quinta-feira, 23 de junho de 2022

ROB DUKES EM SUA SEPARAÇÃO COM O EXODUS: ‘OLHANDO PARA TRÁS, FOI TUDO PELO MELHOR




As lendas do thrash metal da área da baía de São Francisco em junho de 2014 anunciaram a saída de Dukes e o retorno de seu antecessor, Steve “Zetro” Souza , que anteriormente liderou o EXODUS de 1986 a 1993 e de 2002 a 2004.

Dukes abordou seu relacionamento atual com o EXODUS em uma nova entrevista com Scott Penfold do podcast “Loaded Radio” . Ele disse: “Quando o EXODUS me demitiu, levei cerca de um ano para não ficar bravo com isso. Foi inesperado – eu não esperava – e foi um momento difícil na vida. Eu tinha acabado de me mudar, tinha acabado de me casar. Era um fardo pesado. E demorei um pouco. E cerca de um ano depois, depois de Gary [ Holt ,guitarrista do EXODUS ] me ligou e conversamos, eles me levaram para São Francisco e eu me sentei com eles. E nós colocamos na mesa. E melhorou – apenas para limpar os destroços disso. E eu segui em frente com a minha vida, e eles seguiram com a vida deles. Eu fiz um show com eles – fiz algumas músicas em São Francisco – e então comecei a viver minha vida.”

Dukes continuou dizendo que ele não insiste mais nas circunstâncias negativas que cercam sua saída do EXODUS .


“[ EXODUS ] definitivamente fez parte da minha vida, mas não confio nisso”, disse ele. “Então, eu apenas sigo em frente. Mas nossa amizade é boa, cara. Eu subi lá para ver … Depois que Tom [ Hunting , baterista do EXODUS ] ficou doente [com câncer no início de 2021], estávamos conversando o tempo todo e eu estava ciente de sua situação. E então, quando chegou a hora certa, depois que ele fez algumas sessões de quimioterapia e estava se sentindo um pouco melhor, eu voei e passei alguns dias com Tom . E eu vi Gary , e fui almoçar com Lee [ Altus , guitarrista do EXODUS ].

“Olha, cara, nós moramos juntos por 10 anos. Esse vínculo é muito difícil de quebrar”, explicou Rob. “Especialmente quando a razão pela qual fui demitido, não foi pessoal; foi negócio. Levei para o lado pessoal no começo. Mas este é um negócio duro, cara, e há muitas cobras por aí e há muitas pessoas estranhas que querem seu pedacinho. E foi mais ou menos o que aconteceu. Foram apenas negócios. Olhando para trás, foi tudo pelo melhor.”

Três anos depois de ser demitido do EXODUS , Dukes se apresentou com a banda durante um show em julho de 2017 em San Francisco, Califórnia. Ele cantou várias músicas com o grupo na segunda das duas noites do EXODUS no The Chapel, no que marcou os primeiros shows da banda como atração principal da Bay Area desde o final de 2013.

Dukes se juntou ao EXODUS em janeiro de 2005 e apareceu em quatro dos álbuns de estúdio da banda – “Shovel Headed Kill Machine” (2005), “The Atrocity Exhibition… Exhibit A” (2007), “Let There Be Blood” (2008, um regravação do clássico LP de 1985 do EXODUS , “Bonded By Blood” e “Exhibit B: The Human Condition”


Rob discutiu anteriormente sua separação com o EXODUS durante uma conversa em vídeo pay-per-view de dezembro de 2020 com Souza , gravada no início daquele mês no estúdio de Zetro na área da baía de São Francisco como parte da série de entrevistas do YouTube “Zetro’s Toxic Vault” de Souza . Na época, Dukes disse que a semente para sua saída do EXODUS foi plantada durante as sessões de composição e pré-produção do álbum de 2014 da banda “Blood In Blood Out” . “Uma noite, antes de um show, eu, Lee , Tom e Jack [ Gibson, bateria] estavam sentados e dissemos: ‘Sabe, deveríamos fazer este [álbum] diferente. Devíamos fazer isso onde nós realmente ensaiamos juntos e passamos pelas músicas como uma banda faria nos velhos tempos – passar por elas e talvez separar partes, talvez torná-las melhores, fazer dessa maneira, ” disse ele. “[Eu pensei que era] um grande plano; Eu concordei. Eu chego em casa, voo de volta algumas semanas depois e tudo está feito. Eles estão fazendo a bateria, mas Jack está fazendo a engenharia, e [o produtor britânico de longa data] Andy [ Sneap ] não está fazendo os vocais. E naquela época, nada contra Jack – eu amo Jack – mas a diferença era trabalhar com Andy, eu não tive que cantar a linha inteira de novo e de novo. Jack não foi capaz de, neste momento, editar em uma palavra se eu fodi tudo; Eu tive que começar tudo de novo. E a dissidência começou comigo. Eu senti que muitas das músicas eram muito repetitivas.”

“Agora, eu poderia ter mantido minha boca fechada e apenas concordado com isso se eu quisesse manter meu emprego, mesmo que isso não importasse, porque as decisões de negócios, eu acho, estavam sendo tomadas nos bastidores com a Metal . Maria e Chuck [ Billy , vocalista do TESTAMENT ]. Eu, na verdade, na frente de todos, desafiei Chuck . Porque Chuck estava gerenciando a banda. Estamos na metade do álbum, e eles disseram: ‘Bem, Chuck vai gerenciar a banda.’ Eu digo, ‘Você não vê isso como um conflito de interesse – um pouco?’ E eu disse isso para Chuck , na cara dele. Eu disse: ‘Você está me dizendo, se você tiver uma oportunidade, você’ permitirá que o TESTAMENT [pegue o show]; você vai dar o show do EXODUS ? Sai daqui, cara! Eu não faria isso, então sei que você não vai fazer isso. Ele é, tipo, ‘Eu não faria isso.’ Eu digo, ‘Você não está sendo honesto comigo. Você não está sendo honesto consigo mesmo. E isso causou, tipo, uma coisa. E todo mundo ficou bravo comigo, porque os meninos não gostam de confronto. E não foram as músicas. As músicas eram as músicas. Eu pensei que ‘BTK’ era matador. Cara, você fez ‘BTK’ incrível”, disse ele, elogiando Zetro. “Havia certas coisas sobre isso. Eu não quero cagar, mas algumas delas pareciam regurgitadas. Eu estava tipo, ‘Essa música parece aquela música’ e ‘Essa música parece essa música’. E começou a pesar em mim. Como eu disse, eu poderia ter mantido minha boca fechada e apenas jogado o jogo e não balançado o barco, mas não era minha natureza. Minha natureza era, ‘Não, cara. Nós’ somos melhores do que isso. Precisamos superar a última coisa que fizemos’, e eu não senti que estava fazendo isso – senti que estava realmente diminuindo um pouco, aos meus olhos, da minha posição. Mas isso não significava que eu não dei tudo que eu tinha – eu dei tudo que eu tinha nos vocais – mas Jack estava me batendo, porque eu constantemente não conseguia… Especialmente com algumas coisas de tempo – você nunca fez isso antes, e agora espera-se que você faça isso para sempre. Este é o CD, cara – isso é para sempre .”

Explicando por que ele estava com raiva por tanto tempo sobre sua demissão do EXODUS , Dukes disse: “Olha, cara, [eu tinha] 47 anos [na época]. Eu me casei cinco dias antes. E você me demitiu. Se eu estivesse sozinho, se eu fosse apenas eu, estaria tudo bem com isso. Eu era responsável por outro ser humano. Acabei de mudar minha vida inteira da minha confortável criação em Nova York para um lugar [no Arizona] onde eu sei uma pessoa, e eu nem o conheço tão bem, eu o conheço de turnês e assisti-lo quando eu era criança. Eu conheci Roger Miret do AGNOSTIC FRONT , é o único cara que eu conhecia [no Arizona].

“Lembro-me de dizer à minha esposa: ‘Vamos ficar bem. Está tudo bem. Estamos bem. Vou vender meu carro. E isso nos dará, tipo, um ano de aluguel, e ficaremos bem. Eu vou descobrir, ficaremos bem. Mas na minha cabeça, eu estava fodidamente apavorado”, admitiu. “E eu senti que [os caras do EXODUS ] tiraram algo de mim que eu ganhei, que eu merecia. Mas eu estava olhando errado. Eu não merecia nada. Eu não ganhei nada. Eu estava grato por estar lá. . E tentei fazer a coisa certa. Lembro-me de escrever uma declaração e publicá-la. Fiquei grato – fiquei grato por ir a mais de cem países na minha vida, tocando na frente de milhões de pessoas que recebi tocar mais de 10 anos. Fiquei grato por cada oportunidade que me foi dada; Eu estava honestamente grato. Mas também, eu estava com raiva, e eu tinha todo o direito de estar com raiva. Mas eu não fui capaz de ver o que era até um ano depois – demorei um ano.”


Dukes disse que gostaria de ter sido mais vocal nos estágios iniciais da produção de “Blood In Blood Out” , particularmente no que se refere à escolha do produtor do EXODUS para as sessões.

“A verdade é que minha parte nisso, se eu tivesse sido honesto desde o início e tivesse dito – porque houve momentos em que eu não queria agitar o barco – ‘Estamos cometendo erros do caralho. Vamos para o próximo nível sobre o qual todos vocês falam, então vamos colocar a porra do nosso dinheiro onde está a nossa boca e mudar a maneira como estamos fazendo isso'”, disse ele. “ Você fez assim todo esse tempo e sempre conseguiu o que conseguiu .], trazer alguém [de] fora do jogo que tinha suas próprias ideias de olhar para as coisas e talvez encurralar algumas das coisas caóticas que estavam acontecendo. E talvez vá, ‘Quer saber? A música soa como aquela música. Talvez devêssemos pegar esse riff…’ Deixe os produtores fazerem o que eles fazem… Eu pensei que teria sido incrível para alguém como Colin Richardson ou Zeuss vir e pegar Gary Holt [ guitarrista do EXODUS e principal compositor] e sentar com ele e ir embora , ‘Isso é incrível. Mas podemos melhorar isso. Vamos tentar isso e tentar aquilo. E é isso que o plano era originalmente.”

Olhando para trás em como sua separação com o EXODUS aconteceu, Rob disse durante o bate-papo “Zetro’s Toxic Vault” que ele estava “feliz que tudo funcionou do jeito que aconteceu. E eu estava feliz que Gary me ligou um ano depois e falei com ele“, disse ele. “E ele estava legitimamente arrependido; eu sabia que estava. E ele disse: ‘Quero que você venha para São Francisco.’ E então eu fiquei tipo, ‘Bem, como Zet se sente?’ E ele disse: ‘Foi ideia do Zet ‘”.

Dukes também abordou a especulação de que seus vocais abaixo do padrão em uma versão inicial de “Blood In Blood Out” eram prova de que ele não estava suficientemente inspirado para entregar as mercadorias no álbum. “Essa suposição foi dita para mim um monte de vezes“, disse ele. “Mesmo Lee disse, ele disse, ‘Seu coração não estava nisso.’ E meu ego, que eu não tenho um grande ego – não é como se eu fosse um idiota egoísta – mas posso te dizer que quando eu estava no microfone, eu estava dando o meu melhor, eu estava dando tudo que eu tinha. O que eu senti por dentro foi que as músicas não eram tão boas. Para mim, elas pareciam apressadas. Eu senti que algumas das letras pareciam apressadas.“


“Eu e Gary olhamos para a música de maneira muito diferente, e acho que é por isso que trabalhamos”, continuou ele. ” Gary vai escrever as letras antes de escrever a música, e ele se encaixa, onde eu escrevo a música, escrevo a melodia e depois preencho as palavras para a melodia.”

“É difícil dizer isso sem soar como um idiota, mas foi muito… Lembro-me de cantar uma música e dizer, ‘Cara, essa é aquela outra música.’ E então, ouvindo a liderança, dizendo, ‘Essa é a liderança daquela outra música.’ E eu acho que sozinho, tentando tirar meu ego disso, talvez meu coração não fosse isso, eu gostaria que fosse.

“No momento, eu sabia que estava dando tudo o que podia, mas os fatores contra mim eram que eu não achava que o material era tão forte quanto o que já tínhamos feito”, acrescentou Dukes . “Eu queria que fosse melhor. É como definir a barra para si mesmo e depois não dar pelo menos essa medida. E então eu pensei que, por mais que eu ame Jack, ele não era Andy Sneap . E trabalhando com Andy , havia algo para trabalhar com Andy que tira isso de mim.

“Lembro-me de conversar com [ Rob ] Halford sobre isso, porque [ Andy gravou] Halford com o PRIEST . Ele me fez fazer 10 takes de cada linha. Quando você faz 10 takes de cada linha, e então ele os junta. E então você recebe algo de volta e fica tipo, ‘Uau, foi assim que eu cantei, hein? Legal.’ Não, não foi. Foi a maneira como Andy montou tudo. E então, de repente, agora você tem um modelo. ‘Bem, agora vou fazer isso ao vivo, porque é melhor.’ Porque Andy sabia o que diabos ele estava fazendo. Mas agora você está apenas deixando isso para mim. E eu pensei que não ter Andy lá para os vocais me deixou louco – não louco; isso só me deixou um pouco desanimado, eu acho. Porque trabalhando em dois álbuns com Andy , eu sabia o que esperar. Não importa o modelo que me foi dado, eu sabia que Andy me faria fazer da maneira certa. E quando estávamos fazendo isso, não era isso.”


Dukes ainda reside no Arizona, onde trabalha como mecânico especializado em restauração de automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário