terça-feira, 30 de janeiro de 2024

DE ROCK STAR À PEDINTE! (SAIBA POR QUE A INTERNET NÃO PERDOOU FERNANDA LIRA)VALE LEMBRAR



DE ROCK STAR À PEDINTE! (SAIBA POR QUE A INTERNET NÃO PERDOOU FERNANDA LIRA)


Reprodução/Youtube

Ao longos desses meus 20 anos  seja como jornalista ou musico ,sempre vi bandas lutando pelo seu espaço ,e conquista de forma honesta,temos grandes bandas formadas por  mulheres ao redor do  mundo ,eu nunca fui com a lata dessa Guria ,sempre cheia de  caras e bocas se achando o venon brasileiro ,no mundo aonde caneta azul e sucesso e panelas de metal se dividem por todos os lados ,eu ja falei em alguns podcasts sobre esse assuntos e muitos me criticaram ,mais a verdade seja dita ,falsos metalleiros e bandas existem aos montes os verdadeiros headbangers lutam pelo seu espaço e  estão a anos divulagndo sua musica ,em um pais ,aonde se investe em artistas globais,e aonde reina a mentira ,ao povo ... a verdade seja dita e nunca esquecida.

Devemos lutar pelo underground ,eu fico pensando em festivais como summer breeze ,porque somente as mesmas bandas são chamadas,porque não fazer um fest somente com bandas brasileiras.voce já se fez essa pergunta..
Porque o que impera e a grana e voce que luta com sua banda sofre as consequencias..você que  ajuda sers humanos como essa ai ,não deve nem ser chamado de headbangers..





Fernanda Lira, vocalista e baixista do quarteto feminino Crypta, virou o assunto do momento esta semana.



No último dia 28/07, quinta feira, Fernanda resolveu ir até suas redes sociais e postar a seguinte mensagem:


“GENTE, TÔ PRECISANDO DA AJUDA DE VCS!

MUDANÇAS NA MINHA VIDA ROLARAM NOS ÚLTIMOS MESES E AGORA FIM DE AGOSTO VOU MORAR SOZINHA SOZINHA PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA!

NÃO É ALGO QUE EU TINHA PLANEJADO, ENTÃO EU SIMPLESMENTE NÃO TENHO NEM UM PANO DE PRATO PRA CHAMAR DE MEU, NADINHA KKKKKKRYING (EXCETO UNS PRESENTES QUE JÁ GANHEI DE AMIGOS PRÓXIMOS).

VOU TER QUE MOBILIAR TUDO DO ZERO E VCS SABEM COMO AS COISAS TÃO UM ABSURDO DE CARAS, NEH? PQ JUSTO NA MINHA ÉPOCA DE MORAR SOZINHA UMA GELADEIRA CUSTA 3 MIL REAU, SENHORRRRR?

POR MIM EU CHAMAVA TODOS VCS E REUNIA NUM GALPÃO PRA FAZER UM CHÁ DE CASA NOVA, MAS NÃO DÁ, NEH?

ENTÃO DECIDI ABRIR UM PIX PRA QUEM QUISER E PUDER ME ENVIAR UM PRESENTINHO NESSA NOVA ETAPA. LITERALMENTE QUALQUER VALOR VAI ME AJUDAR MTO, PQ COMEÇAR DO ZERO EH MTO MTO FINANCEIRAMENTE DESAFIADOR MESMO, PRINCIPALMENTE ARCAR COM AS 9293860 PARCELINHAS QUE VO TER QUE FAZER PRA COMPRAR TUDO!

AQUI TÁ O PIX:: CASADAFEFEMETAL@GMAIL.COM

EU PENSEI MIL VEZES ANTES DE VIR ME EXPOR AQUI SOBRE ISSO, PQ SEI QUE A INTERNET É UM LUGAR HOSTIL, MAS EU LEMBRO QUE VCS SEMPRE ESTIVERAM AQUI E CHEGARAM JUNTO TODAS AS INFINITAS VEZES QUE FIZ VAQUINHA PRA AJUDAR PESSOAS, PRA PEDIR AJUDA PRA COMPRAR CESTAS BÁSICAS PRO PESSOAL CARENTE DA MINHA RUA, PRA CAMPANHAS DE ARRECADAÇÃO PRA VÁRIAS COISAS, ENTÃO IMAGINEI QUE TALVEZ VCS NÃO VERIAM PROBLEMA EM CHEGAR JUNTO AGORA QUE EH MINHA VEZ DE PRECISAR DE AJUDA.

NÃO SE PREOCUPEM, TÁ TUDO BEM E VAI FICAR MELHOR AINDA, ESTOU SUPER APOIADA NESSE MOMENTO POR TODO MUNDO MESMO PERTO DE MIM!

PEÇO TB QUE VCS SEJAM GENTIS NOS COMENTÁRIOS, CONTO COM O BOM SENSO DE VCS, HEIN?”


Obviamente, a postagem não foi vista com bons olhos pela maioria esmagadora das pessoas e, desse modo, as críticas começaram a aparecer aos montes.

Vale ressaltar que no Brasil, nós temos o hábito de ajudar pessoas em casos de necessidade ou vulnerabilidade. Ou seja, muitas foram as vaquinhas online e ações coletivas que deram o suporte necessário para causas nobres e/ou envolvendo situações realmente graves.

E este foi o grande problema no pedido feito por Fernanda Lira.
FERNANDA NÃO COMOVEU NINGUÉM

O povo brasileiro está acostumado a passar por situações difíceis e desafiadoras praticamente todos os dias. Podemos afirmar que o próprio público consumidor da música da Crypta, em sua maioria, é constituído por pessoas pobres que enfrentam ou já enfrentaram problemas seríssimos e venceram na base do “sangue, suor e lágrimas”.

A motivação que fez Fernanda ir as redes pedir ajuda (a emancipação) não faz com que as pessoas se solidarizem por ela. Nesse sentido, querer morar sozinho é algo absolutamente possível para qualquer pessoa.
Fernanda ao lado de dois membros da banda de Axé, É o tchan – Reprodução

Não é urgente, não é grave, não é uma doença, não é uma situação de desespero e nem um caso de vida ou morte. Não justifica o pedido, não embasa a ação e, principalmente, não causa comoção.

Traduzindo: na opinião da maioria das pessoas, morar sozinho é uma decisão que você toma quando pode tomar e se vira para conseguir se manter.
CARREIRA EM ASCENSÃO E “OSTENTAÇÃO” NAS REDES

Ainda existem agravantes que jamais passariam despercebidos aos olhos atentos dos fãs.

Fernanda Lira sempre manteve suas redes sociais bastante ativas e, em resumo, nelas nunca faltaram posts exibindo viagens pelo mundo, ferias em locais paradisíacos, tours e apresentações em grandes festivais, além de idas a espetáculos diversos (o mais recente foi o vídeo que virou meme ao qual Lira aparece chorando no show da cantora pop Beyonce).
Comentários referentes a reação de Fernanda no show da Beyonce – Reprodução/Facebook



Também é preciso lembrar que Fernanda fez parte durante anos da banda de Thrash Metal, Nervosa, que desfruta de certo prestígio na cena Metal mundial. Quando formou a Crypta, ao contrário da grande maioria das bandas do underground, imediatamente, conseguiu um contrato com a Napalm Records, uma gravadora respeitada e com abrangência internacional.

Ou seja, logo tiveram a oportunidade de lançar seu álbum de estréia e, para a divulgação, gravaram videoclipes extremamente bem produzidos e fizeram turnês nacionais e internacionais, se apresentando ao lado de diversos medalhões do Metal.

Tudo isso não reflete de forma alguma uma pessoa que possa estar passando por problemas financeiros. Ao contrário disso, apresenta uma profissional da música em ascensão.
FERNANDA LIRA INSISTINDO NO ERRO

Ao que parece, Lira não pensou tão bem nas consequências de uma publicação como esta e tampouco estava preparada para as óbvias críticas que receberia. Apesar da moça ter apagado a postagem pouco tempo depois devido a repercussão negativa, foi o bastante para causar o estrago. Enquanto o post esteve no ar, Fernanda respondeu alguns fãs de forma bastante agressiva. Veja um exemplo disso:


Os artistas precisam entender algumas coisas. Principalmente, aqueles que adoram se posicionar e opinar sobre temas que nada tem a ver com suas especialidades (no caso de Fernanda Lira, a música).

Quando você é uma figura pública, emite opiniões e faz publicações com temas potencialmente polêmicos, é necessário estar preparado para ser criticado e lidar com as críticas. O artista que não sabe lidar com críticas está fadado a ter grandes problemas a médio e longo prazo.

Após apagar a primeira postagem, Fernanda resolveu fazer outra. A transcrição está abaixo:


“EU AMO MEUS SEGUIDORES, PARA MIM SÃO UMA REDE DE APOIO TAMBÉM E MINHA INTENÇÃO FOI QUERER PEDIR UM HELP PARA PESSOAS QUERIDAS, O QUE TODOS NÓS JÁ FIZEMOS NA VIDA (NÃO MINTAM PRA VOCÊS MESMOS). MAS ÀS VEZES EU ME ESQUEÇO DA EXPOSIÇÃO QUE MEUS PERFIS TÊM E QUE TAMBÉM NEM TODO MUNDO É LEGAL. VAMOS A ALGUNS ESCLARECIMENTOS:

SIM, EU TENHO MIL PLANOS PARA OS PRÓXIMOS MESES: RIFA DO MEU BAIXO ANTIGO, ESTOU PRA ABRIR MEU PATREON, SEGUIREI FIRME COM MEUS TRABALHINHOS PARALELOS QUANDO VOLTAR DA TURNÊ, PORQUE SEI QUE MESMO TRABALHANDO COM A BANDA E OUTRAS COISAS, OS PERRENGUES VÃO DURAR UM TEMPO.PORÉM ESSAS COISAS VÃO LEVAR UM TEMPO PRA SAIR DO PAPEL E ENTRAR NA PRÁTICA! COMO EU DISSE, PASSEI POR UMA MUDANÇA ABRUPTA E TÔ NO CORRE AGORA PARA CONSEGUIR O BÁSICO PRA EU PODER ME MUDAR – E NÃO ACHEI QUE SERIA PROBLEMA ALGUM PEDIR AJUDA, MAS APARENTEMENTE PARA MAIORIA DAS PESSOAS, PEDIR AJUDA COM O QUE QUER QUE SEJA, É UMA VERGONHA.

JÁ VI VÁRIOS AMIGOS NESSA SITUAÇÃO, JÁ AJUDEI VÁRIOS E NUNCA VI PROBLEMA ALGUM, MAS ENTENDO QUE NEM TODO MUNDO VEJA ASSIM. EU NÃO TÔ PEDINDO PRA NINGUÉM ME DAR UMA CASA MOBILIADA: NEM SE VCS QUISESSEM, SERIA IMPOSSÍVEL! SABE QUANDO TU FAZ UM CHÁ DE PANELA E OS AMIGOS DÃO UNS PANOS, UMAS PANELAS, UNS ESCORREDORES DE LOUÇA? ESSA ERA A INTENÇÃO, MAS ELA FOI COMPLETAMENTE DISTORCIDA PELA GALERA, COMO SE EU QUISESSE QUE VOCÊS ME BANCASSEM, O QUE NÃO FAZ O MENOR SENTIDO!

MAS PASSEI MINHA VIDA TODA FAZENDO VOLUNTARIADO, DOANDO PRA TROCENTAS ONGS, VAQUINHAS E PÁGINAS, FAZENDO CAMPANHA PARA TIRAR DA FOME FÃ QUE ME MANDOU MENSAGEM, CONSEGUI TRAMPO PARA GENTE QUE TAVA COM ALUGUEL ATRASADO, NA PANDEMIA FIZ AÇÕES PARA CONSEGUIR CESTA BÁSICA PRA DOAR, FIZ ARRECADAÇÃO PARA LEVAR EM OCUPAÇÃO, JÁ SALVEI FINANCEIRAMENTE POR MESES PAGANDO DO MEU BOLSO ALUGUEL DE FAMÍLIA QUE PERDEU TUDO NA ENCHENTE ENQUANTO EU MESMA TINHA PERDIDO COISA NA ENCHENTE, ENFIM, NUNCA DEIXEI DE ESTENDER A MÃO PARA NINGUÉM, E POR SEMPRE AJUDAR AS PESSOAS, NÃO PENSEI QUE SERIA UM PROBLEMA TÃO GRANDE ESTAR UMA VEZ DO OUTRO LADO.

EU NÃO TENHO A MENOR VERGONHA DE PEDIR AJUDA E NINGUÉM DEVERIA TER, PORQUE EU ACREDITO NO SENSO DE COMUNIDADE. É POR ESSE ESTIGMA DE NÃO PEDIR AJUDA QUE MUITA GENTE SOFRE E É POR ESSE PENSAMENTO INDIVIDUALISTA QUE O MUNDO TÁ DESSE JEITO.

AS PESSOAS SE ESQUECEM QUE TODOS PASSAM DIFICULDADES, GRANDES OU PEQUENAS, HOJE É UM, AMANHÃ PODE SER VOCÊ, E SOFRER EM SILÊNCIO NÃO TE FAZ MAIS OU MENOS HERÓI QUE NINGUÉM. NÃO EXISTE PROBLEMA ALGUM EM PEDIR AJUDA E RETRIBUIR QUANDO ALGUÉM PRECISAR.

EU JÁ DOEI PARA CAUSAS DIVERSAS, UMAS GRAVES, E TAMBÉM OUTRAS MAIS SIMPLES, UMA COISA NÃO EXCLUI A OUTRA E EXISTE ESPAÇO PARA AS NECESSIDADES DE TODO MUNDO. AGRADEÇO A TODO MUNDO QUE ME AJUDOU, VOCÊS SÃO INCRÍVEIS, OBRIGADA PELA EMPATIA, VAI ME AJUDAR MUITO. E NÃO LIGUEM PARA QUEM ESTÁ FALANDO B#STA, A MAIORIA SEMPRE VAI CRITICAR TUDO O QUE EU FAÇO.

‘AH, MAS E A BEYONCÉ?’: INGRESSO FOI COMPRADO MUITOS MESES ANTES DESSA SITUAÇÃO.

‘E OS SHOWS QUE VOCÊ FOI NA EUROPA?’: NÃO PAGUEI PARA ENTRAR EM NENHUM, SENÃO NÃO TERIA IDO EXATAMENTE PORQUE NÃO TENHO GRANA.

‘E SUAS FÉRIAS NA EUROPA?’: MINHA DECISÃO DE FICAR NA CASA DA MINHA AMIGA GEROU UMA ECONOMIA ABSURDA PARA A BANDA E PARA MIM TAMBÉM, ESSE É O ÚNICO MOTIVO DE EU TER FICADO, SE EU TIVESSE VOLTADO PARA O BRASIL IRIA GASTAR MUITO MAIS.

MAS NÃO TINHA POUPANÇA E AGORA QUER VIVER À CUSTA DE FÃ?: TODO ARTISTA QUE VOCÊ CONHECE TORROU SUA POUPANÇA NA PANDEMIA, MESMO FAZENDO TRABALHOS PARALELOS, COMO EU FIZ (LEMBRAM QUE FIZ ENTREGA DE MOTO?). ALÉM DISSO, DOEI MILHARES DE REAIS PARA GENTE QUE ESTAVA EM SITUAÇÃO PIOR QUE A MINHA, ACONTECE.

POR FIM, O COMENTÁRIO QUE MAIS RECEBI FOI: ARRUME UM EMPREGO DE VERDADE. É MUITO TRISTE VER AINDA QUE POR MAIS QUE TODO MUNDO CONSUMA ARTE TODOS OS DIAS, A ARTE AINDA É VISTA COMO COISA DE VAGABUNDO, QUE É SÓ GLAMOUR E VIAJAR O MUNDO. EU SEI QUE TENHO O PRIVILÉGIO DE TER UM TRABALHO QUE EU AMO E QUE ME PROPORCIONA COISAS INCRÍVEIS, MAS É UM TRABALHO QUE VOCÊS JAMAIS VÃO TER IDEIA. TODO TRABALHO TEM SEU VALOR. SE VOCÊ ACHA QUE ARTE É COISA DE VAGABUNDO, ENTÃO VIVA SUA VIDA SEM ARTE E OBSERVE A TRISTEZA QUE ELA VAI SER. PARA OS HATERS, DESEJO QUE VOCÊS NUNCA PRECISEM DE AJUDA E QUE, SE PRECISAREM, QUE JAMAIS RECEBAM A MESMA ENERGIA QUE ESTÃO JOGANDO AQUI PARA MIM, EU DESEJO MELHOR QUE ISSO PARA VOCÊS.”
Reprodução/Instagram

A segunda postagem não soou melhor que a primeira. Na verdade, uma assessoria de imprensa astuta jamais teria deixado que qualquer uma dessas publicações tivessem ido ao ar.
REPERCUSSÃO INTERNACIONAL NEGATIVA

Como a Crypta tem ganhado algum prestígio internacional por conta de turnês, festivais e, principalmente, através da divulgação da Napalm Records, Fernanda ganhou muitos seguidores gringos e o assunto acabou tomando proporções muito maiores no exterior.

Músicos, bandas, influencers, jornalistas, sites e blogs internacionais, começaram a se pronunciar e, ao que parece, a atitude tresloucada de Fernanda começou a repercutir negativamente na imagem da banda.



Abaixo podemos ver a esposa de Gary Holt, do Exodus, comentando à respeito. Logo abaixo, o ex-vocalista do Vital Remains também coloca seu ponto de vista. As manifestações não pararam por aí, membros do Cattle Decapitation, I Am Morbid e muitos outros também opinaram. Por outro lado, aqui no Brasil, é nítido como a grande maioria dos veículos de imprensa e pessoas ligadas ao circuito underground preferiram se abster ou soltar notas extremamente tímidas quase ignorando toda a repercussão. Sites como o Whiplash, especializado nas fofocas do meio Metal, que rotineiramente explora à exaustão publicações relacionadas a Fernanda Lira, desta vez, publicou duas notas de rodapé explicando pouco ou quase nada…
No print, a esposa do guitarrista do Exodus, Gary Holt, conversa com Brian Werner (ex-vocalista do Vital Remains) – Reprodução
Mais uma vez Brian Werner dizendo tudo o que pensa…

É uma situação complicada, já que o novo álbum de estúdio, “Shades Of Sorrow”, será lançado no próximo dia 4 de agosto e o assunto do momento, definitivamente, não será a qualidade musical do disco.

Resta saber como as demais integrantes irão lidar com toda esta situação, mas uma coisa é certa, as piadinhas com o famigerado pedido de pix deverão ecoar por um bom tempo.

Como dizia o antigo ditado: “quando a cabeça não pensa, o corpo padece”.





Reprodução/Facebook – Página Ancient Warrior Metal Memes
QUEM É MUNDO METAL?

Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.

Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.

Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário