segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

ØMNI, O NOVO ÁLBUM DO ANGRA




 novo álbum do Angra

No último sábado, dia 10 de Fevereiro, em pleno carnaval, o Angra convidou fãs, imprensa e parceiros para ouvir o novo álbum, Ømni. Num encontro descontraído, com as cervejas Holy Land, Angels Cry e a comemorativa de 25 anos sendo servidas, Fabio Lione, Rafael Bittencourt, Marcelo Barbosa, Felipe Andreoli e Bruno Valverde receberam todos com bastante entusiasmo para falarem sobre a sua mais nova obra.

Bittencourt abriu o evento com um discurso emocionado, dizendo o quão orgulhoso estava não só do resultado, mas também dos seus parceiros de banda e do quão coletivo foi a composição desse trabalho.

ØMNI traz tudo o que um fã de Angra espera: Melodias, peso e ritmos brasileiros. A faixa “Light Of Transcedence” abre o álbum com elementos sinfônicos, um Power Metal típico do Angra, seguida por “Travelers Of Time” (que você pode conferir o lyric video ao final desse texto), com uma introdução com elementos da música brasileira.

“Black Widow’s Web” é a música mais pesada do disco, com tempos quebrados e traz duas participações um tanto quanto inusitadas: A cantora Sandy, juntamente com Alissa White-Gluz, do Arch Enemy (ex-The Agonist). A ideia de trazer a voz de Alissa veio em 2016, quando a banda participou do festival 70000 Tons Of Metal, e assistiram a performance do Arch Enemy. O conceito da canção era trazer os dois momentos opostos da viúva negra, por isso também há uma voz suave e angelical, em contraponto a voz gutural e agressiva. Sem dúvida alguma, um dos pontos altos do CD.

A música que se segue, “Insania”, é outro Power Metal com uma pitada de Prog, com um belo trabalho de baixo. A banda já gravou um videoclipe para essa música.

“The Bottom Of My Soul” é outro destaque no álbum. Uma balada bonita, emotiva e com Rafael Bittencourt no vocal. Para a faixa “War Horns”, a banda também já gravou um videoclipe e a música tem participação de Kiko Loureiro, membro fundador do Angra e que hoje toca no Megadeth.

A música brasileira aparece novamente em “Caveman”, que também traz partes em português – o que Fabio Lione fez questão de ressaltar que admira muito bandas que colocam em sua obra o seu idioma natal.

“Magic Mirror” tem um pouco de sonoridade oitentista, e um refrão pegajoso em 7 minutos de uma verdadeira viagem. Felipe Andreoli, baixista, disse que essa música surgiu primeiro de uma parte tocada ao piano, que foi um processo coletivo de composição, e é a preferida dele no disco.

“Always More” é mais uma balada e foi composta na época do álbum Secret Garden. A banda disse que também já há um clipe gravado para ela.

“ØMNI – Silence Inside” começa com uma influência espanhola e apresenta ritmo brasileiro, além de ter um lado Prog, passando por estrofes calmas e outras bem pesadas, e novamente, Rafael Bittencourt nos brinda com sua voz. O álbum termina com uma música instrumental,“ØMNI – Infinite Nothing” crescente e com elementos sinfônicos.

Após a audição do álbum, a banda respondeu perguntas de fãs e imprensa. A ideia é que para todas as músicas do disco seja feito um clipe ou algum outro trabalho audiovisual. Andreoli e Marcelo Barbosa ressaltaram que a banda procura sempre acompanhar as mudanças na relação e consumo do público, tanto que o processo de criação do ØMNI foi disponibilizado na internet através de vídeos no Youtube. Clique aqui para assistir.

Ao ser perguntado por um fã sobre se o Heavy Metal no futuro será considerado a música clássica de hoje, Rafael Bittencourt foi enfático em dizer que “O Metal não será a música clássica do futuro. O fã de Metal tem que deixar de ser arrogante. O Heavy Metal precisa ser respeitado assim como qualquer outro estilo musical. Temos que ter cuidado para não alimentar a discórdia”.

A banda fará uma turnê mundial que contará com seis datas no Brasil. Clique aqui para conferir.

ØMNI é o nono álbum de estúdio do Angra, e o segundo com Fabio Lione (ex-Rhapsody) no vocal. Foi gravado na Suécia e será lançado no dia 16 de fevereiro, via earMUSIC.

ØMNI tracklist:
“Light Of Transcendence”
“Travelers Of Time”
“Black Widow’s Web”
“Insania”
“The Bottom Of My Soul”
“War Horns”
“Caveman”
“Magic Mirror”
“Always More”
“Ømni – Silence Inside”
“Ømni – Infinite Nothing”

Confira abaixo o lyric video da música “Travelers Of Time”:


Nenhum comentário:

Postar um comentário