domingo, 20 de agosto de 2023

Tomas Skogsberg: Metal Moderno o verdadeiro som do Death metal.

 

O autor (à esquerda) e Tomas Skogsberg na sala de controle do Sunlight Studios, na Suécia.

Nas profundezas da floresta sueca, rastreamos um produtor cujo trabalho definiu o som do metal moderno.

Localizado a cerca de uma hora de carro a nordeste de Estocolmo e a poucos minutos da cidade mais próxima, Gräddö, o local de nascimento do death metal sueco fica tranquilamente na floresta. Nas últimas três décadas, este celeiro-estúdio convertido produziu sua assinatura 'Sunlight Studio Sound', e o homem responsável é o produtor, engenheiro e proprietário do estúdio Tomas Skogsberg.

Skogsberg aprendeu seu ofício trabalhando em estúdios convencionais em Estocolmo, mas achou o ambiente restritivo e queria buscar uma abordagem mais original para capturar sons. "Eu estava trabalhando em alguns estúdios com pessoas que pensavam em uma caixa", lembra ele de seus primeiros anos. "Eu apenas diria a eles para não olharem para os medidores VU, mas ouvirem os alto-falantes, mas era difícil fazê-los fazer isso. Então decidi que tinha que começar meu próprio estúdio - mas era um longo caminho para chegar lá."

Eventualmente, ele tomou a decisão de seguir sozinho e, em 1982, montou o primeiro Sunlight Studios em Estocolmo. "Comecei primeiro com um gravador de duas pistas", diz ele. "Então mudei para oito faixas e depois para 16 faixas. E demorei alguns anos até começar a fazer algumas coisas comerciais para ganhar dinheiro suficiente para poder fazer isso."


Em 2002, Skogsberg mudou o estúdio para sua localização atual no país. "Trabalhei em Estocolmo por cerca de 15 anos e foi um pouco mais estressante por causa da cidade grande e tudo mais que veio com ela. Prefiro fazer em um lugar muito mais tranquilo e descontraído. Talvez não influencie o soar diretamente, mas definitivamente a abordagem de gravação e suavidade ao trabalho, já que você está em um lugar no campo onde é mais descontraído."

A mudança para o campo também permite que os artistas fiquem na pequena casa ao lado. Sem a maioria dos luxos modernos, oferece a atmosfera perfeita para criar e focar em nada além de música.

No que diz respeito ao próprio estúdio, porém, os princípios de Skogsberg permanecem inalterados. "No começo e até agora, eu tinha equipamentos baratos; e mesmo antes disso, eu tinha microfones muito baratos e coisas assim. Eu realmente gosto do som do equipamento barato em vez do material caro, porque você obtém o som de graça e é totalmente único."

Quando a Morte Vem Chamar

A busca de Skogsberg para capturar sons originais valeu a pena quando, em dezembro de 1989, um grupo de adolescentes de Estocolmo entrou no Sunlight Studios. Dois dos membros do grupo, o baterista Nicke Andersson e o guitarrista Alex Hellid, já haviam tocado juntos sob o apelido de Nihilist. Adicionando o guitarrista Uffe Cederlund e o vocalista Lars-Göran Petrov às suas fileiras, eles se renomearam como Entombed e começaram a trabalhar gravando seu álbum de estreia, com engenharia e produção de Skogsberg.
Quando o álbum Left Hand Path foi lançado no ano seguinte, rapidamente definiu o gênero conhecido como death metal sueco. "Eu tinha trabalhado com algumas bandas antes do Entombed que tinham o mesmo tipo de música", diz Skogsberg, "mas não encontrei esse som verdadeiro até trabalhar com o Entombed. Éramos como um time. Uffe Cederlund, o guitarrista do Entombed era um guitarrista muito bom, então foi muito fácil trabalhar com ele. Poderíamos tentar coisas diferentes juntos, tentaríamos isso e aquilo. E em algumas horas, tínhamos tropeçado no som. Mas era não era como, 'Oh uau, o que criamos aqui?' Era mais como, 'Este é o som!

Conforme a notícia se espalhou, outras bandas bateram à porta do Sunlight na expectativa de que Skogsberg pudesse fazer o mesmo por eles. "Algumas bandas me disseram que, embora quisessem um som parecido, não queriam soar como o Entombed", lembra ele. [Sunlight Studios] e esse é o som que eu gosto. E às vezes eles diziam, nós queremos esse som, mas não o som do Entombed. No entanto, era o mesmo som, eles só não queriam chamá-lo de som do Entombed porque não queriam queria copiar outra banda, mas não havia problema em apenas fazer o som, já que era um som muito semelhante o tempo todo.

"O importante, porém, é que você tem que tocar no clima certo para obter o som. Alguns dos caras não conseguiam lidar com o som exatamente como Uffe e muitos dos outros guitarristas faziam. Lembro que muitos dos meus amigos engenheiros eram todos como , 'Isso é muito parecido com o som do death metal americano.' Eu discordei, pois aquele som americano era mais como 'in a can' com forte ênfase no som do baixo. Não gostei. Queria mais um som de médio porte."
Tomas Skogsberg: "Como trabalho com death metal e muitas coisas com sons semelhantes, 90% do tempo, esse pedal Boss HM-2 é o som com o qual trabalho principalmente.
Medicando a gama média

A chave para o som da guitarra do Sunlight Studios é o pedal Boss HM-2 - com todos os botões girados ao máximo.
Essa ênfase na faixa intermediária é um dos elementos-chave que diferencia as produções de Skogsberg das demais, tanto que lhe deu o apelido. "Eu gosto de mid-range, então eles me chamam de Doutor Mid-range!" ele afirma.


É um som que vem principalmente do pedal Boss HM‑2 — o H e M significam Heavy Metal — com os botões girados ao máximo. Juntamente com guitarras afinadas em C# ou mesmo C, a saturação resultante produz o tom de guitarra 'buzzsaw', marca registrada. "Para sons de guitarra de metal extremo, prefiro o pedal Boss HM-2 com grande parte dos médios no lugar. Também gosto do som do amplificador Marshall; com outro tipo de rock & roll, como punk rock, tenho que pensar de uma maneira diferente, então o som Marshall é algo que vou considerar. Mas como trabalho com death metal e um monte de coisas com sons semelhantes, 90 por por cento do tempo, esse pedal Boss HM-2 é o som com o qual trabalho principalmente."

Para capturar o tom buzzsaw, Skogsberg depende principalmente de microfones dinâmicos baratos. "Tenho um AKG SolidTube, mas só o uso para violões e vocais", explica ele. "Não uso esse microfone para gravar guitarras elétricas. Para guitarras elétricas, uso um Audio-Technica AT41 e, às vezes, um Shure SM57. Usarei apenas um microfone e sempre estarei microfonando próximo ao alto-falante. O AKG I também usarei, por exemplo, em uma parte de guitarra com som de blues onde você deseja manter algum reverb ou algo acontecendo. Esse é um microfone muito bom para usar, mas não para heavy metal. Vou usar um microfone diferente para isso, mas principalmente meu O microfone ideal é o Audio-Technica."

Enquanto a guitarra distorcida é o pão com manteiga do Sunlight Studios, Skogsberg também tem ouvido para bons tons de violão. É algo que ele encontrou pela primeira vez quando adolescente ouvindo o álbum Hunky Dory de David Bowie de 1971, e ele destaca a faixa 'Queen Bitch' como seu som de violão Holy Grail. "É um som de guitarra com muito mais brilho e uma equalização que valoriza muito mais os graves", afirma. "Parece 'zing zing'. Pessoalmente, acho que a maneira inglesa de gravar sons de violão é a melhor."
Moda antiga







Embora a maioria dos estúdios hoje seja amplamente digital, usando DAWs e plug-ins modernos, o Sunlight continua sendo basicamente analógico. "Ainda tenho e uso um dos primeiros programas de software Logic lançados em 1995", diz Tomas Skogsberg. "Eu venho do mundo analógico, então tento fazer o computador soar como analógico. E às vezes tenho que usar pedais e outras coisas entrando no computador porque não gosto nada do som digital. Mas hoje em dia você tem que Trabalho dentro do mundo digital, pois não há engenheiros que consertem os gravadores, tenho uma configuração muito simples para decidir o som de uma gravação.

"Uma vez trabalhei com uma banda na época de conseguir o programa Logic, e eles gravaram os vocais em outro lugar. Então a banda veio com um computador e perguntou se eu poderia consertar os vocais que foram gravados no computador. Eu passei uma semana trabalhando nele e, embora tenha entendido como funcionava, fiquei com raiva no final. Ainda assim, as pessoas diziam: 'Você deveria experimentar o Pro Tools!' mas eu respondia: 'Não, é isso que [Lógica] vou usar agora.' Então eu aprendi e pronto. Tenho usado desde então."

Skogsberg não tem intenção de atualizar seu estúdio tão cedo ou trazer novos equipamentos. "Às vezes, vejo algumas novidades anunciadas em uma revista que me deixam interessado em experimentar", diz ele. “Mas, no final, posso ver e ouvir que não é a grande coisa que diz na revista, onde diz 'Esta é a novidade'. Há muitos anos, li um artigo sobre um novo equipamento que dizia que aquele equipamento mudaria sua vida para sempre. Não é assim. Às vezes, um baixista ou guitarrista me diz: 'Se você comprar este equipamento ele vai fazer o seu som.' Mas nunca é assim. Estou muito velho para pensar dessa maneira agora."

Vendo os dois lados

Quando se trata de produção, Tomas Skogsberg acredita que é importante ter uma mente aberta. "É muito importante para mim ouvir diferentes tipos de música e tentar não ter a mente fechada para mais nada. Quero ouvir com meus ouvidos e me sentir bem quando ouço a música. Uma das minhas favoritas O produtor é Rick Rubin. Ele trabalhou com diferentes tipos de música e músicos e fez isso muito bem. Sua abordagem, como nos álbuns de Johnny Cash, é muito analógica e muito acústica no som. Acho que esse é o ponto da música: mantenha essa sujeira dentro do quadro e não limpe muito, para que você possa sentir o ambiente. Às vezes, se o violão estiver um pouco gritando, como um feedback, guarde-o para o momento. Não o limpe.

Assim, embora o death metal seja o estoque de Skogsberg, ele está aberto a trabalhar com outras bandas, especialmente aquelas que são mais punk e voltadas para o rock. Seu trabalho com Backyard Babies em seus álbuns Total 13 (1998) e Making Enemies Is Good (2001) até lhe rendeu alguns discos de ouro. Embora sua abordagem para gravar atos não-metais seja diferente, sua mentalidade permanece a mesma. "Não é a mesma abordagem, mas é o mesmo pensamento, porque, para mim, não gosto da música mainstream que fica no meio", diz ele. "Gosto do lado esquerdo e do lado direito, mas nada no meio. Então tento fazer algumas coisas no som para torná-lo diferente. Por exemplo, com os Backyard Babies fizemos o álbum Total 13 originalmente com muito mais de um som punk, mas a gravadora não gostou. Então tivemos que refazer o álbum de forma bem mais suave. Eu me lembro de pular algumas músicas e eles [a gravadora] me ligaram com muita raiva e disseram, 'Como você pode pular essa música?' Eu sabia que tínhamos que fazer 'músicas de sucesso', mas não pensava assim. Eu estava pensando mais de uma forma punk. Essas faixas originais apareceram mais tarde em um EP Backyard Babies, Knockouts, onde você pode ouvir a diferença entre a versão punk original em comparação com a versão mais polida."

Perguntado de qual de suas produções ele mais se orgulha, ele retorna à banda de metal à qual sempre estará associado. "Existem muitos", diz ele, "mas devo dizer Wolverine Blues [1993] do Entombed, porque é muito próximo do meu tipo de música favorito. É death & roll: uma mistura de death metal e rock & roll . É como o material do Motorhead. Esse é um disco que me deixa muito feliz."




No centro do Sunlight Studios está o orgulho e a alegria de Tomas Skogsberg: um mixer personalizado. "É uma velha mesa dos anos 80, e os botões EQ dela me ajudam muito. E por isso não quero trocar de equipamento.

"No começo, eu tinha uma combinação de 18:8:2 e agora é 36:16:2. Tenho um amigo que me ajuda com algumas coisas eletrônicas, e houve uma vez em que ele me ajudou a correr um pouco mais de eletricidade na mesa. Eu disse a ele: 'Vai soar como eu quero que soe.' Mas ele verificou e disse: 'Oh, não, há muita eletricidade entrando na mesa agora, então eu tenho que trocá-la.' E ele o fez. Mas eu pensei: 'Não, não é mais a mesma mesa', então fiz com que ele mudasse de volta. Ele me disse que, como havia muita eletricidade entrando nela, ele não podia prometer que um dia não iria explodir! Então eu o trato como um carro velho, só não toco nele. Talvez seja mágica ou truque, mas sinto que é algo bom para o som.





"Não sou engenheiro de som, sou produtor, mas esta é minha ferramenta. Não sei muito sobre a frequência exata ou o número dela. Não sou muito de termos técnicos ou abordagens. Sou mais sobre ajustar os botões e ouvir o som. Não me importo se é assim ou assim. Para mim, o importante é que soe bem. Muitas vezes, quando trabalho com engenheiros, é muito legal para mim porque só posso pensar no som e no que está acontecendo com os músicos e coisas assim. E vou deixar o engenheiro lidar com todas essas coisas de tecnologia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário