segunda-feira, 10 de julho de 2023

ENTREVISTA EVILE








Os thrashers britânicos Evile voltaram com uma formação renovada e seu primeiro novo álbum desde 2013. Formada em 2004 em Huddersfield, West Yorkshire, Inglaterra com os irmãos Drake Matt (vocal/guitarra) e Ol (guitarra), Ben Carter (bateria) e Mike Alexander (baixo), a banda passou por várias mudanças significativas de membros. Depois de aproveitar seus dois primeiros álbuns estelares, Enter the Grave (2007) e Infected Nations (2009), a tragédia atingiu a banda quando Mike foi acometido por uma doença fatal durante uma turnê de apoio à horda sueca de death metal Amon Amarth e faleceu em 2009. Depois de recrutar o atual baixista Joel Graham, a banda continuou e lançou mais dois álbuns completos.




Em 2013, o guitarrista Ol deixou a banda, mas voltou em 2018, enquanto seu irmão Matt deixou a banda em 2020 por motivos de saúde. No empolgante quinto álbum completo da banda, Hell Unleashed, Ol assume as funções de vocal principal, além de lidar com todas as partes da guitarra principal. Durante nossa conversa, Ol fala sobre seu retorno à banda, a saída de seu irmão, o novo álbum .que o futuro reserva para Evile.


Qual foi o motivo de seu irmão Matt deixar a banda?

Ele teve alguns sustos com a saúde e acabou que ele não estava mais interessado. Esperamos por vocais e letras por um ano inteiro, e nada aconteceu. Acho que sabíamos que estava chegando, então temos que lidar com isso.


Você estava nervoso ou apreensivo ao assumir as funções de vocal principal? Você já era conhecido como cantor? Não, na verdade não. Eu fiz backing vocals e é isso. Eu estava muito nervoso, porque ser capaz de cantar e manter isso sustentável na turnê é muito difícil. Estou trabalhando com Melissa Cross [famosa treinadora vocal] no momento. Ela está me ajudando. Estou aprendendo o máximo que posso. Estou indo muito bem. Não estou mais tão nervoso. estou bastante confiante

Embora a dinâmica do seu alcance vocal seja diferente da de Matt, ela dá à música um toque mais agressivo e corajoso. O que você queria alcançar com seus vocais? Estávamos indo principalmente para a agressão. Eu tenho um alcance melhor do que o do álbum, só que essas músicas não exigem muita melodia. Quando tocamos ao vivo - quando tocamos nossas músicas antigas - ainda vou cantá-las com as linhas melódicas e tudo mais. As pessoas acham que vou fazer vocais de death metal sobre nossas baladas e outras coisas. Eu posso cantar direito, mas neste álbum simplesmente não funcionou. Então, tinha que ser agressivo.




Você sente que o ímpeto da banda de vez em quando foi interrompido, especialmente após a morte de Mike, você saindo, voltando e depois Matt saindo? É essa atitude de “nunca diga morra” que leva à sua perseverança? Nossa atividade nunca foi realmente baixa, sempre foi alta. Até eu sair em 2013, foi quando caiu. Então, quando eu não estava na banda por cinco anos, a banda realmente não fazia nada. Eles não escreveram nenhuma música nova. Eles fizeram alguns shows e eu voltei em 2018. Começamos a ensaiar de novo e então Matt perdeu o interesse e então essa merda de COVID aconteceu. Tem sido uma coisa atrás da outra, na verdade. Estamos esperando para voltar aos trilhos. Não vai ser tão ocupado como era antes. Somos mais velhos, temos filhos, temos contas e sempre que pudermos, faremos.





Você deixou a banda em 2013 para se concentrar em sua vida pessoal e familiar e voltou em 2018. O que levou à sua saída? Foram motivos semelhantes. Você chega a uma certa idade e estando em uma banda, eu coloco todo o meu tempo nisso. Na maior parte do tempo eu não tinha emprego e estava escrevendo o tempo todo. Eu estava enviando um e-mail, resolvendo tudo, e isso se tornou irreal, na verdade. Você precisa pagar contas e isso era insustentável. Chegou a um ponto em que pensei: não posso fazer turnê por dois meses e voltar para casa e ganhar $ 12. Isso não faz sentido. Com a reintegração, percebi que, infelizmente, as pessoas nas bandas de metal devem tratá-lo como um hobby agora. As pessoas não compram mais música. Eu gostaria que eles fizessem. Eu gostaria que eles comprassem nossos álbuns, mas muitas pessoas não colocam mais dinheiro em artistas e isso deve ser um hobby. Todos nós precisamos de empregos, e a música está do lado




O último álbum de Evile, Skull em 2013, foi um pouco esquecido. Eu realmente não sei o que aconteceu com isso. Por um lado, eu realmente não gostei da capa do álbum. Acho que a capa fez o álbum sofrer. Não era para ser essa arte. A gravadora pareceu perder o interesse no quarto álbum. Eles entraram no estúdio e simplesmente não pareciam interessados ​​no que estávamos fazendo. Muitas coisas deram errado com o álbum e então eu saí. Então, não foi realmente uma turnê.



No que diz respeito aos seus solos de guitarra, você lida com todos os solos em Hell Unleashed ou os compartilha com Adam? Adam se juntou à banda muito tarde no processo. Toda a música foi escrita em julho de 2019, então muitos solos já estavam prontos. E eu sou ganancioso, então não queria desistir de nenhum deles! Quando fizermos o próximo álbum, Adam estará totalmente envolvido. Ele fará alguns solos aqui e ali. Em termos de meus solos, eu sempre olhei para eles, parece estúpido, mas estou tentando descobrir o solo enquanto o escrevo. Eu não jogo nada. Eu improviso na seção até que algo se encaixe, e isso me diz qual deve ser o solo. Então eu vou construir sobre isso. Eu olho para ele como se o solo já estivesse escrito e estou tentando descobrir o que é, se isso faz sentido. Esse é o meu processo.







Falando em Adam, ele é o cara novo. E então Joel substituiu Mike em 2009 e Ben sempre esteve lá. Como é a camaradagem e a química musical dentro da banda atualmente?


Quando voltei, foi como se nunca tivesse saído. Foi como andar de bicicleta novamente depois de anos, é fácil de pilotar. Quando Matt saiu, a vibe obviamente mudou. Sem prejuízo para Matt, mas mudou para melhor de certa forma. É muito mais relaxado e positivo agora. Adam, ele é muito jovem, ele tem 19 anos. Seu primeiro show que ele foi foi quando ele tinha 11 anos e foi o Evil. Seu primeiro show foi conosco, e agora ele está em Evile. Ele é um guitarrista muito bom. Ele é muito suave e fácil de lidar. Foi uma inclusão muito boa tê-lo na banda.





Qual foi a inspiração para fazer o cover de “Zombie Apocalypse” do Mortician? Você realmente não ouve muitas interpretações dessa banda. Sou fã de death metal desde a adolescência. Eu gosto do death metal antigo e mais baseado em riffs, como Obituary, Deicide, Cannibal Corpse, esse tipo de coisa, o death metal clássico. Mortician era outra banda que eu realmente gostava, mas ninguém que eu conhecia gostava deles. O riff de guitarra dessa música é um dos meus riffs favoritos de todos os tempos. É um riff tão subestimado. Então, eu disse que tínhamos que fazer essa música, no mínimo, é apenas uma desculpa para tocar aquele riff. É por isso que fizemos isso. Nós simplesmente amamos aquele riff e dissemos vamos fazer isso.


Com “The Thing (1982)”, isso é uma homenagem ao filme? O que fez você querer criar essa faixa? Sempre tentamos incluir filmes em nossas músicas. O primeiro álbum nós tivemos talvez quatro. Tínhamos “Killer from the Deep”, que é Jaws, “We Who Are About to Die” era sobre Gladiator, “First Blood” era obviamente sobre Rambo. Fazia um tempo que não fazíamos isso, então pensamos, vamos fazer uma música para um filme. E meu filme favorito de todos os tempos é The Thing de 1982. Então, fazia sentido. Tínhamos uma música que não tinha nenhum assunto, e eu pensei, vamos fazer The Thing




Devido à pandemia global em andamento e ninguém sabe quando as bandas poderão fazer turnês novamente, no que vocês focarão a seguir? É difícil dizer. Estamos conversando com nosso agente de reservas e tentando reservar algo, mas é difícil porque ninguém sabe o que está acontecendo. Estamos pensando em agendar uma turnê pelo Reino Unido em 2022, mas nem isso sabemos. Há alguns festivais que marcamos na Europa. Há um festival no Reino Unido em agosto deste ano, e estamos apenas cruzando os dedos, na verdade. Não sabemos o que vai acontecer. Pode ser cancelado na próxima semana. Estamos apenas esperando e vendo. Estamos tocando de ouvido dia após dia. Estamos trancados há um ano e é chato pra caralho! Nós realmente queremos chegar lá.





Falando na capa do álbum, para Hell Unleashed, você trouxe o grande Michael Whelan de volta, já que ele criou a arte para Infected Nations. Como você o conseguiu para esta capa e discutiu muito do conceito de antemão? Eu conversei com ele por mais ou menos um ano antes mesmo de começarmos a fazer o álbum, porque eu queria trabalhar com ele novamente. Enviei-lhe algumas músicas novas e ele gostou muito. A arte já existia. Michael é, por falta de uma palavra melhor, uma lenda. Eu disse a ele que não tínhamos dezenas de milhares de dólares e, se ele tivesse alguma arte anterior, poderíamos licenciá-lo. Ele ouviu as músicas e disse que tinha algumas ideias da música. Ele mandou cinco, talvez seis ideias de trabalhos que já havia feito. Quando vimos, inicialmente não gostamos muito. Só quando aumentamos o zoom e colocamos o logotipo do Evile nele é que achamos muito legal. Então, perguntamos a ele se poderíamos usar aquele, e ele disse que sim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário