sexta-feira, 4 de março de 2022

KISS: PAUL STANLEY ACEITA O FILME “KISS MEETS THE PHANTOM OF THE PARK” E DIZ ESTAR PRONTO PARA ABRAÇA-LO COMO UMA CRIANÇA FEIA

 



Com o Studio 666 (lançado em 22 de fevereiro), o Foo Fighters continua em uma longa e nem sempre bem-sucedida tradição de bandas que tentam o estrelato no cinema. A nova comédia de terror é uma sucessora espiritual de Kiss Meets the Phantom of the Park, filme do KISS, de 1978 – uma das esquisitices artisticas mais criticamente difamadas, mas apaixonadamente amadas, que surgiram naquela década. Os figurinos elaborados da banda de hard rock, maquiagem facial e shows pirotécnicos ajudaram a transformá-los em um dos maiores artistas do mundo na época (entre 1977 e 1979, eles venderam US$ 100 milhões em discos e mercadorias, cerca de US$ 400 milhões hoje), e seu empresário, Bill Aucoin, queria levar isso para o próximo nível. Curiosamente, Hanna-Barbera, o estúdio de animação por trás de Os Flintstones e Os Jetsons, foi escolhido para produzir o filme de TV para a NBC.


A história se passa em um parque de diversões onde um cientista louco (interpretado pelo ator Anthony Zerbe) usa membros animatrônicos do KISS para dominar o mundo e os membros reais da banda, com a sua caracterização de palco lutam com seus superpoderes, onde cospem fogo e atiram raios laser de seus olhos, para eliminar o mal. Em relação ao filme, declara Paul Stanley, membro fundador da banda e intérprete do Starchild: “Eu abraço isso como uma criança feia. Você tem que perceber que éramos como esses imbecis que conseguiram assumir a escola. Não sabíamos nada sobre atuação, nada sobre cinema. A ideia do filme foi vendida para nós em uma frase que era virtualmente, ‘A Hard Day’s Night encontra Star Wars’. Bem, estava longe de ser qualquer coisa.”

Paul Stanley, hoje com 70 anos, conversou longamente com o The Hollywood Reporter sobre a produção do clássico cult de 1978. Leia abaixo a entrevista (nota da redação: conteúdo traduzido pela redatora desta matéria, conforme original do site The Hollywood Reporter):

Holywood Reporter: Ver ‘Kiss Meets the Phantom of the Park’ quando criança deixou uma grande impressão em mim. Para mim, foi a coisa mais legal de todas. E então eu estava lendo sobre isso, e vi que vocês o repudiaram. Você ainda se sente daquele jeito?




Paul Stanley: Eu acho que você teria que defini-lo como artístico, embora não devesse ser isso no começo. Mas você tinha quatro caras que nunca leram o roteiro, que não sabiam até mesmo sobre os fundamentos da atuação, basicamente autorizados a fazer o que quiséssemos. E uma tomada era considerada qualquer coisa em que não erramos nossas falas.





Quão longe você estava nessa ideia do KISS ter uma mitologia em torno dele quando você foi apresentado pela primeira vez com a ideia de um filme?

Eu estava tentando descobrir se o ‘Kiss Marvel Comics’ veio primeiro, mas acho que ‘Kiss Meets the Phantom’ pode ter vindo primeiro. É uma espécie de galinha ou ovo, e era uma galinha feia. [A primeira história em quadrinhos do Kiss antecedeu o filme em um ano.]

PS: Não me lembro. Não me lembro muito, sinceramente. Quando fomos apresentados à ideia do filme, basicamente dissemos: “Fazer um filme? Excelente.” Era como Os Pequenos Patifes. “Vamos dar um show”. Havia tanta coisa acontecendo naquela época. Dois membros da banda não estavam falando com os outros dois membros da banda. Tínhamos o [guitarrista principal] Ace [Frehley] e o [baterista] Peter [Criss], que agiriam de acordo com qualquer capricho que passasse pela cabeça deles. Eles saíam do set no meio das filmagens. Em algumas cenas, temos dublês e dublês [nos interpretando]. E a ideia do “talismã” [que nos deu nossos poderes] – claramente nunca tínhamos ouvido o termo talismã. Olha, nós éramos idiotas, e de repente fomos colocados em uma posição em que os Irmãos Marx estavam sendo levados a sério.


HR: Ocorreu a você na época que você pode estar fazendo um fracasso?

PS: Lembro-me que Anthony Zerbe, que era um ator credível, que interpretou o cientista maluco – que, todo filme precisa de um cientista maluco – ele não estava muito apaixonado por trabalhar conosco. Não estávamos acostumados a ser encurralados ou dizer o que precisávamos fazer. Eu só me lembro de um momento estar no set de Magic Mountain e virar para o meu empresário na época, Bill Aucoin, e dizer: “Acho que isso vai ser horrível”. E ele disse: “Não se preocupe”. Você nunca deve ouvir alguém dizer: “Não se preocupe”. Você sabe?

HR: Como os executivos da NBC reagiram ao produto final?

PS: Eles nos deram uma visão do filme antes de ir ao ar na NBC. E eu apenas deslizei cada vez mais para baixo na minha cadeira. Quando acabou, eu estava olhando para chiclete no fundo dos assentos. Lembro-me de uma cena em que estávamos levitando uma caixa mágica, e você podia ver os fios na tela. E na moda típica de Hollywood, quando acabou, as pessoas estavam vindo e apertando minha mão e me parabenizando. Para mim, não foi Primavera para Hitler, mas é interessante como as pessoas guardam esse filme em alguma memória afetuosa. E eu acho isso ótimo. Eu estava lá e não estava. Eu vivi isso. E o que quer que você tenha visto na tela e quaisquer pensamentos duvidosos que você tenha sobre isso, deixe-me dizer, você acabou de ver a ponta do iceberg que afundou o Titanic.


HR: Vocês fizeram algum esforço para impedir que fosse ao ar?

PS: Não. Estávamos tão envolvidos em nossa fama e nesse passeio incrível em que estávamos, que, não, eu não pensei muito nisso. Mas também seria um filme da semana da NBC. Então deixe que outras pessoas julguem e deixem outras pessoas [dizer] o que pensam sobre isso. Foi decepcionante para mim, mas certamente não perdi o sono por causa disso. Novamente, você está lidando com quatro caras que não tinham noção do que era fazer um filme, muito menos o que estava envolvido na atuação. Literalmente, antes de cada cena, gritávamos “Linha!” e eles nos alimentavam a linha, e então eles rolavam câmeras. Eu disse: “Gene, Peter, vamos, vamos matar os robôs”. Se eu tirei tudo, isso é um goleiro. Vamos continuar.

HR: Assim, a Escola de Cinema Ed Wood.

PS: Bem, acho que Gordon Hessler, que o dirigiu, e que era um diretor confiável, deve estar pronto para a terapia de choque depois de trabalhar nesse filme. Chegou a um ponto em que, após cada tomada, ele nos perguntava se gostávamos.




HR: Isso impactou negativamente nas vendas de suas turnês ou nas vendas de seus discos?

PS: Oh, Deus. Nada poderia impactar nossas vendas naquele momento. Era visto pelas pessoas que nos amavam como ótimo, e pelas pessoas que não gostavam de nós como uma porcaria.

HR: Isso afetou seu fator legal?

PS: O ‘legal’ está nos olhos de quem vê. Há muitas pessoas que sempre pensaram que éramos legais. E também houve muitas pessoas que pensaram que não éramos. Então estávamos acostumados com os paus e pedras que eram jogados em nós. Isso fazia parte de quem éramos e de quem somos. Nós nunca jogamos pelas regras. Nossa única regra sempre foi sem regras. Fazemos o que queremos.


Quando começamos a lançar mercadorias, era considerado completamente sem graça. Ter um fã-clube não era nada legal. Considerando que pensamos, se nossos fãs querem algo, isso é o máximo. Se as pessoas querem usar um uniforme que se identifique conosco, seja uma fivela de cinto ou uma camiseta, elas devem ter. E embora houvesse uma grande população de críticos e outras bandas que olhavam com desprezo para isso, assim que essas bandas viram o tipo de renda que isso gerou, todos eles se tornaram clones do KISS.

HR: Tenho certeza de que não sou a primeira pessoa a dizer isso, mas para mim a genialidade do KISS é que você casou rock ‘n’ roll com super-herói e cultura de ficção científica.

PS: Sim. Se você desse uma guitarra ao Superman e a conectasse a um amplificador Marshall, provavelmente teria o KISS.

Nota da redação: Esta redatora que vos escreve, como fã do KISS e membro oficial do KISS Army já assistiu ao filme Kiss Meets the Phantom of the Park e achou a história clichê e tosca, porém um belo registro do que era o KISS na época e portanto uma audiência obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário