domingo, 17 de dezembro de 2017

Obituary – Xecutioner’s Return (2007



Basicamente, no mundo da musica, existem duas escolas de construção musical. Existem aqueles que criam uma formula e seguem nela até o fim e aqueles que se reinventam, criam algo novo e surpreendente. Nos dois casos há sempre os que gostam e os que jogam pedras. a credito que o Obituary é o AC/DC do Death metal, pertencente a primeira escola.

Não digo que eles sejam preguiçosos e nem que essa formula seja batida, mas o grupo segue uma tradição – que quando alterou um pouco em “Back from The Dead”, não agradou muito – e toca com segurança, junta o que tem de melhor e quando há mudanças – e sim, eles são sutis, mas existem, não descaracteriza o conjunto – já imaginou um vocal limpo, ou teclados ou uma balada aqui? Claro que não. Por um play do Obituary é saber o que vai ouvir.

“Xecutioner’s Return”, foi lançado em 2007, ano conturbado para a banda, primeiramente pela perda do guitarrista Allen West, preso por dirigir bebado e condenado a oito meses de prisão. Houve também mudança na gravadora, o álbum saiu pela Candlelight Records e a produção ficou inteiramente nas mãos da banda. Ralph Santola, que já havia trabalhado com o Deicide e Death, assume a guitarra solo e acrescenta muito a banda com muitos solos inspirados.




No geral, este é um álbum que tem um pouco de tudo, desde as paletas características, ouvida ao longo de sua discografia. Um pouco de Thrash / hardcore em “Face Your God” e “Lasting Presence”, um pouco de death / doom semelhante em “Contrast the Dead”, está com um solos magnifico, e “In Your Head” e que tal um pouco de death ‘n’ roll? Em “Evil Ways” e “Drop Dead”, você encontrar – influenciado por Entombed. O álbum ainda tem o tradicional selo Morrisound Studios, que fez seu legado ao longo da cena do death metal da Flórida desde o seu nascimento.

O título nitidamente traz referência do primeiro nome da banda – quem a companha a cronologia conhece, se não conhece volta lá. A capa foi ilustrada pelo renomado artista Andreas Marschall, você encontrará o dragão, que aparece no logo de “The End Complete”, no que parece também ser as ruínas já descongeladas de “Frozen in Time” – continue acompanhando a cronologia que você verá a continuidade desta capa. Para o álbum foi produzido o clipe de “Evil Ways” e um DVD, “Live Xecution Party San 2008”, foi lançado ao mercado.

Faixas
1. Face Your God
2. Lasting Presence
3. Evil Ways
4. Drop Dead
5. Bloodshot
6. Seal Your Fate
7. Feel the Pain
8. Contrast the Dead
9. Second Chance
10. Lies
11. In Your Head


Formação
John Tardy – Vocal
Trevor Peres – Guitarrass
Ralph Santolla – Guitarras
Frank Watkins (R.I.P. 2015) – Baixo
Donald Tardy – Bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário