sábado, 21 de outubro de 2023

Entrevista com Zakk Wylde, guitarrista/vocalista do Black Label Society





Zakk Wylde está em todas as frentes: mais uma vez ao lado de seu pai espiritual Ozzy Osbourne, o guitar hero também se diverte com Zakk Sabbath (sua banda tributo ao Black Sabbath) e depois de se permitir uma escapada solo com a segunda parte de “Book Of Shadows ”, aqui está ele de volta com seu grupo Black Label Society para o lançamento do muito bom “Grimmest Hits” (2018). Como se isso não bastasse, Zakk Wylde é dono de sua própria marca Wylde Audio desde 2015, na qual revisita ousadamente as lendárias formas Gibson com um toque Viking! Aproveitamos a presença do Black Label Society no Bataclan no dia 8 de março para falar com o homem que toca tão forte quanto seus bíceps!





Créditos das fotos Justin Reich

Olá Zakk! Em primeiro lugar, parabéns ao seu grupo Black Label Society, que comemora 20 anos este ano. Durante sua primeira década, vocês lançaram quase um álbum por ano em um ritmo frenético, um pouco como as bandas dos anos 70, enquanto vocês passaram muito mais tempo entre dois álbuns nos últimos dez anos. Existe um ritmo que você prefere?

Zakk Wylde: Isso mesmo, mesmo que não dediquemos mais tempo para fazer um álbum hoje, estamos apenas em turnê constantemente e isso é uma coisa muito boa porque dá mais importância e mais chance de existir para cada álbum. Durante a última década, quando lançamos um álbum, nós o defendemos na estrada por 3 anos. Mas ambos os ritmos combinam comigo. Não há um que eu prefira ao outro. Adorei os dias em que o Black Label Society lançava um álbum novo todo ano e também adoro esse ritmo atual onde defendemos nossos discos em turnê por muito tempo.

O lado bom das coisas, já que você espaçou mais seus lançamentos, é que seus álbuns mais recentes parecem mais novos e inspirados, como evidenciado por “Grimmest Hits” (2018). Você até tenta pequenas coisas novas como por exemplo o riff principal de "Trampled Down Below" que sai dos ritmos 4/4 que você tradicionalmente usa.

Esse riff me deu muitos problemas no estúdio quando tive que gravar os vocais. Continuei bagunçando as fotos! Mas ei, tive que melhorar desde então e consegui integrá-lo bem porque agora tocamos essa música todas as noites no palco.

Uma das faixas mais convincentes do álbum é “All That Once Shined” e claramente não é com esta que você poderia negar a imensa influência que o Black Sabbath exerce sobre você! Talvez o título da sua carreira em que mais paira a sombra de Tony Iommi, o que você acha?

Este título é totalmente influenciado pelo Black Sabbath! Sempre tive essa influência e desde o primeiro álbum do Black Label Society a influência imponente do Black Sabbath pesou na nossa música. Sempre reivindicarei as influências de Black Sabbath, Led Zeppelin e Lynyrd Skynyrd nas músicas mais fortes e de The Rolling Stones, The Allman Brothers Band, Elton John, The Band e Neil Young nas baladas. É a música que ouço e é a música que me inspira. É o mesmo para cada um de nós. Somos um reflexo das coisas que gostamos de ouvir, digerimos esta música e ela faz parte do nosso ADN. O mesmo vale para meus álbuns solo, que também são inspirados em outros heróis meus, como Frank Marino, John McLaughlin, Al Di Meola ou Randy Rhoads. É de todos esses caras que eu tiro meu conhecimento!



Você mencionou baladas. Seus fãs na maioria das vezes gostam muito de seus solos selvagens nas músicas mais agressivas, mas admito que tenho preferência por seus solos mais melódicos e cheios de sentimento nas baladas. Em "Grimmest Hits" você se inspirou particularmente durante os solos de "The Only Words" ou mesmo de "The Day That Heaven Had Gone Away".

OBRIGADO ! Embora eu provavelmente pegue emprestado muito de Gary Moore, Neil Young e Frank Marino, para citar alguns, ao executar esses solos. Muitas vezes são minha grande fonte de inspiração nesse tipo de solo.

No título "Seasons Of Falter" você usa um efeito de chorus durante a parte melódica. Você usa um efeito semelhante em "Descrença", mas neste último temos a impressão de que há também uma espécie de efeito de "desafinação". Você adicionou alguma coisa?

No som da guitarra? Não, é o mesmo efeito nessas duas faixas, só tem o meu pedal de chorus. Mas você tem essa sensação de desafinação em “Disbelief” porque minhas partes de guitarra são duplicadas para ter um som mais amplo e isso deve ter criado essa impressão de mudança em “Disbelief”. Não usei refrão nas outras faixas do álbum, ao contrário do que faço no palco, onde utilizo constantemente o refrão para obter mais largura e profundidade no som da guitarra, a fim de 'ter o mesmo tipo de reprodução sonora de guitarras dubladas em estúdio.

Falando em refrão, esse efeito sempre esteve onipresente em seu som ao vivo desde sua estreia com Ozzy Osbourne. De onde vem esse gosto pelo refrão?

Parte da razão pela qual o som ao vivo de Randy Rhoads era tão bom era que seu pedal de refrão estava constantemente ligado. Isso deu um som realmente amplo e imponente. Esse também foi o caso de Frank Marino que usou muito refrão. Recebo meu carinho pelo refrão desses dois caras porque o som ao vivo deles era incrível. Eu amo a redondeza, o calor e a dimensão que um pedal de chorus dá ao som de uma guitarra. No estúdio, eu simplesmente não uso tanto porque duplico todas as partes da guitarra, então é como usar um refrão natural. Ao vivo é como se houvesse um quarteto de guitarristas porque com Dario Lorina, nós dois tocamos com um refrão durante todo o show para um som decididamente massivo!



De onde surgiu a ideia de criar sua própria marca Wylde Audio, na qual você revisa e corrige os formatos clássicos da Gibson das Les Paul, SG, Flying V e Explorer para versões com visual arrojado?

Na verdade, eu revisito todos esses designs clássicos. Queria trazer meu toque para eles e focamos nos clássicos para o primeiro lote de guitarras que queríamos oferecer. Mas os próximos modelos terão formatos diferentes e não hesitarei em misturar elementos de guitarras diferentes para fazer algo único. Essa é a grande vantagem de ter sua própria marca, você pode fazer absolutamente tudo o que quiser!




O que é interessante no Wylde Audio é o fato de você poder oferecer as especificações de seus Gibsons, sendo os primeiros modelos da era Norlin, Les Pauls com braços de bordo em vez do mogno usual. Essa é uma especificidade que você sempre solicitou da Gibson para suas guitarras. Podemos imaginar que os modelos que você propõe atendam a esses mesmos critérios, certo?

Absolutamente! As guitarras Wylde Audio têm braço em bordo, escala em ébano, corpo em mogno, captadores EMG 81 e 85 exclusivos, ponte Tonepro e afinadores Grover. Eles são todos originais, equipados com todas as minhas atualizações de alguma forma.

O uso de braço de bordo neste tipo de guitarra é interessante porque se popularizarmos as coisas, poderíamos considerar que o som de uma guitarra elétrica vem essencialmente de seu braço e de seus captadores e o bordo deve trazer mais brilho e ousadia a uma Les Paul , não é?

Com certeza e é claro que a escolha do cabo faz uma enorme diferença! Meu amigo Yngwie Malmsteen percebeu isso recentemente, um dia quando estava no estúdio tocando guitarras com o mesmo corpo, mas com braços diferentes. Ele não achava que o braço tivesse tanta influência no som. Até a escolha da escala, entre maple, jacarandá ou ébano, faz uma diferença notável e Yngwie não achava que conseguiria sentir a diferença no som e ficou maravilhado com essa descoberta (risos)! O braço tem uma grande influência no som de uma guitarra elétrica e pessoalmente prefiro o bordo ao mogno.

As guitarras Wylde Audio são fabricadas na Coreia do Sul. Você pessoalmente usa modelos produzidos na Ásia ou joga em versões customizadas americanas?

Tenho modelos, como meus Warhammers, que vêm da Schecter Custom Shop (parceira de fabricação e distribuição da Wylde Audio) nos EUA. Mas a produção é, na verdade, feita numa fábrica na Coreia do Sul e posso dizer-vos que a qualidade existe, bem como a uniformidade da qualidade da produção. Quando as guitarras saem da fábrica na Coreia do Sul, elas são afinadas, mas ainda são enviadas para Los Angeles para serem verificadas e afinadas novamente. Não há realmente nenhuma diferença entre todas essas guitarras e eu sei disso porque oferecemos um pacote VIP onde todas as noites um espectador sai com uma guitarra que toquei durante o show. Então são muitos que passaram pelas minhas mãos e em nenhum momento eu disse para mim mesmo: “essa guitarra soa melhor que as outras”. Quando tenho um amigo que está diante de quinze desses violões e ele me pede para escolher dois para o sobrinho e para o primo, eu respondo: "São todos iguais! São todos bons! Pegue esses que você prefere visualmente !”.

O fato de você tocar guitarras Wylde Audio de fabricação coreana no seu nível como um verdadeiro profissional pode ser reconfortante para aqueles que seriam tentados, mas retido pelo país de origem dessas guitarras...

Para mim o país de fabricação não faz diferença na qualidade do violão. Isso pode ser feito nos EUA, Inglaterra, Canadá, Coreia do Sul ou Noruega. O que importa é a qualidade de construção. O bordo sempre será bordo, o ébano sempre será ébano e o mogno sempre será mogno. É apenas madeira, nada mais, nada menos. O que faz a diferença mesmo é a qualidade de fabricação da guitarra independente de onde ela foi feita e isso vale para todas as marcas seja uma BC Rich, uma Yamaha, uma Fender ou uma Gibson, é a mesma coisa. Se eu colocar você atrás de uma máquina para construir uma guitarra, seja na Coréia, na Noruega ou em Los Angeles com a mesma máquina, isso não mudará absolutamente nada! Eu vejo dessa forma e não tenho nenhum problema em tocar essas guitarras.

Parece que agora você está usando um amplificador Wylde Audio, um modelo ainda não disponível comercialmente. Você pode nos contar mais ?

Na verdade, gravei "Grimmest Hits", bem como o álbum "Book Of Shadows II" (2016) com meu cabeçote de amplificador Wylde Audio (nota do editor: que chamaremos provisoriamente de Wylde Audio Master 100 com base nas fotos do protótipo). Utilizo protótipos e atualmente estamos trabalhando na distribuição e comercialização deste cabeçote de amplificador que está em sua forma final e pronto para ser lançado. Também estamos trabalhando em um pequeno amplificador de prática. Em seguida virão as cordas e os efeitos da guitarra. Queremos abordar todos os aspectos da guitarra com Wylde Audio.

Antes você tocava no Marshall JCM800 2203 e tem até um JCM800 exclusivo com o 2203ZW...

É precisamente isto que estou a utilizar neste momento na Europa porque não podemos tirar tudo dos Estados Unidos e tenho uma linha de fundo que permanece permanentemente na Europa com todos os amplificadores Marshall que usei durante todos estes anos. Em casa, porém, só uso Wylde Audio.

Como o seu cabeçote Wylde Audio difere de um JCM800 2203 tradicional?

O amplificador Wylde Audio é obviamente muito inspirado nos meus melhores Marshall JCM800s. Garantimos que fosse um amplificador igualmente básico em seu uso e simplesmente queríamos torná-lo o mesmo amplificador, mas com um pouco mais de som. Na época, comprei muitos Marshalls usados, eram amplificadores básicos, você conectava e sabia na hora se soavam bem. Gosto de amplificadores onde você não precisa ler o manual do proprietário. Gosto de apenas conectar, ligar o amplificador, aumentar o volume e fazer com que seja o suficiente para julgar o som do amplificador. Tem que soar direto e se tiver agudos demais para o seu gosto, você abaixa o volume e não vai mais longe. Esse era o meu objetivo com a Wylde Audio, fazer um amplificador básico que soasse bem assim que você o tirava da caixa e de forma consistente, porque eu também queria garantir consistência na qualidade da produção.

Uma de suas particularidades é que você usa válvulas de potência 6550 em seus amplificadores Marshall em vez de EL34. Será o mesmo para o amplificador Wylde Audio?

Vou te explicar como aconteceu com as válvulas 6550. Um dia meu amplificador caiu feio. Não funcionou mais e minhas lâmpadas EL34 quebraram. O amplificador foi consertado e quando o peguei de volta e liguei, fiquei impressionado com a espessura do som! Perguntei o que eles haviam feito com o amplificador porque soava melhor do que antes. Eles me disseram que não tinham nenhum EL34 em estoque, então tiveram que colocar o 6550. Claro que o som clássico do Marshall é obtido com os EL34, mas as válvulas 6550, assim como as KT88 que são bastante semelhantes, dão um som mais imponente aos amplificadores Marshall na minha opinião. Há realmente uma redondeza e espessura no som que é sentida imediatamente. Mesmo em um amplificador tocado em volume baixo, se você pegar o mesmo modelo com válvulas de potências diferentes, sentirá a diferença. Existem tantas variáveis ​​no som que vêm de tantos lugares diferentes antes mesmo de chegar ao alto-falante, e o som do meu EVM12L de 300W soará muito diferente daquele de um Celestion (Greenback) de 25W, que naturalmente terá muitos break- ups diferentes dos meus. A escolha do tubo é uma daquelas coisas que realmente afeta o som. Tudo isso para dizer que desde essa anedota eu só uso 6550s ou KT88s e os amplificadores Wylde Audio obviamente serão equipados com um desses dois tipos de válvulas de potência.

Você acabou de mencionar seu alto-falante favorito, o Electro-Voice EVM12L (do qual Zakk também possui um modelo exclusivo). O que o atraiu neste HP?

Este é o mesmo tipo de acidente que ocorre com as válvulas de potência. Eu tinha um alto-falante que deveria ser montado com Celestion 75W (G12-T-75) e, em vez disso, recebi o EVM12L. Da mesma forma, fiquei agradavelmente surpreso com o som, dava para sentir a diferença imediatamente. Sinto particularmente a diferença entre os vários modelos de alto-falantes quando estou no Vaticano Negro (nota do editor: nome com que Zakk Wylde batizou seu home studio). Neste contexto, realmente não mente porque você está sentado com uma parede de amplificadores e alto-falantes à sua frente e não leva nem cinco minutos para sentir as diferenças. Eu analiso alguns modelos diferentes no estúdio, mas para apresentações ao vivo os EVM12L são os meus favoritos.

Sinto que você mudou sua sintonia nos últimos anos com o Black Label Society, não está tão baixo como costumava ser. Qual é a sua afinação atual?

Na verdade, como tenho minha banda Zakk Sabbath (nota do editor: banda cover do Black Sabbath), agora afino minhas guitarras em C# (C#). "Grimmest Hits" está nesta afinação, exceto as baladas "The Day That Heaven Had Gone Away", "Nothing Left To Say" e "The Only Words" que estão no padrão E (E). Combina melhor com eles e é mais prático para mim porque toco piano e órgão Hammond nessas faixas. Em termos de cordas, estou usando atualmente um conjunto de 10-46 no qual substituo o 46 por 56 ou 52 dependendo do meu humor. Anteriormente, quando afinávamos músicas mais baixas como "13 Years Of Grief" ou "Stronger Than Death", eu colocava uma corda de 60 cordas.




Antes de nos deixar, você voltou ao grupo solo de Ozzy Osbourne. Quais são seus planos, ele que anunciou que desta vez fará sua turnê de despedida para sempre?

No momento temos compromissos que vão até 2020 com Ozzy, veremos então o que faremos de acordo com a vontade dele. Quem sabe o que acontecerá então? Estarei sempre disponível para ele se ele quiser fazer um álbum ou qualquer outra coisa. Não há planos para um álbum no momento, mas você nunca sabe o que pode acontecer e se Ozzy me pedir para ir fazer um álbum com ele, eu irei. Até o momento o objetivo é simplesmente ir até 2020 com esse novo tour e então avisaremos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário