segunda-feira, 15 de abril de 2024

ENTREVISTA Doro Pesch: levando sua música aos True Metal Maniacs









Divulgando o recente single “True Metal Maniacs”, lançado em 20 de dezembro de 2023, a rainha do metal Doro Pesch carinhosamente recebeu virtualmente em sua casa a imprensa da América Latina para uma entrevista coletiva, que na verdade se desenrolou em um bate papo para lá de descontraído.

A nova música trata-se de uma das cinco faixas bônus que acompanham a versão física de seu mais recente álbum, ‘Conqueress – Forever Strong And Proud’, a qual veio acompanhada de um vídeo clipe, que é um compilado de gravações de suas performances ao vivo no Wacken Open Air de 2023, no grande show de seu aniversário em Düsseldorf e, carinhosamente, no festival Monsters Of Rock, que aconteceu no Brasil também em 2023.

Anteriormente, a cantora já havia declarado que a faixa representa seu agradecimento aos fãs, que considera ser a força que a impulsiona e, inclusive, o segredo de se manter sempre jovem. Quando perguntada sobre qual o segredo para se manter com a mesma energia por todo o curso de sua carreira, a simpática alemã respondeu: “Ei, essa é uma resposta fácil. Não quero aborrecer todos vocês com minhas longas respostas. É uma palavra. São os fãs. São os fãs e pronto. Isso é tudo que é preciso. Quando vejo pessoas que amam música, nem precisa ser minha música… Mas você sabe, assim como amar música, ser apaixonado por alguma coisa, sabe, falar sobre outras bandas, falar sobre músicas ou fazer um show que me dê tanta energia e acho que isso me mantém jovem e eu adoraria fazer isso pelos próximos 40 anos, se assim for. Mas são os fãs, são as pessoas, são todos vocês. Adoro conversar com todo mundo e falar sobre as canções, sobre música, fico muito feliz quando posso falar sobre tudo isso. Provavelmente não sou muito boa falando sobre qualquer outra coisa. Você sabe, quando eu tenho conversas com amigas, e elas me dizem que compraram uma casa nova ou compraram móveis novos, então, cara, eu fico morta de tédio. E eu penso ‘do que eles estão falando? Esse não é o meu mundo’. Mas quando se trata de música, então eu me sinto viva, bem energizada e jovem. Então este é o meu mundo, claramente”.


Apesar da clara vocação para música e uma longa e próspera carreira, a cantora assumiu que ainda sente ansiedade e nervosismo antes de entrar nos palcos: “Sim, na verdade, ainda tenho medo do palco depois de 40 anos. Eu ainda estou tipo ‘oh meu Deus’. Eu ainda fico animada… Com medo do palco… É sempre como uma grande aventura. E quando é algo tão especial como por exemplo o Monsters Of Rock, não é como um pequeno show em um clube, é um grande momento, você sabe, e eu quero fazê-lo bem, sabe?! E sim… o medo do palco é terrível antes do show. Mas então, quando estou no palco, no primeiro segundo, quando canto a primeira palavra, então está tudo bem, tudo fica bem. Mas antes… oh Deus! Estou nervosa para diabo, sabe?! E às vezes eu penso ‘cara, eu espero que eu consiga’, porque é muita adrenalina, é como se você tivesse tomado 50 xícaras de café. É sempre tão sufocante e excitante ao mesmo tempo. Nos anos 80 eu precisava sair para vomitar no camarim e hoje em dia não preciso mais fazer isso, então estou um passo a frente… Era inacreditável. Eu ainda tenho medo do palco, mas eu não morro mais. Era terrível. Você quer fazer o bem. Você quer dar o seu melhor. Você quer dar tudo de si e é difícil quando há 50.000 pessoas ou 10.000 pessoas ou mesmo em um clube, mesmo 1.000 pessoas. É tipo ‘uau’ você sabe, sou apenas uma pequena pessoa vinda da Alemanha, de Dusseldorf, e de repente você tem que estar no palco fazendo o que tem que fazer… É sempre muito especial”.

O álbum recém-lançado surpreendeu com duas colaborações. Dentre elas, o ilustre Rob Halford, do Judas Priest: “Foi muito especial. Minha primeira turnê em 1986 foi com o Judas Priest. Sempre fui uma grande fã do Judas Priest. Nós fizemos o lendário Monsters Of Rock Festival, dois na Alemanha e um na Inglaterra, eram 80.000 pessoas e foi ótimo! E aí todos disseram ‘ok, vamos dar uma chance para essa banda’, que antes era o Warlock e nós fizemos uma turnê com o Judas Priest em 1986. Foi ótimo, foi incrível e nós viramos amigos e somos até hoje. Nós sempre nos vemos em festivais, já tocamos várias vezes juntos. No último ano nós tocamos juntos em um festival na França e estávamos agendados para tocar no mesmo dia. Estávamos passando um tempo no backstage, conversando, e então o Rob Halford estava me perguntando o que eu estava fazendo, eu respondi que eu estava terminando um álbum novo, que estava quase pronto. E aí nós estávamos um olhando para o outro e eu disse ‘Rob, você está pensando o mesmo que eu?’ e ele disse ‘sim! Vamos fazer algo juntos! Você tem algo em mente?’. Imediatamente eu respondi: “Living After Midnight”, pois fui nascida e criada com o álbum do Judas Priest e seria imensamente feliz se gravássemos esta música. Ele concordou e disse “ok, vamos fazer, mas tenho um pedido também, pois também tenho uma música que sempre quis gravar com você’. Perguntei qual era e ele me surpreendeu respondendo ‘Total Eclipse Of The Heart’. Eu disse a ele que não esperava por isso, que era uma escolha incomum. Mas ele disse ‘eu amaria gravá-la com você’ e agora eu estou no paraíso com dois duetos com o Rob Halford no álbum. Eu estou muito feliz. Foi bem inusitado, mas eu amo uma aventura e estou muito feliz com o resultado”


A segunda colaboração veio de forma inusitada, com o punk-rock de Sammy Amara da banda alemã Broilers: “Sammy já está no ramo há 30 anos. Eu sempre penso que é uma banda nova, mas o Boilers já tem uns 30 anos e eles são mais da pegada punk e eles me convidaram para participar de dois shows de Natal que eles sempre fazem. Nós somos da mesma cidade, Düsseldorf, e eles me convidaram para cantar uma música de Natal. Durante os ensaios, tudo foi muito divertido e bacana e nós acabamos decidindo tocar uma segunda música, que seria “Breaking The Law”. Nós fizemos estes dois shows e eles têm fãs totalmente diferentes dos meus. Os fãs deles são bem mais novos, entre 20 e 25 anos, eu usualmente tenho fãs um pouco mais velhos, mas foi totalmente louco! Tinha tanta energia por lá que foi ótimo. Então, depois do segundo show, eu liguei para o Sammy para agradecer pelo convite e pela experiência e disse ‘ei, Sammy, eu realmente estou finalizando meu álbum, mas você acha que devemos fazer algo juntos?’ e ele disse ‘com certeza!’. Então, algumas semanas depois eu fui até a casa dele pra trabalharmos em seu home studio e tivemos essa ideia de escrever sobre amizades profundas. Eu tenho duas coisas sobre as quais eu realmente gosto de escrever: amizade e “fighting the good fight” (lutar em uma boa batalha). E esta foi a última música que foi composta para o álbum. Já “Total Eclipse Of The Heart” foi a última a ser gravada para o álbum. E realmente foi bem no processo de finalização do álbum e eu percebi que muitas vezes, no último dia disponível, você pode aparecer com uma ideia maravilhosa e as coisas acontecem, é ótimo quando as coisas que você não planeja saem tão bem”.

Para o ano de 2024, Doro planeja participar de muitos festivais na América do Sul, além da turnê de promoção de seu novo álbum, e que pretende deixar que os fãs escolham quais músicas do disco querem ouvir. Além de, claro, todas as melhores músicas dos últimos 40 anos de sua carreira. “Há um novo DVD, um Blu-Ray, sendo produzido, e nele queremos apresentar o show do Wacken Open Air e o show de Düsseldorf [40º aniversário] e algumas coisas especiais, como um bootleg com takes do meu aniversário de 20 anos de carreira em que o Lemmy (Motorhead) aparece ensaiando, que considero um material muito especial e quero muito usar. Além disso, estamos planejando alguns vídeos e tem um em especial sendo feito, que vai levar bastante tempo para ser lançado pois é meu primeiro “comic video”. Eu já vi os primeiros dois minutos e é simplesmente ótimo e muito engraçado”.

Agradecimentos à Marcos Franke (assessoria Shinigami Records/Nuclear Blast) pelo contato para participação nesta entrevista coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário