domingo, 16 de janeiro de 2022

MAJESTICA O melhor clima de Natal com um dos melhores discos conceituais no power metal da atualidade

 

A banda Majestica uniu com muita perfeição metal ao clima natalino com o melhor disco da carreira



Hoje a análise é em clima de Natal, e por isso vamos falar não só de uma música, mas de um disco inteiro. Ele se chama A Christmas Carol, e é um disco conceitual da banda de power metal sueca, Majestica.

É uma banda não tão conhecida, mas pela perfeição de sua obra, vale a pena separarmos um tempinho para falarmos sobre. O nome do álbum não é por acaso, ele foi totalmente baseado no livro homônimo do escritor britânico Charles Dickens.

Esse conto se tornou um clássico e já foi adaptado e referenciado diversas vezes no cinema e na televisão, desde personagens e contos da Disney, Looney Tunes, Muppets, Doctor Who e até mesmo na DC.

O livro, lançado em dezembro de 1843, conta a história de Ebenezer Scrooge, um homem mal-humorado e que não suporta o espírito natalino. E o disco inicia com uma faixa instrumental de mesmo nome do disco/livro.

As próximas duas faixas “A Christmas Story” e “Glory of Christmas” explicam e contextualizam um pouco sobre Scrooge.


Depois disso, certo dia o protagonista da história recebe a visita de um velho amigo que havia morrido há sete anos, dizendo que seu espírito não pôde descansar em paz já que não foi uma boa pessoa em vida, mas que Scrooge ainda tinha uma chance de mudar. Esse fato é citado na canção “Ghost of Marley”.

Depois de Scrooge recebe a visita de outros três espíritos, que lhe mostram partes de seu passado, seu presente, seu futuro provável e pós-morte. Esses acontecimentos estão presentes nas canções, “Ghost of Christmas Past”, “Ghost of Christmas Present” e “Ghost of Christmas to Come”, respectivamente.






Entre essas canções, temos “The Joy of Christmas” e também “This Christmas”, que já são parte da “conversão” de Scrooge em uma pessoa melhor.

O disco termina com a canção “A Christmas Has Come”, onde o protagonista muda completamente, passando a amar o espírito de Natal e a ser generoso com os que precisam.
]Todo esse desenrolar acontece de forma gradativa e foi feito com muita maestria, conseguindo mesclar a literatura clássica com o heavy metal. Outro ponto alto do álbum é que a banda usou várias melodias natalinas tradicionais, e as adaptaram para que se encaixassem ao álbum, fazendo a imersão ser ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário