou por agarrá-la. Eu me assustei quando percebi que ela já não estava mais presa a mim, que eu tinha perdido completamente o controle dela. Mas nossos seguranças saíram e pegaram o cara antes de sair do show. Isso aconteceu comigo algumas vezes.”O instrumento veio com captadores Seymour Duncan Alnico II (zebra-look), que Slash usa agora em todas as suas guitarras carregadas com humbuckers, e permaneceu praticamente inalterada, exceto pelos incontáveis pickup rings pulverizados pelo guitarrista durante suas performances no palco.

“Eu não levo mais essa guitarra na estrada”, diz Slash. “Está toda detonada, mas ainda soa muito bem!”

O mundo dá suas voltas e hoje Slash é patrocinado tanto pela Seymour Duncan, que produz o captador Alnico II Pro Slash APH-2, quanto pela própria Gibson, que lançou a “Slash Appetite Les Paul”, até hoje um dos modelos mais populares e mais vendidos da marca.

Confira a nova guitarra lançada pela Gibson em parceria com Slash.

Quem diria? Hoje a Les Paul é considerada a guitarra mais poderosa do Rock e isso se deve a uma “cópia barata” feita pra quem não tinha dinheiro pra comprar uma Gibson.

Atualmente, a Gibson está passando por sérios problemas financeiros, beirando a falência. Muitas cópias “piratas” podem ser encontradas no AliExpress, fabricadas na China, com qualidade muito satisfatória e preços que chegam a 5% de uma Gibson verdadeira.

Talvez seja por isso ou pelo crescente desinteresse das novas gerações pela guitarra, mas nada vai mudar a importância que as Gibson Les Paul tiveram na música, mesmo sendo “cópias baratas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário