quarta-feira, 27 de outubro de 2021

JOEY KRAMER

 





Joseph Michael Kramer, nasceu em 21 de junho de 1950, no Bronx, em Nova York/ EUA. Seu pai, Mickey Kramer era soldado e vendedor e sua mãe, Doris Shwartz, uma ex-enfermeira do exército. A música sempre foi algo relevante para ele, desde cedo. Ainda na adolescência, um show dos Beatles que ele viu na TV o fez querer ser músico. E, de fato, enquanto ainda cursava o ensino fundamental, na escola Walt Whitman Junior High, ele se associou com outros garotos, que também gostavam de música. Sua primeira banda foi formada quando ele tinha uns 14 anos, e se chamava The Dynamics. Com os garotos, Joey desenvolveu a ideia de tocar bateria. Curiosamente, seus pais alugaram uma bateria pra ele, mas ele devolveu alegando não ter mais interesse. Seus anos na escola não foram nada fáceis, uma vez que, sendo um dos poucos judeus na escola, sofria insultos e implicância diários. Seu sonho de ser baterista ainda existia e ele queria comprar sozinho uma bateria, então, certa vez, devido a um acidente de moto, achando mais seguro se desfazer dela, vendeu a moto e com o dinheiro comprou um kit de bateria Ludwig, que era profissional. Joey aprendeu a tocar bateria sozinho, ouvindo discos dos Beatles, The Kinks e Dave Clake Five. Desta forma, seu desejo de seguir a carreira de músico estava aflorado.




Aqueles anos de juventude foram ótimos pra ele, musicalmente falando. Fez parte de curta história da banda The Medallions, em 1964. Ao chegar ao ensino médio, na Roosevelt High School, em Yonkers, Nova York, passou a integrar a banda King Bees. Curiosamente, essa banda se inspirava numa banda local mais antiga chamada The Strangeurs, cujo baterista se chamava Steven Tyler. Posteriormente, Joey, com outros amigos, passaram a fazer parte da banda Strawberry Ripple. 5 anos depois, em 1969, Joey concluiu seus estudos, na Thornton Donovan School, mudando-se para Boston. Ali, assistiu a vários shows de bandas de rock nos clubes da cidade. Joey, junto com seu colega de escola Steven Tyler, esteve presente no lendário festival de Woodstock. Apesar de tentar dar continuidade aos estudos, foi expulso da Chamberlain Junior College, por mal comportamento. Joey comprou um apartamento e para se manter arrumou um emprego, como operador de mimeógrafo na Prudential Insurance Company.

Mesmo tendo que trabalhar para se sustentar, Joey mantinha aceso seu sonho de ser músico profissional e em paralelo ao emprego tocava em uma banda de R&B chamada Turnpikes. Nessa banda foi apresentado a novas músicas e conheceu novos artistas, como James Brown. Porém, uma forte hepatite o tirou da banda e o levou de volta a Nova York para se tratar. Em 1970, Joey retomou seus estudos, desta vez na Berklee ollege of Music, mas 3 meses depois desistiu. Ao conversar com um amigo de nome Ray Tabano que estava sem banda, este indicou a ele um grupo de New Hampshire, que procurava por um baterista. Nesta banda já estavam Joe Perry e Tom Hamilton, mas Joey não se mostrou interessado. Mudou de ideia ao receber um telefonema de Joe Perry dizendo que Steven Tyler também se juntaria a eles. Nascia assim o Aerosmith. No ano seguinte, Ray foi substituído por Brad Whitford.


Desde aqueles idos anos até os dias de hoje, passando por diversos percalços e separações, o Aerosmith se tornou uma das mais relevantes bandas de rock da história. Além de baterista consagrado, Joey Kramer possui uma marca de café, a Rockin’ & Roastin’,oferecendo sabores da Etiópia, Guatemala e Sumatra. Segundo Kramer, ele é quem faz as misturas e aprova ou não o sabor do produto, participando ativamente na produção do café, e não apenas nas vendas e marketing. Joey, em 2014, devido a um inesperado problema cardíaco foi temporariamente substituído em 2 shows do Aerosmith por seu filho Jesse Kramer. Como único baterista oficial do Aerosmith, desde a sua formação, em 1970, Joey Kramer e seus companheiros de banda foi induzido, em 2001, ao Rock and Roll Hall of Fame.




Nenhum comentário:

Postar um comentário