segunda-feira, 15 de maio de 2017

PHELAN Entrevista.



1 Como foi o início da banda Phelan lá em 2003? 

A banda surgiu após a resposta de Ismail Masri a um anuncio feito pelo guitarrista Tiago Rada e o baixista na época João Narciso. Esse anuncio foi deixado no site da radio rock de Curitiba e o que chamou a atenção era a convocação de musicos para formação de banda de Heavy metal com foco no autoral. Após a confirmação dos interesses em comum, o trio se reune e inicia o processo de composição das musicas, juntamente com a procura de musicos que compartilhavam do mesmo interesse para completar a formação da banda. Assim iniciamos a banda.
 2 A banda tem em sua discografia uma demo Eyes of fears (2005) e um ep Crossing Realities (2011), essa demo e o ep estão disponíveis para seus fãs? 

Certamente, tanto o Eyes of fear quanto o Crossing Realities se encontram disponiveis em diversas plataformas digitais. Os links referentes a estas plataformas podem ser acessados diretamente no nosso site oficial: www.phelanmetal.com

 3 Onde foram gravados tanto o ep quanto a demo? 

O line up da banda mudou nesse período o que isso traz a sonoridade do Phelan? Eyes of Fear foi gravado de forma integral no estudio Passagem de Som, em Curitiba, já o Crossing Realities gravamos apenas a bateria no Passagem de Som, o restante dos instrumentos foram gravados em home studio já que Santhiago Fernades (na época guitarrista e vocalista da banda) entendia bastante sobre gravação. A banda teve inúmeras mudanças em seu line up, mantendo hoje apenas Ismail Masri e Tiago Rada como os remanescentes da primeira formação. Entendemos que cada um dos integrantes que passaram pela Phelan deixou sua marca e contribuiu para o amadurecimento da banda. A sonoridade sempre teve como base o estilo heavy/Power metal e o principal, com características ligadas ao gosto em comum dos músicos que a integram. Quem ouvir a banda certamente irá notar que em cada música trazemos diferentes abordagens ao estilo, fruto das influencias e estudos de cada musico e também em conjunto, somadas as características de cada um dos integrantes. Essa base toda juntamente somada com todas as misturas citadas, dão a cara ao nosso som. 

4 A banda aposta no Power metal e metal tradicional todos sabemos que hoje em dia a música para muitos e descartável, pois você pode escutar diversas bandas e jogar fora de sua playlist. Como o Phelan vê o mercado fonográfico de um modo geral nos dias de hoje? 

Assim como o mundo está em constante transição, o mundo do mercado fonográfico também está. Entendemos que é um processo que acompanha a evolução da tecnologia e consequentemente da sociedade. Uma das principais características do fã de heavy metal é o amor incondicional ao estilo e também a fidelidade para com suas bandas preferidas. Entendemos que as ações de promoção/divulgação devem estar alinhadas a estes fatores. Temos todos que se enquadrar nessa rápida evolução, uma vez que nossa geração está cada vez mais atualizada e exigente.

5. Por que a banda demorou tanto tempo para gravar seu debut Crossilng Realities (2011) e como foi a aceitação dele no mercado?
 O hiato entre a gravação da demo Eyes of Fear e o Ep Crossing Realities ocorreu basicamente por mudanças constantes no line up, que fizeram com que a banda entrasse em períodos de baixa produtividade em termos de composições e também planos relacionados com futuro da banda. Sabemos que o entrosamento entre os músicos é um fator bastante importante no processo de composição, pois faz a música fluir de maneira natural e alinhada as propostas da banda. Uma vez estabilizado o line up, foi possível concluir composições em andamento e registrá-las neste EP. Referente a aceitação do Crossing Realities no mercado, tivemos uma otima aceitação a partir do seu lançamento, uma vez que esse EP nos serviu como cartão de visita e marcou o retorno da banda para a cena curitibana. A partir dele tivemos grandes oportunidades como, parcerias com grandes bandas da cena local, abertura de shows importantes, reconhecimento do publico ouvinte. Até hoje colhemos bons frutos desse trabalho

. 6 A banda Phelan já está na ativa a 15 anos, apostando no mesmo estilo. A banda segue fiel a o Power e heavy metal enquanto outras bandas procuram seguir as tendências do mercado fonográfico. Vocês nunca pensaram em mudar o estilo? 

Acreditamos que em primeiro lugar, nossa música precisa ser “ agradável ”a nós mesmos e condizente com a proposta da banda. De outra forma, não haveria verdade nas composições. Ao longo do tempo, fomos agregando outras influências e temáticas, como poderá ser conferido no próximo disco da banda que conta com alguns instrumentos e cantos típicos da cultura Guarani (flautas, percussão, harpa, etc). Nunca pensamos em mudar de estilo (pois somos amantes natos do heavy metal) e sim, nos perfeiçoar, reinventar e enriquecer o nosso som dentro do próprio estilo, sem precisar seguir tendências, que geralmente são passageiras. 

7 A banda está gravando seu novo albúm com o renomado Thiago Bianchi (vocalista da banda Noturnall e ex-vocalista da banda Shaman) no Fusão estúdio em São Paulo. Como está sendo trabalhar com um grande produtor? O álbum já tem nome definido?

 Trabalhar com o Bianchi vem sendo uma ótima experiência, aprendemos bastante durante o processo, inclusive sobre ser capaz de se superar como músicos. As músicas estão ficando cada vez melhores. O album se chamará “ Wise and Free”, terá 10 músicas e contará com a participação especial de Awaju Poty(pós doutor em cultura guarani e coordenador do curso de composição e regência da EMBAP) e Tupanju (filho de Awaju) tocando instrumentos típicos da cultura Guarani, enriquecendo e dando ambientação ao som. Algumas letras também abordam esta temática, de modo a divulgar, ainda que parcialmente, esta riquíssima cultura de nosso país.


8. Como banda analisa a cena metálica do Brasil e da sua cidade Curitiba? Quais são os pontos positivos e negativos e o que falta para melhorar? 

O Brasil é um grande celeiro de bandas de metal e em Curitiba não é diferente, temos grandes bandas em nossa cidade entre elas podemos citar a Semblant, Aquilla, Disharmonic Fields, Dragon Heart, Kattah,; além de muitas outras bandas que nos orgulham. Cada uma delas com sua abordagem,proposta e temas, porém de muita qualidade no seu som não deixando a desejar para nenhuma banda de fora do Brasil. Acreditamos que, em linhas gerais, os pontos positivos passam pela qualidade e diversidade de bandas, de diferentes categorias dentro do metal e também diferentes abordagens e temáticas. Geralmente os músicos de bandas de metal estudam bastante seus instrumentos e investem em equipamentos de qualidade, bem como procuram transmitir uma mensagem ou abordar temas interessantes em suas letras. O principal fator negativo, na nossa visão, é a falta de profissionalismo de algumas bandas, que pode ser demonstrada de várias maneiras, como: atrasar para passagem de som / início de show, postura/imagem desleixada, intrigas com outras bandas e assim por diante. Atitudes desta natureza acabam por afastar público em potencial dentro deste restrito nicho de mercado, que acabam optando por assistir/apoiar outras bandas, geralmente de fora do país, que oferecem a qualidade esperada em todos os aspectos, além do musical. Vale lembrar também que uma cena é contituida de três principais pilares: 1° Organizador dos shows que tem o comprometimento em realizar toda a estruturação, divulgação, line up. etc. 2° Banda: A qual tem que demonstrar profissionalismo e qualidade, comprometimento para com o evento em qual foi escalada e seguir as normas propostas para o bom andamento do evento. 3° Publico: a participação do público é fundamental para o sucesso da cena. Caso um desses fatores venha a falhar, teremos sim uma cena prejudicada.

 9 Agradeço a entrevista, o espaço é da banda, deixe um recado para os bangers que acompanham a HELL METAL ROCK? 

Agradecemos o espaço concedido pelos responsáveis pelo site, com certeza esse tipo de atitude serve para o fortalecimento da cena Metal. Agradecemos a possibilidade de expressão e divulgação da banda Phelan e aproveitamos para convidar a todos para acompanhar a banda através do site www.phelanmetal.com e nossas redes sociais, como www.facebook.com/phelanmetal onde estão disponíveis fotos e vídeos da gravação do álbum, além de links e atualizações das atividades da banda. No início do 2º semestre vamos lançar o álbum “ Wise and Free ” no qual cada integrante colocou o seu melhor, tanto nas músicas quanto nas letras. Fiquem ligados! Vem som novo da Phelan por aí ! Abraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário