quarta-feira, 27 de abril de 2022

THE TROOPS OF DOOM – ANTICHRIST REBORN (2022)




escrito por Marcos Gonçalves



Ainda que o mundo da música tenha mudado com a chegada de novas tecnologias, novos equipamentos que possam deixar o som mais limpo, mais moderno e acessível, nada se compara a produção suja, ao Old-School que bandas de Metal dos anos oitenta faziam. É isso que o The Troops Of Doom tem feito desde sua formação há pouco mais de dois anos. Jairo Guedz – sim, aquele mesmo – se juntou a Alex Kafer (vocal e baixo), Alexandre Oliveira (bateria) e Marcelo Vasco (guitarra), para fazer um Metal inspirado no Thrash/Death no estilo dos anos 80, cracterístico das banda brasieliras como Sepultura, Sarcófago e Korzus.


Justamente inspirado pela produção menos polida, como citado acima, vêm o destaque do The Troops Of Doom. Seus dois primeiros EPs, “The Rise of Heresy” (2020) e “The Absense of Light” (2021), obtiveram uma repercussão enorme diante do seu estilo nostálgico, além da qualidade das músicas ser impressionante. Isso logo puxava para um álbum completo, que chega nesse 15 de abril de 2022 sob o nome de “Antichrist Reborn”.



Com um produção um pouco mais limpa, mas sem fugir das características citadas, o álbum conta com dez faixas que são um petardo. Seus riffs cortantes são prazerosos, com a bateria atacando os ouvidos com batidas rápidas e precisas, um baixo presente que dá o peso necessário para o tipo de som proposto, tudo isso casado com o vocal imponente de Kafer, que se assemelha muito ao que Max Cavalera fazia em seus primódios de Sepultura.

Death Metal e Thrash Metal caminham juntos desde o início, onde “Dethroned Messiah” chega como um soco na cara do ouvinte, seguida de outro soco com “Far From Your God”, que não te deixa respirar. As viradas na bateria de Alexandre Oliveira lembram muito Dave Lombardo no “Reign In Blood”, então espere por coisa boa. Agora te nocauteando de vez chega “Altar of Delusion”, que te derruba de forma impressioante, e ainda estamos na terceira faixa.




Pausa pra se recuperar, dar uma respirada de um minuto no interludio “Grief”, pois logo vem mais porrada com “Pray into the Abyss”, com o melhor riff do álbum! Aqui você ainda tem algumas passagens menos aceleradas, mas não tem descanso. Em “The Rebellion” o destaque fica para a intro da bateria, com viradas impressioantes que aparecem em toda a faixa, além do ótimo refrão que vai ser ecoado no Mosh.

“Deserters from Paradise” começa com uma levada menos acelerada, mas é pesadíssima, mas prepare-se, nas suas passagens é onde o pescoço não vai parar. Você foi avisado! Outro interlúio em “Apocalypse MMXXII”, que nos puxa para a faixa “A Queda”, que conta com participação de João Gordo, que arrebenta na faixa, ainda com sua letra ácida contra a religião, que tornam a faixa um dos destaques.




Fechando a versão regular do álbum vem “Preacher’s Paradox”, com seus seis minutos que alternam bastante o estilo, seu início tem guitarrias fazendo um riff mais sombrio antes do Thrash chegar chutando bundas, logo após o seu refrão o ritmo diminui puxando para algo mais pesado, estilo Sabbath, que torna a ponte bastante interessante e diferente da proposta das outras das faixas, bastante agradável essa parte. Ao final, pé no peito novamente pra fechar o álbum de forma incrível.

Como bônus, temos um cover magnífico de “Necromancer” do Sepultura, além de outro cover, agora do Celtic Frost, da faixa “The Usurper”. As duas versões são tocadas com maestria e fecham o álbum com uma qualidade absurda.






Bom, temos aqui um verdadeiro masterpiece, dentro do estilo, é uma das melhores coisas já lançadas em anos, a pegada oitentista somada a fome de fazer música nesse estilo tinha tudo pra dar certo, e foi exatamente isso que aconteceu, todas as faixas mantendo um prdrão alto de qualidade, direto e reto, trazendo um prazer aos ouvidos de qualquer amante da música pesada. Parabéns a todos os integrantes, principalmente ao querido Jairo “Tormentor” Guedz pela iniciativa de trazer de volta esse tempero que faltava na sopa do Heavy Metal.



The Troops Of Doom – Antichrist Reborn
Data de lançamento: 15 de abril de 2022
Gravadora: Alma Mater Records

Tracklist:
01. Dethroned Messiah
02. Far From Your God
03. Altar Of Delusion
04. Grief
05. Pray Into The Abyss
06. The Rebellion
07. Deserters From Paradise
08. Apocalypse MMXXII0
9. A Queda (com João Gordo)
10. Preacher’s Paradox
11. Necromancer (Bonus Track)
12. The Usurper (Exclusive CD; Bonus Track)

Formação:
Jairo “Tormentor” Guedz — Guitarra
Alex Kafer — Baixo, Vocais
Marcelo Vasco — Guitarra
Alexandre Oliveira — Bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário