domingo, 13 de março de 2022

Hammerfall(Entrevista)




O HAMMERFALL teve muita sorte de ser uma banda durante a pandemia. Afinal, eles conseguiram terminar sua turnê européia de "Dominion" , lançar um documento oficial ao vivo e agora o próximo álbum "Hammer Of Dawn" está nos blocos de partida conforme planejado. Infelizmente, as coisas parecem sombrias para a próxima turnê com o HELLOWEEN, mas mesmo assim o líder da banda de cinquenta anos Oscar Dronjak, que foi recém-formado no momento da entrevista, estava de bom humor em nossa entrevista sobre o futuro. Ah sim, é claro que ele também nos contou tudo relevante para o novo álbum!

Atrasado tudo de bom! Como é ter 50 anos?

Obrigado! Não parece muito diferente, para ser honesto. Na verdade não há diferença. Meio século é muito tempo, mas não afeta minha vida cotidiana, é apenas mais um número. Estou feliz por ser mais velho e, espero, mais sábio. Na verdade, nunca me senti tão velho quanto sou. Eu me sentia mais como 20 quando eu tinha 30, mais como 35 quando eu tinha 40, e assim por diante. Estou sempre um pouco atrasado, talvez seja o mesmo desta vez.

Quando nos falamos pela última vez em setembro de 2020, você disse que seu plano é fazer uma turnê em 2021 e lançar um novo álbum em 2022. Não houve turnês, então toda a situação influenciou o processo de composição do novo álbum?

Um pouco, para melhor ou para pior. O bom foi que tivemos tempo, sem estresse com prazos. O ruim era que sem shows não tínhamos aquele certo impulso de energia, nada pelo que esperar. Então é difícil encontrar energia para escrever as músicas. Por sorte, muitas das músicas já estavam prontas e só tivemos que terminar algumas. Mas isso levou muito mais tempo do que o normal. No final de 2020, as coisas pareciam sombrias, sem fim à vista para a situação.

Então, ainda terminamos as músicas mais cedo e, na verdade, não deveríamos ter gravado até o verão de 2021, mas começamos a tocar bateria em março de 2021 porque eu queria começar o mais cedo possível. Em abril e maio fizemos as guitarras e o baixo. Os vocais vieram no final de agosto e início de setembro. Tivemos muito tempo para importar tudo com cuidado.

Então foi uma abordagem diferente com a falta de turnês?

Sim, você pode encontrar o bem e o mal em tudo. Eu sempre tento encontrar o máximo de coisas positivas possível, mesmo nos eventos mais negativos.

Você disse que gravou o álbum aos poucos. Vocês sempre estiveram presentes ou houve restrições?

Isso foi realmente estranho. É verdade que não estamos todos presentes quando estamos gravando um álbum hoje em dia, então não fazemos mais isso. Mas sempre há certos momentos em que todos os cinco estão lá. Este álbum foi o primeiro onde não foi. Havia quatro de nós no máximo, muitas vezes três e às vezes apenas dois. Foi uma sessão de gravação estranha. Por causa do Covid-19 não pudemos ter tantas pessoas presentes. No entanto, isso não afetou negativamente as gravações.

Isso mesmo, a influência da pandemia não é sentida. Vamos nos voltar para coisas mais agradáveis. "Hammer Of Dawn" é outra música com "Hammer" no nome. Por que você escolheu essa música como faixa-título?

Foi a música que soou melhor para ele. Às vezes sabemos desde cedo qual música será o título do álbum e Joacim e eu geralmente concordamos com isso. Nunca houve qualquer discussão, exceto uma vez. Eu definitivamente queria chamar nosso quinto álbum de “Unbent, Unbowed, Unbroken” e Joacim disse que é muito estranho, as pessoas não vão lembrar o nome. Ele queria chamá-lo de "Capítulo V". Nosso compromisso foi então "Capítulo V: Inflexível, Inflexível, Ininterrupto" . Agora as pessoas chamam de "Capítulo V" e esquecem o resto.

Eu escrevi uma música dessa vez que chamei de "Hammer Of Dawn" e acho que Joacim então sugeriu que deveria ser o título do álbum. Quando temos vários títulos de músicas, na maioria das vezes escolhemos o que mais gostamos.

A capa foi novamente desenhada por Sam Didier. Ele também fez arte para a Blizzard Entertainment e acho que desta vez Hector se parece um pouco com Tyrael da série "Diablo" . Qual foi a sua ideia para a capa?

Ele nos enviou nove esboços, que basicamente mostravam onde queríamos Hector e o Martelo. Reduzimos isso um pouco ou dois. Como já sabíamos como seria o nome do álbum, imaginei o Hector voando naquela pose com o céu e as cores da manhã ao fundo.

Acho que é o melhor trabalho de Sam até hoje. Todas as outras capas são legais à sua maneira também, mas essa foto é muito bonita. Eu gosto de como Hector foi um pouco mais magro nesta capa, ao contrário de "Dominion", por exemplo. Lá ele parecia mais um personagem de videogame para mim, grande e poderoso com a armadura e tudo. Claro, lá estava ele o demoníaco Hector, então ele tinha que ficar assim, mas eu gosto mais dele na nova capa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário