terça-feira, 29 de novembro de 2016

Quiet Riot: Poucas testemunhas para uma celebração na capital paulista




O Quiet Riot desembarcou no Brasil para somente um show, que aconteceu no último sábado, 26/11, no Carioca Club, em São Paulo. Da formação clássica, somente o baterista Frankie Banali permanece, mas os membros de outras formações Chuck Wright (baixo) e Alex Grossi (guitarra) também vieram.

Como a casa de shows possui programação fixa para o público de samba e pagode a partir das 22h00, o show do Quiet Riot começou bem cedo, após a abertura com a banda Highlander CR. O clima era de saudosismo, e o set list reforçava esse sentimento, com onze das dezesseis músicas provenientes dos excelentes álbuns “Metal Health” (1983) e “Condition Critical” (1984) e do bom “QR III” (1986).

Duas das faixas com mais pegada dessa época abriram a apresentação. “Run for Cover” e “Slick Black Cadillac” esquentaram o reduzido público, que ocupava não mais que 40% da capacidade da casa. E, para for fogo nesses presentes, o primeiro grande hit, o cover de “Mama Weer All Crazee Now”, do Slade.

Como os instrumentistas tocam juntos há muito tempo, o entrosamento é perfeito. Alex Grossi procura reproduzir o estilo de Carlos Cavazo e do genial Randy Rhoads, inclusive empunhando uma guitarra com estampa de bolinhas. E não há dúvidas que é um guitarrista muito competente, assim como seu companheiro das quatro cordas Chuck Wright, que só não tem o carisma de seu predecessor Rudy Sarzo. Mas quem surpreende mesmo é o líder Frankie Banali, que evoluiu muito desde os primórdios do Quiet Riot, e se tornou um grande seguidor de John Bonham. Todos tiveram rápidos momentos solo.

O mais novato da turma é o vocalista Jizzy Pearl, há quatro anos com a banda. Ele correu muito pelo pequeno palco, e conversou bastante com o público. Apesar de não ter o timbre de Kevin DuBrow, ele possui uma voz forte e deu conta do recado.

Os dois maiores sucessos dos californianos fecharam a noite. “Cum on Feel the Noize”, também do Slade, a mais comemorada do show, e “Metal Health”, um hino dos anos 1980. Como bônus, o encerramento definitivo contou com a cover de “Highway to Hell”, do AC/DC. As cortinas anunciaram o final de um show desenhado para agradar quem viveu a época da explosão do ressurgimento do rock, impulsionado pela NWOBHM. Pena que foram poucas as testemunhas dessa celebração na capital paulista.

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