sábado, 26 de maio de 2018

Álbuns conceituais



Álbuns conceituais são aqueles trabalhos compostos em cima de temas pré estabelecidos. Ou contam uma história em específico no decorrer de cada faixa ou são discos que possuem um assunto central e todas as músicas são relacionadas de alguma maneira ao tema proposto.

É bem comum bandas de Heavy Metal explorarem esse tipo de conceito em determinado ponto de suas carreiras. A inspiração pode vir de fatos históricos, obras literárias e até mesmo exibir histórias de ficção criadas pelos próprios músicos. Seja lá o que faz um grupo resolver gravar um álbum conceitual, o fato é que eles são bem interessantes e alguns são reconhecidos como verdadeiros clássicos.

Dentre muitos registros concebidos desta maneira, escolhi 10 que além de possuir temas muito bem elaborados, se tornaram marcos nas trajetórias das bandas. Os discos estão listados em ordem cronológica e não de relevância. São eles:



1 - King Diamond - "Abigail" (1987)

O mestre do Horror Metal King Diamond, após desfazer o lendário Mercyful Fate e gravar o seu primeiro trabalho solo "Fatal Portrait", apresenta o seu mais bem sucedido álbum, "Abigail". Este é o primeiro dos muitos registros conceituais que descrevem contos de horror da carreira de King. Em 2002, a história ganhou uma sequência no álbum "Abigail II: The Revenge".

Conceito: O trabalho conta a história de um jovem casal (Jonathan e Miriam) que se muda para uma mansão recém herdada. Nela, descobre-se uma série de acontecimentos trágicos do passado e uma força diabólica, denominada Abigail, quer renascer através de Miriam. A jovem engravida e a gestação ocorre de uma forma não natural, apesar de Jonathan tentar impedir o nascimento da criança, acaba assassinado e Miriam morre após o parto. O bebê monstro é encontrado por sete cavaleiros negros, que cravam sete estacas de prata em Abigail e a enterram em uma capela no meio da floresta para que não ressurja novamente.





2 - Queensryche - "Operation: Mindcrime" (1988)

O Queenryche era apenas mais uma boa banda de metal até o seu terceiro lançamento de estúdio. "Operation: Mindcrime" alavancou a carreira do grupo com uma musicalidade Heavy e muitos nuances Progressivos, se tornou um clássico no gênero e fez muito sucesso na época de seu lançamento.

Conceito: Nikki (o personagem central da trama) acorda sem memória em um hospital e descobre que foi recrutado por uma organização revolucionária. No comandado esta um político e líder religioso chamado Dr. X, que através de uma lavagem cerebral, transforma Nikki em um hábil assassino ao seu comando. No decorrer da história, Nikki começa a se auto questionar e apaixona-se pela prostituta Mary. Esta acaba assassinada e Nikki enlouquece. Jogado em um hospital psiquiátrico, o personagem recobra a memória quando vê notícias sobre assassinatos políticos nos jornais e começa a contar a sua história, nos retornando ao início da trama.




3 - Iced Earth - "The Dark Saga" (1996)

Após um início de carreira oscilante, onde em 3 álbuns, o grupo possuiu 3 vocalistas diferentes. Mathew Barlow se fixa como frontman da banda e após o ótimo "Burnt Offerings", Jon Schaffer compõe o obra que alavancaria o Iced Earth rumo ao estrelato, o impecável "The Dark Saga".

Conceito: A concepção do disco é focada na trajetória do herói Spawn, concebido pelo roteirista/desenhista Todd Mcfarlane, fundador da Image Comics. A história conta como Al Simons, um agente governamental que a cada missão se questionava mais sobre os métodos de seus superiores e é por fim assassinado em missão. Após fazer um pacto com o Demônio Malebolgia, retorna a Terra 5 anos após a sua morte, na forma de um soldado do inferno sedento por vingança.



4 Blind Guardian - "Nightfall In Middle Earth" (1998)

Desde o lançamento de seus primeiros discos, o Blind Guardian sempre adotou a temática medieval em suas composições. Após uma sequência incrível de 5 trabalhos impecáveis, resolvem dar vida a seu projeto mais ambicioso até o momento, o soberbo "Nightfall In Middle Earth".

Conceito: A temática é toda baseada na obra literária "O Silmarillion", de J. R. R. Tolkien. O livro é uma compilação de contos sobre a Terra Média, reconta desde a busca pelos Silmarils, a Guerra das Jóias e vai até o alvorecer da Terceira Idade. Este trabalho fez com que inúmeros fãs de Metal se interessassem pelo Universo de Tolkien, sendo que a recíproca também é verdadeira e leitores passaram a acompanhar a obra do Blind Guardian.




5 Dream Theater - "Metropolis Part II: Scenes From A Memory" (1999)

No aclamado "Images And Words", segundo disco do Dream Theater, encontra-se a clássica faixa "Metropolis Part I: The Miracle And The Sleeper". Apesar de nunca ter feito parte dos planos da banda, fazer uma "Part II" e seguir com a história em um álbum completo, os fãs pediam incessantemente a sequência para a canção. Foi nas sessões de gravação do álbum "Falling Into Infinity", que foi registrada uma coletânea de idéias com cerca de pouco mais de 20 minutos de duração, onde o tema era a continuação de "Metropolis". Após o fim da turnê, o grupo resolve trabalhar e desenvolver tais idéias e o resultado é "Metropolis Part II: Scenes From A Memory".

Conceito: A história é contada através de 12 músicas e dividida em 2 atos. No primeiro, Nicholas é atormentado por visões do passado e procura um hipnoterapeuta, que o conduz a uma sessão de regressão. No passado, o jovem toma conhecimento sobre sua vida anterior e descobre que viveu um romance com Victoria Page. Em uma nova sessão, Nicholas vê através de uma notícia no jornal, que Victória foi assassinada. No segundo ato, conta-se a motivação para o crime quem o cometeu. Nicholas vivencia todo o evento fatídico da morte de sua amada e de volta ao presente, volta pra casa em meio a um turbilhão de pensamentos baseados em sua experiência. O álbum termina com o hipnoterapeuta batendo na porta de Nicholas e mostrando ser a reencarnação do assassino de Victoria, provavelmente selando também o destino do jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário