segunda-feira, 1 de março de 2021

EPICA – Entrevista / Mark Jansen

 




O EPICA lançou no dia 26 de fevereiro seu 7º álbum de estúdio, «Omega«, que posso antecipar que é incrível., tivemos a oportunidade de conversar com seu fundador, o grande Mark Jansen , que além de ser super simpática, nos contou muitas coisas  engraçadas. Quer conhecer seu músico preferido, como é gravar com uma orquestra sinfônica, qual foi o show mais louco dele na Espanha…? Entre e leia.

Por alex martins 






1) Boa tarde Marcos, fico muito feliz por ter a oportunidade de conversar com você, tudo bem? Mark Jansen (M.J.): Boa tarde! Eu estou bem, obrigado.

2)Parabéns pelo novo álbum! Eu pude ouvi-la algumas vezes e soa incrível. Como você vê isso? 

M.J .: Estou muito orgulhoso do álbum, é muito bem equilibrado. Trabalhamos muito para que ele tivesse um bom som e uma boa mistura de músicas. Acho .

3)Você incluiu um bônus em espanhol, chamado O código vital “, como você o criou?

M.J.: Nós gravamos 4 bônus, 4 versões acústicas de músicas do álbum e com cada música tentamos algo diferente, reescrevemos, demos a elas uma vibe diferente. Esta é uma versão do "Código da vida". Foi como um desafio que nos propusemos.que o álbum tem algo mágico, algo extra que é difícil de descrever.





4)Desde que você lançou seu primeiro álbum "The Phantom Agony" em 2003, o EPICA tem lançado um novo álbum a cada 2 anos ou mais. Mas agora tivemos que esperar 5 anos para ouvir “Omega”, já que seu último álbum “The holográfico” foi lançado em 2016. Houve algum motivo especial?

 M.J.: Isso acontece com mais grupos ... conforme você envelhece, leva mais tempo! Não sentimos mais a pressa de lançar um novo álbum, esperamos até estarmos prontos. Tínhamos a sensação de que se corrêssemos muito, não teria a qualidade necessária e teríamos ficado decepcionados. Então demoramos, até paramos a banda por um tempo, e então sentimos que as baterias foram recarregadas para fazer o melhor disco possível.



5)Nesse álbum, acho que você gravou com a fantástica “Orquestra Filarmônica de Praga”. Como foi a experiência?

 Morei 3 anos na República Tcheca e tenho ótimas lembranças de Praga. M.J.: Praga é uma das minhas cidades favoritas na Europa. Decidimos fazer assim desta vez, porque quando você tem uma orquestra inteira tocando junto, acho que dá um som muito especial, é como uma grande entidade orgânica. Em “Holographic Principle” tínhamos diferentes seções tocando, então foi diferente. Nós reservamos a orquestra para 3 dias e eles tocaram de manhã à tarde. Eles tinham as partituras com a música à sua frente e começaram a tocar. Como nossa música é um tanto complexa, às vezes eles precisavam de 2 ou 3 vezes para aprendê-la, mas então podiam tocá-la. O nível desses músicos é absolutamente incrível! Aí chegava as 6 horas, eles se levantavam e iam embora, mesmo que estivessem no meio da gravação em algum lugar, hahaha ... E aí no dia seguinte às 10, eles pegariam de novo no mesmo lugar de onde haviam saído isto!



6)Às 6 horas eles vão para "pivo" (cerveja em tcheco)! Hahaha… Você estava lá enquanto eles filmavam? Você foi para Praga?

 M.J.: Bem, Joost estava lá (* Joost van den Broek, o produtor), Coen e Rob também estavam. Portanto, havia 3 dos nossos lá.

7)Ah… que legal! Chegamos agora com uma pergunta difícil. Você seria capaz de definir com uma palavra ou frase, cada um dos 7 álbuns de estúdio do EPICA, incluindo “Omega”?


 M.J.: Ah… vou tentar, mas é uma pergunta muito difícil! "A agonia Phantom": a primeira vez é sempre especial. “Consign to Oblivion”: não tínhamos muito tempo. "The Divine Conspiracy": a última com Ad Sluijter. "Design your Universe": meu álbum favorito do EPICA. "Requiem for the indifferent": o mais progressivo. "The Quantum Enigma": o primeiro com Rob, também um dos meus favoritos. “O Princípio Holográfico”: o maior e mais completo. "Omega": o mais equilibrado.

8)Perfeito! Desculpe a pergunta ser difícil, hahaha ... Como o COVID afetou a criação e gravação do novo álbum?



 M.J.: Não afetou o processo de criação, porque foi escrito antes da chegada do COVID. A gravação foi boa por muito tempo, até que gravamos com o coral e a orquestra, mas aí chegou a pandemia e não podíamos mais viajar. Então eu tive que gravar meus vocais em meu estúdio caseiro e Simone gravou o dela bem perto de onde mora na Alemanha. Então, mais ou menos 95% do álbum pudemos gravar como tínhamos em mente.


9)omo você consegue manter o equilíbrio entre boas melodias, músicas com um gancho, com toda a energia e seus guturais? Não parece fácil, mas acho que você acertou e essa é a marca registrada do seu som.?

  M.J.: É intuitivo, não pensamos muito nisso. Flui para nós e sabemos exatamente quando estar muito pesados ​​e quando estar mais calmos. Mesmo desde o nosso início não foi mais assim. Eu acho que quando há partes suaves, as partes pesadas soam ainda mais fortes.

10)Interessante, sim ... Como é trabalhar com uma mezzo-soprano, que também tem uma imagem tão poderosa? É como sua banda, mas ela é a imagem. Você não vai ficar com ciúme, né?,

 Hahaha ... M.J .: Hahaha ... não, de jeito nenhum, eu não estou com ciúme de jeito nenhum. Eu diria até que fico feliz que ela receba mais atenção, porque sempre fui um pouco tímido e nunca gostei de ser o centro das atenções, então estou muito feliz. Em todo caso, embora eu seja o fundador da banda, sentimos isso de todos e tomamos as decisões juntos. Só quando me parece que a direção musical de uma música não gosta de mim, é que digo. Eu poderia dizer que sou como o Guardião do som do EPICA. De resto, somos uma democracia.




11)Você seria capaz de nomear todos os diferentes instrumentos musicais, além de guitarras, baixo e bateria, que você usou em suas gravações? Você acha que Tommy Iommi ou Lemmy Kilminster pensavam em alguns deles quando estavam criando as bases do Heavy Metal há 50 anos?


 M.J .: Hahaha ... Eles com certeza não estavam pensando em muitos, não. Na verdade, eles fizeram um trabalho magnífico! Sem eles, o Metal não seria o que é hoje. Sempre houve evolução e em determinado momento alguns de nós começamos a adicionar elementos sinfônicos e o Metal Sinfônico apareceu. O metal sempre foi uma evolução e sempre haverá coisas novas que são adicionadas. Para “Omega”, nós até gravamos elementos de percussão na Índia para 2 das músicas!




12)Como você poderia se preparar e ensaiar para um show como esse? Considerando a orquestra, o coro ...

 M.J.: Eles ensaiaram muito por conta própria, eles tinham toda a música em partituras. Então eles vieram para a Holanda em enormes ônibus da Hungria e nós fizemos alguns ensaios com a orquestra para poder ajustar algumas partes. No final estávamos todos prontos e pudemos fazer o show ao vivo.


13) Já imaginou um , o Big Four  de gothic metal ?

M.J .: Para fazer esse tipo de banda fazer turnê juntas, você tem que fazer muitos acordos. Claro que EVANESCENCE e NIGHTWISH, que são as maiores bandas, teriam o papel mais relevante. Vejo muitas possibilidades para tocarmos com eles.






Nenhum comentário:

Postar um comentário