domingo, 16 de setembro de 2018

Clemente Nascimento(Entrevista)




Com mais de 30 anos de história, Clemente poderia pedir o posto de vovô do punk, coisa que, absolutamente, não faz questão. Ao invés disso, o cantor, guitarrista e líder dos Inocentes, divide o tempo com a Plebe Rude, filhos e  Clemente  e a Fantastica Banda sem Nome .Mas também é conhecido como Clemente Nascimento, Apresentador e Diretor Artístico do programa Showlivre.com,  Heavylero,   FILHOS DA PÁTRIA na Rádio Kiss entre diversas outras atividades relacionadas a música,confira a entrevista que o HellMetalRock fez com esse grande ícone do Rock Brasileiro e mundial..

1)Você é um dos pioneiros do Punk Rock no Brasil. Iniciou sua carreira no final da década de 70 e influenciou toda uma geração que acompanha seu trabalho até os dias de hoje. Como despertou seu interesse em ser músico e quais foram suas influências musicais?
R) Comecei a tocar em 1976 por influência do Douglas Viscaíno, que me chamou para montar o Restos de Nada, onde ele virou guitarrista e eu baixista, minhas influências vão de Black Sabath a Bad Brains. Eu não me imaginava músico e sim um cara que participava de uma banda pra poder falar as coisas que eu pensava e precisava falar na época.




2)Você passou pelo Restos de Nada em 1979 e logo depois tocou com os Condutores de Cadáver. Poderia falar sobre essa época?
R) Fundamos o Restos de Nada em 1978, banda que fiquei até 1979, eram tempos difíceis e de desbravamento, fazíamos shows com a banda AI-5, não tinham muitos punks para formar a platéia e nem lugar pra tocar, a nossa turma ou gang, a Carolina Punk era nossa principal platéia no começo. Entrei para o Condutores no final de 1979 quando ainda se chamavam N.A.I. (Nós Acorrentados no Inferno), fizemos um show com esse nome e mudamos para Condutores de Cadáver que era um nome mais simpático, sempre dávamos uma força para as outras bandas, o Cólera ensaiou pela primeira vez com instrumentos de verdade em nossa sala de ensaio, o primeiro show deles foi a convite nosso na nossa escola. Em 1980 organizamos um festival durante os três dias de Carnaval e chamamos o Cólera, o Restos de Nada e o Cetro para tocar, acho que foi a banda que organizou os primeiros festivais, a gente era muito ativo.
                                         
3)O Inocentes, é uma banda importantíssima no punk nacional. Poderia falar sobre o início da banda? A banda participou da coletânea Grito Suburbano, um marco do punk Brasileiro ?


R) Em 1981 depois de uma turnê milionária com o Condutores, rsrsrsrs, a banda se separou e eu no baixo, Callegari na guitarra e o Marcelino queríamos fazer um som diferente, já tínhamos algumas músicas como Pânico em SP e Garotos do Subúrbio e começamos a ensaiar essas músicas e precisávamos de um vocalista, fizemos um teste com o Mauricinho, o Shit, ele andava com a gente tinha atitude mas nunca tinha cantado, fiz o teste com ele cantando uma música do Buzzcocks, "Fast Cars" e aí rolou, fizemos uns ensaios em agosto e dia 16 de outubro de 1981 rolou o primeiro show.
     

              
                        


4)Quem você considera a maior banda da cena punk brasileira: Ratos de Porão ou Cólera?
R) A maior em que sentido, o Ratos é HardCore, quase Metal, é o que a gente chama de Crossover e o Cólera é Punk Rock as duas são muito legais, não saberia definir qual é a maior, quem tem que falar isso é você rsrsrs




4) como surgiu a banda CLEMENTE & A FANTÁSTICA BANDA SEM NOME”?Quais músicos estão envolvidos nesse projeto?
R) cara, me deu vontade de gravar um disco solo pra poder fazer umas coisa diferentes do que faço na Plebe e Inocentes e reuni os amigos de quem eu sou fã, Joe Gomes no baixo, Rodrigo Cerqueira na bateria e Johnny Monster na guitarra, fizemos algumas das músicas do disco juntos, é um clima super legal, uma maneira de relaxar viajar por outros caminhos.

                           

5) Você acredita que os fãs mais tradicionais do seu trabalho possam estranhar a sonoridade de “Antes Que Seja Tarde?


R) Até agora não tive problemas com isso, pois todo mundo gosta de sons diferentes o problema é fazer com o Inocentes, mas com outro projeto é bem tranquilo.
                                                                 
6) Em quais projetos você está envolvido no momento?
R) Bandas são o Inocentes, Plebe Rude e com a Fantástica Banda, já programas eu faço o Showlivre que vai também para a TVT, 44.1 da TV Digital, o Heavy Lero com o Gastão Moreira para o nosso canal do YouTube Kazagastão e o Filhos da Pátria para a rádio Kiss FM


7) como tem sido a receptividade do disco, o que os antigos fãs tem dito ao ouvir.?
R) Quem se presta a ouvir gosta muito, pois apesar do som diferente tem o espírito punk, músicas simples, cruas, com arranjos diretos e sem overdubs, como eu disse todo mundo gosta de alguma coisa diferente.




8) seu projeto CLEMENTE & A FANTÁSTICA BANDA SEM NOMe tocou em em diversas cidades por você ser um grande musico e um ícone do rock, seus fãs pedem musicas de suas outras bandas nos shows?
R) As vezes pedem o que é natural, mas as bandas ainda existem, se quiser ouvir o Inocentes só ir no show do Inocentes que aliás faz muito mais show do que o trabalho solo rsrsrs



9)Como e trabalhar com gastão ,vocês dois tem uma grande conexão com seu canal no youtube?
R) Trabalhar com ele é maravilhoso, um cara que respeito muito, conhece muito de música e tem vários discos e referências além de ser grande amigo e parceiro.



                                                               
                          


10) O espaço é seu gostaria de dizer que foi uma honra entrevistar você pois sou um grande fã de seus trabalhos seja musical ou artísticos ,deixe um recado aos seus fãs e todos que acompanham o HellmetalRock?
R) Cara só existe uma maneira de manter o rock vivo, ir a shows, mas não só de bandas consagradas mas de bandas novas que estão tocando no boteco da esquina, pois ali mora o verdadeiro espírito do rock'n'roll


Baixista da Restos de Nada, primeira banda punk do país, Clemente integrou a Condutores de Cadáver e hoje é vocalista da Inocentes e da Plebe Rude, além de também seguir carreira solo, divulgando o recente trabalho “Clemente e A Fantástica Banda Sem Nome.

http://www.inocentes.com.br
https://pt-br.facebook.com/clemente.nascimentoii/
www.pleberude.com.br

Alex MARTINS

HELLMETALROCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário