segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Paradise Lost – Medusa (2017)




O Paradise Lost é uma banda que eu já declarei ser uma forte referência do híbrido entre o Gótico, Metal Melódico e o Doom Metal, como na Cronologia do álbum In Requiem.
A diferença é que, daquele álbum de 2007 para o de agora, que foi lançado em 1 de setembro de 2017, intitulado “MEDUSA“, a banda teve uma progressiva evolução e hoje tem suas características bem mais sedimentadas, homogeneizadas e maduras para o estilo que se propõem. É como um vinho envelhecido em tonel de carvalho e aberto no momento certo!

Vamos analisar sua obra

A banda apresenta sua experiência nos acordes dentro do seu estilo e compõe em uma de suas músicas (a mais longa e primeira do disco, Fearless Sky – 8:31min) uma obra prima que atende os pré-requisitos de peso e melodia sombrios, que brindam as formas de apresentação de um material rico, provindos de uma banda com história e expressividade no Gothic Metal.

Gods of Ancient é presença linear, talvez quase previsível no trabalho que se torna uma pouco mais denso mas ainda atende a homogeneidade do álbum. O baterista Waltteri Väyrynen é menos expressivo nas outras faixas, mas ainda se faz pouco destacável, talvez até pelo estilo sombrio e pontuado; ou simplesmente porque é sua estréia no álbum.

A primeira alusão ao puro metal do disco é From the Gallows – No entanto, o aspecto “death” se apresenta no vocal e floresce na letra que fala de algo como “de volta a forca” – ou aquelas escadarias de madeira onde realizava-se as execuções por enforcamento ou espada. Impressionante como o álbum ainda é uma fusão de gêneros, mas ainda assim não é heterogêneo, trazendo cuidados por parte de seus compositores.

A música de trabalho é: The Longest Winter que me leva aos elementos mais densos do Gothic Metal. O vocal me remete várias vezes ao Moonspell que é uma das minhas bandas preferidas. Na linha do gótico, a profundidade desta canção respeita bem o estilo que se espera da descrição histórica da banda, como uma das criadoras do estilo, em 1988. Curta e profunda como tem que ser.

Através de uma retomada do conceito tradicional do“Gótico Ingles”, as letras são objetivas, poéticas e parecem sair de um livro de Edgar Allan Poe. Dessa vez a música é Medusa, faixa título que tenta passar uma idéia de eternidade como em todo material literário do álbum. No trecho:

“Pretenders to the throne,

Their willing turns to stone”

“Pretendentes do trono,

O seu desejo se transforma em pedra “

Ele justifica o título, por se tratar de um conceito atribuído à personagem da mitologia grega, “Medusa” que tinha serpentes na cabeça e tudo que ela olhava, se tornava PEDRA.

Passage for the Dead surge rasgando fora a fora a voz de Nick e as guitarras novamente solam de forma destacável. Com o peso que permite uma evolução sistemática da proposta da banda, se você espera mais peso pode ser que esta canção te satisfaça.

Numa linhagem mais moderna e melódica, a canção Blood and Chaos nos traz de volta ao modernismo das canções de Doom Metal dos anos 2010 em diante, com um instrumental típico e o vocal inflamado que deve levar à loucura seu público e platéia. A Guitarra de Greg Mackintosh tem seu ponto alto.

Frozen Illusion é a mais pesadinha referência do álbum com a sujeira típica do Death, uma impressionante guitarra Thrash e parece que você está ouvindo alguma coisa de Max Cavalera. É parte de toda essa incrivel fusão!

Voltamos às antigas referências sobre a banda se parecer algumas vezes com o Depeche Mode. A diferença é o gutural Death de Nick Holmes que surge como uma ferida no meio da fina pele que reveste o estilo dark-gótico tradicional. A mistura compensa a intensidade melódica da canção. Seu nome é Shrines.

A canção Symbolic Virtue abraça bons solos de guitarra e o teclado traz a tona o acesso poético das músicas das penumbras e catacumbas medievais. Boa subida melódica e vocal linear, com delicadeza de notas.Finalmente a banda demonstra MATURIDADE e CAPACIDADE DE OFERECER VARIANTES MUSICAIS que não se perdem na linearidade do estilo. Mas a pergunta que fica é….Onde mais eles podem chegar?






01. Fearless Sky 00:00

02. Gods Of Ancient 08:30

03. From The Gallows 14:20

04. The Longest Winter 18:03

05. Medusa 22:36

06. No Passage For The Dead 28:57

07. Blood & Chaos 33:13

08. Frozen Illusion (Bonus Track) 37:02

09. Shrines (Bonus Track) 42:22

10. Symbolic Virtue (Bonus Track) 46:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário