quinta-feira, 5 de outubro de 2023
BABY METAL NEW GENERATION
O fenômeno japonês do crossover kawaii-metal passou a última década encantando e dizimando o público em todo o mundo com sua abordagem alta, orgulhosa e escandalosamente cativante da música pesada moderna: misturando o poder e a inocência do J-pop com batidas, massivas e prontas para a arena. heavy metal - tudo envolto em uma espessa camada de vasta e densa mitologia de nível divino.
fotografia de Taku Fujii
Desde que BABYMETAL entrou em cena em 2014 com seu álbum de estreia autointitulado, seu som contagiante lhes rendeu vagas abrindo para todos, desde Metallica, Avenged Sevenfold e Guns N' Roses até Korn, Lady Gaga e Red Hot Chili Peppers.
Eles esgotaram duas noites no Tokyo Dome, com 55.000 espectadores em seu país de origem; eles foram a primeira banda japonesa a ser a atração principal da Wembley Arena no Reino Unido e se apresentar no palco principal do Festival de Glastonbury; e eles lotaram o icônico estádio de Los Angeles, The Forum, para citar apenas alguns destaques da jornada da BABYMETAL até agora.
Eles também contam com uma série de membros da realeza do rock e do metal entre sua base de fãs em rápida expansão. Rob Halford se juntou a eles no palco para tocar "Painkiller" e "Breaking the Law" do Judas Priest, Bring Me the Horizon os trouxe para sua caótica faixa "Kingslayer", e os guitarristas do Polyphia Tim Henson e Scott LePage e Alissa White do Arch Enemy -Gluz foi convidado em seu disco METAL GALAXY de 2019 .
Através de cada um de seus lançamentos aclamados pela crítica (que regularmente chegam ao Top 10 da parada de álbuns mundiais da Billboard ), eles construíram um universo musical e temático distinto. Cheio de adoração a FOX GOD, expedições galácticas e muito mais, a grande visão de BABYMETAL continua a evoluir para histórias em quadrinhos, vídeos ambiciosos e muito mais.
Mas 2023 viu a BABYMETAL dar uma guinada acentuada em uma direção diferente. Isso transportou os líderes de banda SU-METAL e MOAMETAL para realidades alternativas para criar seu disco mais pessoal até então - e resultou em seu renascimento triunfante como um trio com o novo vocalista MOMOMETAL, que se juntará a eles na tão aguardada turnê norte-americana deste outono com Dethklok. .
SU-METAL
O catalisador para essa mudança foi o novo álbum conceitual THE OTHER ONE . Conforme a história continua, cada uma de suas 10 músicas expressivas está enraizada em 10 universos paralelos diferentes em uma dimensão chamada METALVERSE.
Expandir-se além de seus reinos de dança pop para águas mais atmosféricas do pós-metal e do hard rock foi um caminho ambicioso a seguir para seu quarto álbum. Mas foi uma jornada que o vocalista MOAMETAL sabia ser necessária “para descobrir o BABYMETAL que nunca conhecemos”.
“Explorar esse lado totalmente novo exigiu muito planejamento, discussão e preparação”, continua MOAMETAL. "E durante esse processo não foi tão fácil, obviamente; foi um desafio que às vezes nos assustou. Mas sempre [fomos] uma equipe que nos desafia a [fazer] algo novo, então continuaremos cobrando avançar!"
Tentar seguir em frente e desafiar as crenças estereotipadas que alguns têm sobre a banda – de que eles são um artifício, uma moda passageira – enquanto se aprofundam na filosofia, mitologia e ressonância emocional soa como um trabalho pesado.
Mas quando você tem uma ética de trabalho e dirige como a BABYMETAL, é quase uma segunda natureza. Eles estavam tão confiantes nos novos mundos que estavam construindo que compartilharam trechos com os fãs à medida que avançavam, permitindo-lhes uma visão da fascinante jornada artística da banda.
“Aqueles que compraram o [ THE OTHER ONE ] BLACK BOX poderiam ter acesso a um site exclusivo onde poderiam ouvir partes das novas faixas”, explica o vocalista SU-METAL.
"Eles poderiam ouvir apenas o som da guitarra ou alguma outra parte da música de maneira gradual, e poderiam aproveitar o progresso de como as faixas se juntaram. Estou feliz que nossos fãs e Eu compartilhei essa experiência."
“Até agora, as músicas do BABYMETAL são relativamente fáceis de distinguir, pois as letras e melodias são bastante cativantes”, continua SU-METAL. “Desta vez, criamos algo em um nível mais profundo e sentimos que abrimos uma nova porta.
“As músicas deste álbum são baseadas em fotos e mitologia, muitas delas são mais filosóficas, e você descobre algo novo cada vez que as ouve.”
Veja “Mirror Mirror”, por exemplo, a música que SU-METAL e MOAMETAL dizem que resume seu novo processo criativo. Uma faixa que oscila entre a fúria do tech-metal, construções atmosféricas elevadas e melodias pensativas, é tão familiar quanto ferozmente nova.
E quando você mergulha ainda mais fundo, você encontra uma música que é tão auto-analisada, crua e densa quanto a poesia mais comovente.
“O eu que os outros veem e o eu que você conhece são duas coisas diferentes. Mas para se ver, você deve se olhar no espelho”, diz SU-METAL. "Mas o eu no espelho é realmente o verdadeiro eu? Onde está o meu verdadeiro eu? Sinto que essa música realmente expressa essa dualidade.
"Também soa como se fosse uma música leve, mas se você ouvir com atenção, sons pesados estão entrelaçados ao longo da música. Também adoro que as letras em inglês e japonês estejam presentes na música."
Em outra parte de THE OTHER ONE , “Believing” se concentra em como, assim como as estações, não podemos permanecer os mesmos como éramos no passado, enquanto “Time Wave” questiona os ciclos da vida e o glorioso “Monochrome” convida você a olhar para cima. para o céu e admire sua maravilha em tecnicolor.
As músicas do novo álbum servem como um lembrete de que você nunca deve parar de aprender sobre si mesmo e o mundo ao seu redor – e prova o quanto os BABYMETAL cresceram como seres humanos e músicos na última década.
“Estamos juntos como BABYMETAL há mais de 10 anos, mas conhecer o outro lado da BABYMETAL que nunca sabíamos que existia foi uma experiência totalmente nova”, oferece MOAMETAL. “Sinto que toda essa experiência nos tornou ainda mais fortes.”
Ela faz uma pausa. “Da perspectiva do FOX GOD, ele só quer que experimentemos coisas novas e vejamos as coisas de um ângulo diferente.”
MAOMETAL
A exploração de novos domínios tão sensacionais pela BABYMETAL pode fazer parecer que uma entidade completamente diferente está em jogo aqui. Mas os seus objectivos e valores fundamentais ainda estão praticamente intactos.
Comunidade, expressão, individualidade e paixão – essas coisas nunca mudarão e continuarão a estar no centro de seus elaborados shows ao vivo, que continuam sendo a força vital absoluta do que BABYMETAL é e sempre será.
Apropriadamente, a banda também está fazendo uma mudança emocionante com esses shows ao vivo. Depois de formar uma dupla desde a saída do cantor YUIMETAL em 2018, o BABYMETAL anunciou que Momoko Okazaki (que fazia parte de sua trupe de dança de apoio, os AVENGERS) foi promovida a terceiro membro oficial, apelidado de MOMOMETAL.
O motivo do retorno à configuração do trio? Para tornar seu show ao vivo ainda mais espetacular do que nunca.
“Ver cada pessoa na plateia com meus próprios olhos é sempre muito gratificante”, MOAMETAL fala sobre sua conexão com seus fãs. “É absolutamente emocionante para nós que todos vocês tenham esperado pacientemente que voltássemos à estrada em turnê e então poderemos vê-los do palco.
“E ver todos brilhando de alegria e gritando por nós nos deixa muito felizes. É muito divertido ouvir as vozes de todos durante a parte de chamada e resposta de ‘Monochrome’ e ‘Road of Resistance’, especificamente.”
Esses planos ao vivo já estão em andamento, com a banda recentemente em turnê com o Sabaton no Reino Unido e na Europa. Ainda este ano, eles retornarão aos palcos norte-americanos com Dethklok, a encarnação ao vivo da banda animada de heavy metal mais famosa do mundo, para a turnê BABYKLOK.
E apesar de admitirem que ainda não assistiram nenhum episódio da série Metalocalypse da banda , a BABYMETAL não poderia estar mais animada para mergulhar em um novo universo que é tão meticuloso, criativo e fantástico quanto o deles.
“Já faz um tempo desde a última vez que fizemos uma turnê pelos Estados Unidos e não voltamos desde a pandemia. Então, espero me reunir com muitos de nossos fãs, bem como conhecer novos fãs também”, exclama MOAMETAL.
“Infelizmente, Metalocalypse não foi ao ar no Japão, então nunca o vi. Mas antes do início da turnê, quero ter certeza de que terei a chance de ver um episódio de Metalocalypse e encontrar um personagem favorito! se eles souberem sobre nós? Espero que eles também se sintam animados em fazer uma turnê conosco!"
MOMOMETAL
Ela continua, sobre a alegria que uma série animada pode trazer: “Eu adoro animes que focam em personagens femininas puras, fortes e gentis. Um dos meus animes favoritos é Nausicaä do Vale do Vento . alguém que ama genuinamente as pessoas e a natureza e tem uma forte determinação.
“Desde que eu era muito jovem, gosto muito de assistir Ojamajo Doremi , e tem sido um dos meus favoritos de todos os tempos. Mais recentemente, o anime que gosto chama-se Bocchi the Rock! eu [quem eu sou] hoje, e continuarei assistindo muitos animes!"
A inspiração pode ser encontrada em todos os cantos da vida (e em todos os reinos do METALVERSE), e é nisso que a BABYMETAL está se concentrando agora.
Desde as coisas que amaram e aprenderam quando adolescentes que ajudaram a impulsionar a sua criatividade, ao impulso e ambição que lhes permitiu tornarem-se uma sensação musical tão inegável, às revelações surpreendentes, gratificantes e distantes de THE OTHER ONE - é tem sido uma jornada de descoberta diferente de qualquer outra.
Mas isso não significa que eles estejam desacelerando. Há mais terreno a percorrer, mais segredos a partilhar e mais memórias a construir. Com MOMOMETAL agora firmemente ao seu lado, mais uma vez um trio, há agora outro conjunto de experiências de vida às quais recorrer.
Outra versão do BABYMETAL — e uma nova forma de ver as coisas — está pronta e esperando para ser descoberta. As possibilidades são tão infinitas quanto as estrelas no céu, e não existe nada mais emocionante do que isso.
Mas é SU-METAL quem melhor resume tudo, em cinco palavras simples, mas poderosas.
"Este é o novo começo."
Assistência de tradução BABYMETAL por Tyler Mariko Mcabee
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário