segunda-feira, 23 de abril de 2018

BLACK METAL Dimmu Borgir: Guitarrista conta sobre o processo criativo de “Eonian”




Os noruegueses do Dimmu Borgir anunciaram o lançamento de seu novo álbum “Eonian” para o dia 4 de maio, pela Nuclear Blast. Ele contém 10 faixas novas, produzidas pela própria banda e projetadas por Jens Bogren. O conceito do álbum é bem filosófico e lida com a ilusão do tempo. Enquanto “Eonian” não está liberado, confira a entrevista feita com o guitarrista Silenoz, ao “The Unchained Rock Show”, publicada pela Blabbermouth.

O entrevistador, Steve Harrison, inicia a entrevista pedindo explicações sobre o conceito. “Bem, não existe um conceito em si, mas se você procurar por um tópico temático, você pode encontrá-lo. Não falar muito sobre o conteúdo lírico, mas é sobre andar em uma prancha no abismo metafísico. Isso lhe dá alguma imaginação, eu acho [risos].”, respondeu o guitarrista.

Harrison também indagou o porquê de sete anos de silêncio criativo. “[Bloodstock] foi um dos últimos shows que fizemos em 2014, e depois disso, fizemos uma pausa como costumamos fazer depois de todo ciclo de turnê, mas desta vez, foi um pouco mais do que o esperado, eu acho. Temos tentado manter um perfil discreto de propósito, e temos trabalhado com material desde 2012, basicamente. Nós temos outras coisas em nossas vidas também. Nós três nos tornamos pais novamente, e você tem diferentes perspectivas, e também sentimos a necessidade de reagrupar e começar com uma página em branco, começar do zero. Antes que você perceba, o tempo voa. Então nós também tivemos alguns atrasos com o DVD [‘Forces of the Northern Night’] que nós não queríamos ter muito perto do lançamento do novo álbum, eu poderia encontrar mais algumas razões, mas elas soariam como desculpas [risos].”

O entrevistador aproveitou a deixa e questionou sobre as novas perspectivas que serviram de inspiração para o novo trabalho. “Eu não diria que [qualquer] de nós está tendo influência direta de qualquer coisa, é apenas aí, e vai e vem, e nós tentamos tirar vantagem disso quando surgem os períodos de inspiração. Eu acho que é em parte por isso que nos sentimos confiantes sobre o novo álbum, porque nós conseguimos fazer um monte de coisas enquanto estamos sob esses períodos inspiradores. Eu acho que somos mais disciplinados do que antes, embora sete anos não pareçam como isso [risos]”.

Sobre o processo criativo, Steve Harrison perguntou se este álbum tem mais ideias musicais individuais, e se está mais dinâmico ou mais eclético do que os lançamentos anteriores. “Nós temos gostos diferentes na música, e gostamos de coisas diferentes, mas também temos algo em comum. Quando nos reunimos e colocamos nossas ideias no pote Dimmu, por assim dizer, algo mágico acontece. É algo que você não posso realmente descrever. É um sentimento. Acho que a melhor maneira de descrever a música do Dimmu é, é a atmosfera, é a sensação. E quanto mais velhos ficamos, menos nós tentamos nos encaixar em rótulos.”

Harrison comentou que há uma grande expectativa dos fãs em relação a este álbum e, portanto, qual o posicionamento da banda em relação a isso. “Eu acho que a expectativa que sentimos é de nós mesmos em primeiro lugar. Também temos sido o tipo de banda que sempre quis sair da zona de conforto, e esse é o caminho para o progresso. Inevitavelmente, com isso, nós também desafio o ouvinte e o fã também, tenho certeza que com o novo álbum, se você não gostou do Dimmu antes, duvido que as pessoas gostem agora, mas acho que vamos ganhar muitos novos fãs. Há quase uma nova geração desde o último álbum, então será interessante.”

O entrevistador ainda pediu uma reflexão sobre os 25 anos da banda, de como começou para onde estão agora. “Não é por muito tempo, para ser honesto. Acho que a razão pela qual ainda nos sentimos relevantes e que as pessoas ainda estão interessadas em nos seguir é que somos um tipo de banda que sacrifica qualquer coisa pela arte. Isso fica cada vez mais difícil quando você se torna um pai e coisas assim, mas, ainda assim, sabemos o que é preciso para fazer o que fazemos neste nível, qualquer coisa para a arte, e é bom ver o progresso desde o pequeno começo da banda, e você pode acompanhar através de cada álbum para ver onde estamos hoje, então.”

“Qual a previsão para os próximos 25 anos da banda?”, perguntou Steve Harrison. “Quando começamos a banda, nós realmente não tínhamos uma ambição. Isso veio à medida que avançamos. Desde que sintamos que temos algo realmente especial para entregar e nós sentimos que somos relevantes ainda, então vamos lançar música. Esperamos que não passemos sete anos para o próximo álbum, mas a coisa com esse novo álbum foi que no começo do processo, nós sentimos que ‘ Ok, só temos que levar o tempo para terminar. É inútil se nós tentarmos controlá-lo ou se você tentar colocar um prazo nele. Ele simplesmente não funciona com arte – ele tem que seguir seu curso. Poderia facilmente ter escrito ‘Enthrone Darkness Triumphant’ número dois em um assunto de um período muito curto de tempo, mas não é isso que estamos fazendo.”

Silenoz disse que estão “confiantes e orgulhosos do novo álbum, e mal podemos esperar para dividir isso com os fãs”. O jeito é esperar o lançamento no dia 4 de maio para conferir o novo trabalho.

Ouça a entrevista original, em inglês.

https://soundcloud.com/theunchainedrockshow_alltalk/turs-all-talk-with-silenoz-of-dimmu-borgir-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário