domingo, 12 de setembro de 2021

JUDAS PRIEST - 1ª NOITE: A TURNÊ DO 50º (cobertura SHOW)

 


Por  (ALEX MARTINS)

Reading, PA (como a ferrovia, no Monopólio, pronunciado como a cor, ou Otis, também conhecido como "redding"), noventa minutos fora da Filadélfia, duas horas de Nova York. Um dos poucos atos musicais, em qualquer gênero, a sair, nas garras da pandemia, não se engane, esta é uma celebração de TODAS as coisas do Judas Priest, não apenas da era / álbuns de formação clássica. OK, não há nenhuma representação da ausência de Rob Halford (ou seja, os anos do Estripador), o que não é surpreendente, já que eles nunca abraçaram verdadeiramente aquela época, uma vez que Halford voltou. Não gostaria de julgar nada pela reação a uma setlist pontilhada de cortes inesperados / profundos (alguns foram ao ar na América do Norte pela primeira vez!), De um público do mercado secundário, na noite inicial da turnê, mas terei interesse para ver se há alguma rotação (dentro ou fora) da ordem de execução, à medida que este espetáculo avança em todo o continente e, em seguida, no exterior. Ferver meio século de música em duas horas é uma tarefa ingrata, que certamente deixará alguns dos favoritos dos fãs no chão da sala de edição. Ainda assim, é um pouco chocante que "Lightning Strike" seja a única oferta da Firepower. É verdade, é o álbum mais recente, da encarnação atual de Judas Priest e a última turnê que alguém teria visto (embora três anos depois), mas dado o fato de ter sido tão bem recebido (facilmente o melhor lançamento desde Painkiller), chegando com apenas uma inclusão permanece um arranhão de cabeça.

O palco é decorado com tambores de óleo de 55 galões, interruptores, tanques de armazenamento e os assistentes usam macacões macacos de graxa de uma peça. O tridente / crucifixo que há muito adorna as capas dos álbuns (assim como o pendente, pendurado no pescoço de Halford) é uma treliça de iluminação, começando a noite, de bruços, pés fora do palco. Quando o show começa, ele se eleva e gira 90 graus. O cantor é escoltado pela parte de trás do palco por quatro manipuladores, cada um com uma mão em seu ombro. Para azar, Rob está vestido com uma jaqueta de motoqueiro com borlas (os acentos em um tom apropriado, para este aniversário de ouro). "One Shot At Glory" abre, dando a Richie Faulkner muitas oportunidades de impressionar, fazendo todas as poses de deus da guitarra ao longo do caminho. A música fez sua estreia no Bloodstock, algumas semanas atrás, então essa foi a primeira exibição na América do Norte! Halford caminha repetidamente pelo perímetro do palco e, de perto, fica claro que ele perfurou o septo nasal desde a última vez que o vimos, minúsculos halteres saindo de suas narinas. Também parece que os caras perderam suas navalhas durante a pandemia, já que os pelos faciais prodigiosos são obrigatórios. A barba espessa e branca de Halford (e os tons de pele da herança inglesa combinando) fazem com que ele pareça um mago, enquanto os guitarristas Faulkner e o produtor que virou guitarrista Andy Sneap deixaram sua penugem de pêssego desabrochar em um queixo barbudo e peludo. -chins.



O já mencionado "Lightning Strikes" é seguido pelo sucesso de vídeo dos anos 80, "You Got Another Thing Thing Comin '", no início da ordem de execução. Balançando a língua, o cantor persuade e estimula o coro titular da multidão. "Exciter" vê o par de guitarras, ambos nos risers, em lados opostos do palco. Faulkner tem bastante espaço, frequentemente se aventurando na frente dos monitores de cunha, localizados perto do pé do palco, mas atrás das luzes ofuscantes que estão na verdade afixadas na borda. Enquanto Halford muda para um novo casaco todo preto, iluminação azul e roxa, aumentada por duas dúzias de luzes de busca brancas, cruzando o palco, leva ao outrora insultado, mas agora reverenciado "Turbo Lover". Assim que os fotógrafos desocuparam o fosso, as câmeras de televisão fornecem aqueles que estão na parte de trás do local, com perspectivas da primeira fila, em tempo real. Eles são exibidos em uma tela, atrás da banda, que também oferece acompanhamento visual de algumas músicas, como o fogo e os pistões de bombeamento, aqui. Enquanto a multidão canta junto, Faulkner se ajoelha, quase agachado como um receptor modificado, perto da frente do palco.




Em "Hell Patrol" com luz vermelha / verde, o cantor está dançando (dançando?). Sob os holofotes azuis correspondentes no centro do palco, o conjunto de machados une forças para lançar o banho rosa / branco "The Sentinel". Os versos são quase palavras faladas, enquanto Sneap põe o martelo em ação, trocando floreios com O Falcão, sob holofotes brancos alternados. Concluídos, todos saem do palco enegrecido, conforme a palavra "Censura" aparece na tela, no alto. Cue a lentidão de "Touch Of Evil", em que Halford levanta a mão para o céu, como um pregador demoníaco. Terminada sua exibição frenética no meio da música, Richie beija o pescoço de seu Flying V.


"Rocka Rolla" começa em tons de carmesim profundos, mas apenas as primeiras 6 ou 8 fileiras de fãs parecem reconhecer / apreciar este. As duas guitarras lançam as notas de marca registrada que se abrem: Victim Of Changes ", o Falcon voando para cima e para baixo no braço da guitarra. O eco proposital e até mesmo algumas mudanças de afinação adicionadas à voz de Halford. Andy e Richie se revezam empoleirados em seus respectivos lados - de frente para risers. Atingindo rapidamente "Desert Plains" segue, completo com cenário de condução na tela. Uma chaminé surge, na parte de trás do palco, enquanto as notas iniciais, um tanto suaves, de "Blood Red Skies" se agitam. À medida que se torna agressivo, o palco é iluminado em vermelho, com imagens de um complexo gigante de siderúrgica britânica. Halford reaparece em uma capa vermelha, brandindo um sabre de luz de brinquedo de cor semelhante, que permanecerá acesso,Quando ele retorna, o cantor está em mais uma jaqueta de motoqueiro. A curta (e mais surpreendente inclusão) "Invader", que também nunca havia sido apresentada, antes do festival britânico único do mês passado, mostra Sneap recebendo algum trabalho principal. O baterista Scott Travis realmente consegue falar / brincar com a multidão, antes de tocar a introdução de "Painkiller". É a fumaça das vigas, luzes vermelhas e luzes estroboscópicas para o final do conjunto adequado. Halford usa mais uma jaqueta, com JP e as palavras, heavy metal, nas costas. Este realmente deixa Faulkner destruir, enquanto uma enxurrada de luzes amarelas ziguezagueia, fogo rápido sobre o palco. Ele adiciona alguns puxões da barra whammy para um sotaque final.

No palco vazio, o tridente / equipamento de iluminação gira, para enfrentar a multidão, cores piscando e "The Hellion" se transforma em "Electric Eye". Rob agora está resplandecente com uma jaqueta de smoking prata cintilante. O Popeye de metal e o Falcon brincam um com o outro, no centro do palco. O palco fica vazio novamente, então o rugido do motor de uma motocicleta perfura a escuridão. Em uma nuvem de fumaça, está Halford, em cima da besta, com boné de couro, chicote e (de alguma forma) outra mudança de guarda-roupa, desta vez uma jaqueta estampada com um motivo de elo de corrente vermelho.branco. Ele canta "Hellbent For Leather" inteiro montado na moto. Cada um dos guitarristas espreita na frente dos monitores. Ele continua em "Breaking The Law", luzes rosa e neblina cobrem o palco, enquanto Rob desmonta do porco. Safra na mão (não é um bastão de maestro),

Obrigado, Judas Priest, por todas as memórias, passadas e futuras!

Alguns fãs ficaram descontentes por ter que comer os ingressos (não é permitido reembolso) quando o "organizador do evento" decidiu, na décima primeira hora, que as vacinas eram necessárias (junto com as máscaras obrigatórias). Embora tenha sido o primeiro show pós-pandemia na Arena Santander (que também aparentemente proibiu o fumo, mesmo com a opção de entrar / sair, durante o fechamento), as regras / mudanças na política não foram claramente anunciadas, com antecedência, levando à confusão . Todas as concessões, incluindo mercadorias, eram pontos de venda sem dinheiro. E esta foi apenas a minha primeira vez no local. Portanto, ao entrarmos novamente na arena do show, para evitar / minimizar decepções, verifique a situação atual, independentemente de quantas vezes você já visitou o local antes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário