domingo, 15 de maio de 2022

TONY DOLAN EXPLICA POR QUE CRONOS NÃO CONSEGUE IMPEDIR A VENOM INC. DE USAR O NOME ‘VENOM’






Em uma nova entrevista com o show ” HRH Metal With Dan Chan” , o baixista/ vocalista do VENOM INC . Tony “Demolition Man” Dolan , foi perguntado se ele e seus companheiros de banda receberam alguma reação legal do baixista/vocalista (original) do VENOM, Conrad “Cronos” Lant, pelo fato de estarem usando o nome “VENOM“. . Ele respondeu : “A única [hora] que tivemos [um problema] foi [quando] deveríamos ir para a América do Sul, e o [promotor] estava colocando a ‘Black Metal’ [arte], a infame capa do [ álbum VENOM ], então ele estava colocando a [logo] ‘Black Metal’ VENOM de lá e então eles tinham um ‘ INC. ‘ em algum lugar e você não podia ver. E então Jeff [ Dunn , original do VENOM e atual guitarrista do VENOM INC. ] recebeu uma carta do departamento jurídico da [ gravadora do VENOM] Spinefarm em nome de Conrad , apenas dizendo ‘caso e desista’ para fazer isso. Então Jeff apenas escreveu de volta e disse: ‘Ok. Mostre-me qualquer papelada, qualquer acordo em qualquer lugar onde diga que isso pertence a uma pessoa em qualquer lugar. E nunca ouvimos outra palavra. Porque não é, claro. E eu enviei uma carta para eles também apenas para dizer que não, não use as imagens associadas [ao VENOM de frente de Cronos ]. Não estamos tentando convencer todo mundo de que somos essa banda. Estamos nos distinguindo disso – como parte disso, mas nos distinguindo, se é que estamos. E se um promotor de outro país decidir usar o que quiser para um pôster, você tem que falar com ele; você não fala com a gente. Então, para nós, foi fácil.“



Dunn disse em uma entrevista de 2015 ao The Metal Voice que não sabia como Cronos se sentia sobre a existência do VENOM INC . “Os fãs sabem quem ele é, os fãs sabem quem somos”, explicou ele na época. “Eu não quero entrar nessa coisa toda de política, mas toda banda que tem um frontman que é icônico, [os fãs] olham para o frontman como ‘essa é a banda’. Não é verdade. [ Cronos ] foi a última pessoa a se juntar ao VENOM— a meu convite. Eu o conheci na casa de uma amiga de uma namorada. E precisávamos de um guitarrista rítmico – era disso que precisávamos. Nós não precisávamos de um vocalista; nós tínhamos um vocalista. Precisávamos de um guitarrista rítmico, porque nosso guitarrista rítmico havia saído. Essencialmente, estávamos, o quê? Duas guitarras, baixo, bateria e vocais – então éramos um quinteto nos estágios iniciais. Então o guitarrista rítmico foi embora. Eu conheci esse cara. Eu nunca o conheci antes. Ele disse que era um guitarrista; ele tinha cabelo comprido; ele gostava de metal; ele trabalhou no Impulse Studios , propriedade de David Wood , fundador da] Neat Records. Eu estava lá e saí com o rabo entre as pernas, porque, naquele momento, eu e os outros caras que eu tinha na banda, não tínhamos condições de fazer uma demo. Então foi tipo, ‘Hmm, isso pode ser uma incursão.’ Então ele foi convidado para um ensaio, ele entrou como guitarrista base, e o baixista saiu, como as bandas fazem. Por padrão, ele assumiu o baixo, e então eu escrevi ‘Live Like An Angel (Die Like A Devil)’ . E a ideia para essa música foi… Eu disse a ele, ‘Você sabe cantar?’ E ele disse, ‘Vou tentar’. Então a ideia era que Clive Archer , nosso vocalista original, saísse do palco e fizesse uma troca de figurino e voltasse para ‘Shizo’ . Muitas dessas músicas foram escritas antes de ele se juntar à banda.”

Sobre como Cronos passou a usar o nome VENOM sem Dunn ou o baterista original do VENOM , Anthony “Abaddon” Bray , que também estava em uma encarnação inicial do VENOM INC., Jeff disse: “Em 2005, minha mãe estava gravemente doente e eu a perdi. … Perdi minha mãe no final daquele ano. Minha mente não estava na música, não estava em foder o nome de uma banda ou algo assim. E eu já tinha saído. Essas coisas continuaram, e eu estava , como, ‘É isso.’ E [ Cronos ] me ligou. Era algo a ver com uma licença voltando para um álbum, que nós íamos passar para a Sanctuary Records. E eu estava tipo, ‘Minha mente não está nisso. Tem que ser em família. E eu não me importo. Eu realmente não me importo com o que acontece com essa porra de álbum. Coloque-o onde diabos você quiser. E foi durante essa conversa que ele disse, ‘Você está bem comigo continuando VENOM ?’ [E eu disse], ‘Sim.’ É uma decisão da qual me arrependo? Sim. Porque, olhando para trás, se minha cabeça estivesse certa, se minha cabeça estivesse parafusada naquele momento, eu teria dito: ‘Acho que deveríamos enterrá-la agora‘”.

Bray , que também fez parte da entrevista do The Metal Voice , disse que Lant nunca lhe pediu permissão para usar o nome VENOM . “O nome da banda, originalmente, foi criado por nós dois“, explicou. “Então, se ele tivesse legitimidade, ele perguntou a uma pessoa, [e] você tem que perguntar à outra pessoa. Porque eu teria dito não. E é por isso que ele não me perguntou, porque eu teria dito, ‘ Não, eu não estou bem com isso.'”


Bray continuou dizendo que Cronos não tinha um possível caso legal para impedir que a VENOM INC. usasse o nome VENOM . “A única coisa que ele tem, se tivermos um argumento legal sobre isso, é a longevidade recente”, explicou. “Ele tem [um período de vários anos] em que ele está lançando [coisas e fazendo shows], então as pessoas sabem que é VENOM . E isso é justo; não estamos contestando isso. Nenhum de nós está contestando isso. Estou dizendo é que temos o que temos e todo mundo sabe do que se trata e todo mundo entende isso.”

Dunn , Bray e Dolan lançaram três álbuns como VENOM entre 1989 e 1992 — “Prime Evil” (1989), “Temples Of Ice” (1991) e “The Waste Lands” (1992).

A formação clássica do VENOM – Lant , Dunn e Bray – é frequentemente creditada com o pontapé inicial de todo o movimento black metal, mas é visto com mais precisão como um exemplo inicial de metal extremo.

O segundo álbum do VENOM , “Black Metal” de 1982 , foi uma grande influência no início da cena black metal norueguesa.


A versão do VENOM liderada por Cronos continua a fazer turnês e fazer álbuns sob o apelido de VENOM. Juntando-se a Cronos nesse grupo estão Rage (aka Stuart Dixon ) na guitarra e Danté (aka Danny Needham ) na bateria.

O VENOM INC. lançará seu segundo álbum, “There’s Only Black” , em 23 de setembro pela Nuclear Blast Records . O LP marca a estreia na gravação do VENOM INC. do baterista Jeramie Kling , que se juntou à banda em 2018.

Em 2018, a VENOM INC. recrutou Kling para substituir Bray em uma turnê europeia enquanto Abaddon ficava em casa para passar um tempo com sua filha recém-nascida. Desde então, VENOM INC. completou várias turnês com Kling sem fazer nenhum anúncio oficial sobre o possível retorno de Bray ao grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário