segunda-feira, 25 de setembro de 2023

NEMOPHILA – Interview (2023)



NEMOPHILA é uma banda feminina de 5 integrantes formada em 2019. A banda está atualmente no meio de sua primeira turnê pelos Estados Unidos. Pudemos sentar com eles durante o SXSW e discutir vários tópicos, incluindo seu álbum recente e experiências de turnê. NEMOPHILA são: mayu (Vo.), SAKI (Gt.), Hazuki (Gt.), Haraguchi-san (Ba.), Murata Tamu (Dr.)

Os últimos meses foram bastante agitados para a banda, com o lançamento de Seize the Fate , sua turnê Zepp no ​​Japão e a turnê pelos EUA acontecendo atualmente. Parabéns!

NEMOFILA: Obrigado.

Muitas faixas de Seize the Fate mesclam vários gêneros com o metal, mas ainda mantêm o som e o clima de 'NEMOPHILA '. “炎天-ENTEN-” contém vocais e instrumentos tradicionais japoneses, “STYLE” apresenta rap e grunge, “Back into the wild” tem um som old school dos anos 80 e “Waiting for you” com elementos punk e idol. Na produção desse álbum a banda entrou com a intenção de explorar gêneros diferentes?

mayu: Então, com esse álbum, nossa prioridade número um foi decidir o que é NEMOPHILA? Qual é o som do NEMOPHILA? Essa foi a primeira coisa em que pensamos, no que estávamos realmente focados inicialmente, conversamos sobre isso, tomamos nossa decisão e começamos a fazer o segundo álbum.

Então, para este álbum, vocês também trabalharam com a mesma equipe de arranjos do álbum anterior, Akiyama-san e Oka-san em particular?

SAKI: Sim.

Muitos dos temas das letras das músicas trazem a mensagem positiva de superação, auto-capacitação e ser fiel a si mesmo. Isso vem nas músicas “REVIVE”, “RISE” e “A Ray Of Light”, para citar algumas. São inspiradas em suas próprias experiências de vida?

Mayu: Sim.

Espero um pouco mais de expansão nisso. (rindo)

SAKI: Então, a letra de “REVIVE” foi escrita por mayu, “RISE” foi escrita por mim e por mayu, e eu escrevi a letra de “A Ray Of Light”. Certamente, não é baseado nas minhas experiências de vida, quando começamos o NEMOPHILA, queríamos fazer música que focasse no positivo.

Muito legal, a maioria das músicas desse gênero não tem esse tipo de mensagem.

SAKI: Sim. Dependendo das músicas, não só da letra, mas também da composição da música, não é feita por uma só pessoa. Um membro pode fazer a letra ou a música, mas então nos reunimos e completamos junto com todos. Então. Sim, isso realmente varia de acordo com as músicas.

mayu: Então, sim, as músicas que escrevi são realmente baseadas em minhas experiências e emoções. Compartilhamos todas as nossas experiências juntos, porque como banda queremos passar uma mensagem positiva.

Várias faixas têm letras em inglês ou versões com letras em inglês, isso vai continuar?

SAKI e mayu: Sim.

A banda também escreve as letras em inglês?

SAKI: Sim. Escrevemos as letras em inglês e o tradutor irá corrigi-las ou corrigi-las se necessário.

(Para mayu) A última vez que te entrevistamos, você expressou o desejo de se envolver mais na composição de melodias, você teve a oportunidade de fazer isso desde então?

mayu: Ah, sim, definitivamente, então eu escrevi a música “RISE”, é uma música representativa para mim onde fui capaz de dar 100%, 100% de emoções e sentimentos nessa música, estou muito feliz com isso.


Algumas músicas você tocou ao vivo com bastante frequência, mas elas não foram gravadas. Existem planos para gravar “Night Flight”, “Breaking Out” ou “Blooming” ?

Mayu: Sim.

Tamu: Vai sair, por favor espere.

Então, eu tenho uma pergunta complementar: Tamu e Haraguchi-san participarão dos deveres vocais nessas músicas em particular, como fazem nas versões ao vivo?

Haraguchi-san e Tamu: (hesitantemente) hmmm, talvez?

(todos os membros rindo)

mayu: É Haraguchi-san quem diz 'Hai' bem no final de “ZEN”.

Fiquei me perguntando quem era quando ouvi pela primeira vez. Bem, vocês dois fizeram um trabalho maravilhoso no Blu-ray, espero que façam assim quando gravarem.

Haraguchi-san e Tamu: Obrigado.

Desde a última vez que conversamos; você lançou alguns videoclipes. Eu queria saber que tipo de contribuição você dá para os conceitos desses vídeos quando eles são feitos?

mayu: Sobre quais você gostaria de falar?

“ STYLE” para começar, o conceito disso, me perguntando se era uma ideia que a banda teve.

Haraguchi-san: A música em si era tipo, como devo dizer, extrovertida, infantil, talvez uma música no estilo de 'festa acontecendo'. Então, essa imagem que eu tinha, me inspirei nos Beastie Boys. Então, queríamos torná-lo um videoclipe interessante e engraçado.


Também fiquei curioso sobre o MV de “HYPNOSIS”, você criou a coreografia? Agora que penso nisso, isso também é feito quando tocado ao vivo.

Haraguchi-san: Sim, para “HYPNOSIS” foi meio desafiador para nós. Ter o diretor, os membros da banda e a equipe discutindo muitas coisas e resolvendo muitas coisas porque gravar um videoclipe no Japão é muito rigoroso. Então, todos nós nos reunimos, membros da banda, diretor e equipe – todos nós demos e contribuímos com todas as ideias. E então conseguimos fazer isso.

Tamu: Pessoalmente, gosto de onde Mayu dança.

Acordado.

mayu: Obrigado.

Você está prestes a encerrar sua turnê pelos EUA, como tem sido a experiência até agora? Além disso, acredito que o Japão ainda tem algumas restrições limitadas devido ao COVID, então imagino que já faz algum tempo que se apresenta para um público que pode se expressar plenamente junto com a banda. Só estou me perguntando como tem sido.

mayu: Então, como você disse, a regulamentação no Japão para o COVID ainda é rígida, o público tem que usar máscaras. Finalmente, como talvez há um mês, o público pode gritar como se estivesse usando uma máscara. Então, sim, nos EUA ninguém precisa usar máscara, todos podem gritar, podem mergulhar ou fazer mosh, fazer o que quiserem. Então, é ótimo ver isso, aproveitar aquele momento com o público e ver a emoção honesta, a resposta honesta do público dos EUA. Sim, é muito bom ver isso. Isso nos deixa muito felizes.

Hazuki: Fazendo shows aqui, você sabe que nós nos apresentamos em locais pequenos também, e a distância do público é muito próxima. Você poderia dizer que não há distância, então você pode ver todas essas coisas e como o público nos EUA é tão aberto sobre seus sentimentos e emoções, mais do que o público japonês. Então, sim, é emocionante para nós, muito emocionante e às vezes quase choro. Recebemos muito poder do público.

Tamu: Essa turnê pelos EUA é difícil, é realmente desafiadora, mas é algo que está realmente nos melhorando, melhorando nossas habilidades emocionalmente, tecnicamente e fisicamente. Estamos apenas pensando nisso, saltando para o próximo nível, então é uma ótima experiência.

SAKI: Garotas na turnê pelos EUA, há muitas garotas nos locais, e elas falam mais alto que os garotos, você sabe, e estão gritando 'Hara-chan'. Então, estou muito feliz em vê-los e ouvi-los gritar.

Esta é a sua terceira vez nos EUA, tendo aparecido anteriormente no Aftershock e tocado no lendário Whiskey a Go Go. Teve algum significado especial para você tocar naquele local, dada a sua história?

mayu: Quando nos apresentamos no Whisky, senti que muitos do público realmente não sabiam sobre o NEMOPHILA ou talvez certamente soubessem sobre nós, mas não sabiam completamente que tipo de banda éramos. No Whisky acho que conseguimos mostrar para eles, apresentar o que é NEMOPHILA. E conseguimos fazer isso ainda mais no Aftershock devido ao público maior, já que é um festival grande. Então, sim, estamos felizes por termos conseguido fazer isso no Whiskey and Aftershock. O efeito de fazer esses shows nesses dois locais foi muito grande, porque para a turnê pelos EUA que estamos fazendo agora, podemos obviamente ver novos fãs vindo aos nossos shows. Vemos mulheres chegando. Vemos crianças, de muitas raças diferentes. Sim, obviamente podemos notar novos fãs e estamos muito felizes em ver isso.

Tamu: Sim, o Whisky foi nosso primeiro show no exterior. Havia alguns membros da banda que não estavam aqui, era a primeira vez deles nos EUA. Então, foi realmente um grande desafio. Estávamos com medo e assustados. Um grande desafio, mas sim, no geral, tudo terminou nesta turnê pelos EUA e pudemos ver o resultado com nossos olhos. Então, sim, é ótimo.

SAKI: Sobre o Whisky, fiquei muito decepcionado com o nosso desempenho, senti que não estamos bem, pois eles não estão reagindo muito. Então pensei que quando estava tocando no Whisky, depois que voltamos para o Japão, treinamos mais do que nunca. Fizemos muitas coisas para mudar nosso desempenho. Sim, foi bom fazer o show do Whiskey porque nos deu muita motivação para trabalhar mais. Para mim, o público parecia estar apenas filmando e não se divertindo muito. Então, pensei que não tivemos um desempenho de bom nível no Whisky.

Fico surpreso em saber disso, amigos com quem conversei que foram lá, disseram que vocês foram excelentes.

SAKI: Sério? (risos)

Talvez seja mais uma questão cultural com o público ocidental filmando tanto em seus telefones agora?

SAKI: Sim, mas foi a mesma coisa no primeiro dia da turnê pelos EUA, eles também estavam filmando, mas também pareciam estar se divertindo. Então, fiquei tão aliviado quando fizemos o show no GOLDFIELD TRADING POST. (Primeiro show da US Tour)

Como mencionei anteriormente, você também tocou no Aftershock e ontem no SXSW. Quando toca no exterior, você tem preferência entre tocar em um local individual ou em um festival?

mayu: Pessoalmente, para mim, porque só preciso de um microfone. Então, você sabe, um festival como o Aftershock, onde há muitas outras bandas e muitos grandes públicos; Sim, é ótimo. É divertido e eu gosto disso, mas sinto que os outros membros estão tendo dificuldades quando se trata de festivais, trocando e configurando equipamentos, etc.

Quando não está se apresentando, você teve a oportunidade de participar de alguma atividade divertida ou provar a culinária local?

mayu: Fomos ao centro espacial da NASA em Houston.

SAKI: Então, ficamos no Airbnb, foi muito divertido ficar junto com os membros e funcionários. O Airbnb foi chamado de castelo. Fizemos um talk show ao vivo a partir daí. Herman Li da DragonForce veio nos visitar.

Seria legal se vocês pudessem fazer uma turnê juntos, eu sei que eles fizeram com o LOVEBITES, então talvez haja um precedente aí.

SAKI: Ah, sim, eles fizeram uma turnê pelo Reino Unido.

mayu: Então, no Airbnb, Hazuki estava fazendo uma omelete e ficou perfeita.

Hazuki: Mestre dos ovos!

(Todos rindo)

mayu: Ela se tornou uma mestre de ovos.

(Mais risadas)

Se vocês estão procurando mais coisas para fazer no Texas, vocês têm a temporada das flores de cerejeira no Japão, aqui no Texas temos a temporada dos bluebonnets nesta época do ano, não sei se vocês já os viram, vocês deveriam poder vê-los crescendo nas margens das estradas.

Tamu: Uma coisa que me surpreendeu estar aqui, as diferenças de culturas, eu gosto de caminhar, mas aqui vamos a maioria dos lugares de carro (por questão de segurança), quando poderíamos facilmente caminhar.

Tendo feito uma turnê pelos EUA agora, a banda tem algum outro plano futuro no exterior?

SAKI: Gostaríamos e estamos ansiosos por isso, sim.

Ainda neste tópico, há uma coisa que gostaria de mencionar rapidamente porque sei que o México era originalmente uma das datas da turnê. Há alguns anos, fui à Cidade do México para ver a apresentação da LiSA lá. Esses fãs têm a mesma energia e entusiasmo dos fãs japoneses. Então, acho que todos vocês adorariam se apresentar no México.

SAKI: Nós definitivamente adoraríamos.

(Para SAKI) Percebi que NEMOPHILA apoiará Demon Kakka de Seikima-II. Eu queria saber o que você acha disso, já que acredito que Seikima-II é sua banda favorita.

SAKI: Eles são minha banda favorita e também a banda de heavy metal mais famosa do Japão. Então, essa oportunidade tem um significado muito especial para a nossa banda. Estou um pouco nervoso porque ele é muito rígido, no bom sentido, muito profissional.

Eu entendo que no seu show de 4º aniversário, -Rizing NEMO-, você se apresentará no Tokyo Garden Theatre. Eu olhei para o tamanho do local e pensei 'uau, isso é incrível!' Então, eu queria saber, você já pensou que a popularidade da banda cresceria tão rapidamente?

Mayu: De jeito nenhum.

Tamu: É um desafio para nós.

A capacidade não é de 7000 ?

SAKI: 8000

Muito impressionante, isso é tão legal.

Haraguchi-san: Queremos que os fãs americanos venham nos apoiar.

Acho que já faz quase um ano desde que a banda fez seu último cover no YouTube. Eu queria saber se há planos de fazer mais no futuro. Eu sei que os fãs estrangeiros realmente gostam deles.
( nota do editor: esta pergunta foi feita uma semana antes do upload do cover da banda de “Walk” do Foo Fighters)

mayu: Sim, sim, definitivamente.


Bem, se você está procurando sugestões, eu adoraria ver um cover de “No, No, No” do Def Leppard, ou talvez uma enquete no Twitter para ver o que os fãs gostariam de ver a seguir.

Tenho certeza que é autoexplicativo, mas qual é a mensagem que você está passando aos seus fãs com o título da faixa final do seu último álbum, “Soaring ~ to be continue ~ “?

mayu: A música é um longo caminho, mas há uma parte onde todos podem cantar como se fosse um refrão, onde o público e a banda podem cantar juntos. Então, para mim, a grande mensagem é que você sabe que em toda a Covid havia regulamentos onde as pessoas não podiam aproveitar totalmente os shows. As pessoas não podiam cantar ou abrir mão de qualquer voz no local, certo? Então, eu gostaria de cantar junto e cantar essa música junto com todo mundo no mundo. Cantar essa música juntos, essa é a mensagem forte que eu coloquei para os fãs, para essa música.

Tamu: Quando comecei a fazer essa música, estava pensando no futuro. A mensagem centrou-se no futuro. Que tipo de futuro a banda teria? Que tipo de futuro teria alguém que estivesse ouvindo essa música? Então, a mensagem que eu queria dar aos fãs é pensar no futuro deles. Pense no nosso futuro.

Obrigado a todos pelo seu tempo, desejo-lhes boa sorte no restante da turnê e nas demais atividades que planejaram para o resto do ano.

Site NEMOPHILA: https://nemophila.tokyo/
NEMOPHILA Twitter: https://twitter.com/NEMOPHILA_band
NEMOPHILA YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCvoAeGZoC8giXP59NOZABIA

mayu Twitter: https://twitter.com/my_rock_11
SAKI Twitter: https://twitter.com/_chakixx_
Hazuki Twitter: https://twitter.com/mochimochimuuch
Haraguchi-san Twitter: https://twitter.com/haraBCN_sunchan
Twitter de Tamu Murata: https://twitter.com/tamu_murata_dr

Pré-encomende o Blu-ray do próximo show do NEMOPHILA no CDJapan!
NEMOPHILA TOUR 2023 -Seize the Fate-

Nenhum comentário:

Postar um comentário