sexta-feira, 23 de abril de 2021

BIOGRAFIA: JOEY JORDISON – O PEQUENO NOTÁVEL

 



Nascido Nathan Jonas Jordison, no hospital Mercy, na cidade de Des Moines, Iowa/EUA, em 26 de abril de 1975, Joey Jordison começou cedo a desenvolver seu interesse pela música, aprendendo a tocar violão e bateria. O pequeno garoto cresceu na área rural fora de Waukee, Iowa. Por influência de seus pais, que aos sábados o colocavam sempre em frente ao rádio ao invés da TV, ainda na tenra idade, ele teve a música como companheira. No começo, tocava guitarra, recebendo seu primeiro kit de bateria aos 8 anos.




Devido a separação de seus pais, desde cedo Jordison sentiu a necessidade de ser o homem da casa, uma vez que passou a morar com sua mãe e irmãs. Isso fez com que ele amadurecesse ainda muito jovem. No seu tempo de escola era muito introvertido, não tendo muitos amigos. Por dar mais foco à música, suas notas não eram das melhores. No entanto, essa tendência era forte nele, envolvendo-se em vários projetos, tanto que formou sua primeira banda, chamada Grave, na adolescência e aos 15 anos uma banda chamada Modifidious, tocando bateria. Por causa da velocidade dos sons desenvolvidos por tais bandas, ele expressou desejo em tocar numa banda de trash metal. Abriu-se então novos caminhos para tocar diante de multidões com outras bandas de apoio, que incluíam nomes que viriam a integrar futuramente o Slipknot. Ainda no começo dos anos 90 chegaram a lançar duas demos.


Após concluir seus estudos, Jordison foi contratado para trabalhar numa loja local de discos chamada Musicland. No ano seguinte, passou a trabalhar no turno da noite, por decisão pessoal numa garagem, em Urbandale, também em Iowa. Sua preferência pelo turno da noite era para deixar a semana livre para se reunir com os amigos para ouvir música. A banda Modifidious foi desfeita em 1995 por questões de mudança no interesse em relação ao trash e death metal. Uma nova banda foi proposta, chamada The Reject’s, sendo que nesta Jordison tocava guitarra, apenas em shows. Em setembro daquele ano, enquanto trabalhava, Jordison foi abordado com relação a uma vaga em novo projeto que estava sendo formado, chamado The Pale Ones, aceitando o convite.Seu início não foi dos melhores, pois sofreu uma série de preconceitos, além de sua entrada na banda ser muito discutida por parte de alguns membros já definidos. Porém, sua dedicação lhe rendeu respeito e admiração. Era o primeiro a chegar e o último a sair, além de ajudar na criação e produção dos inúmeros trabalhos que estavam sendo desenvolvidos. Por ser muito baixo (1,60m) e muito competente, recebeu a alcunha de Pequeno Notável”. Isto tem rendido a ele uma série de participações em diversos projetos, além de seu trabalho formal. Jordison sempre preferiu a guitarra ao invés da bateria, embora seja muito mais conhecido como baterista.





Assim, ao passo que os anos 90 iam passando, a banda reuniu um “exército” de músicos, fazendo a sua primeira performance ao vivo em 4 de dezembro de 1995, em um clube chamado CroBar. Na ocasião usaram o nome Meid. No ano seguinte, lançaram sua demo de estreia, chamada “Mate. Feed. Kill. Repeat”. Interessante dizer que o baterista original era Shawn Crahan. Com a entrada de Jordison na bateria, Shawn passou para a percussão. Foi Joey Jordison que sugeriu mudarem o nome da banda para Slipknot, devido à musica de mesmo nome presente na demo de estreia. Nesta época também, começaram a usar o que se tornou uma de suas marcas registradas, a utilização de máscaras e roupas grotescas.

O álbum de estreia, homônimo, foi lançado em 1999 com Corey Taylor (vocais, #8), Jim Root (guitarra, #4), Mick Thomson (guitarra, #7), Paul Gray (baixo, #2), Craig Jones (teclados, #5), Joey Jordison (bateria, #1), Shawn Crahan (percussão, #6), Chris Fehn (vocais/percussão, #3) e Sid Wilson (DJ, #0). Jordison era o número 1 porque significa “começo”. Na maioria das vezes era ele quem colocava o primeiro tijolo na construção das músicas. Sua máscara original era um kabuki japonesa branca, simples e sem expressão. Isso representava bem o temperamento do Jordison, que apesar de muito falador, não costumava demonstrar seus sentimentos, se estava alegre ou com raiva, pois sempre escondia suas expressões, sem os outros saberem o real sentimento por detrás delas.




A saída de Joey Jordison do Slipknot, no final de 2013, surpreendeu aos fãs e rendeu muitas discussões, tendo o próprio Jordison desmentido sobre sua saída. 3 anos depois, ele revelou que sua saída se deu por motivos de doença, que o estavam atrapalhando de tocar, identificando a causa como uma esclerose múltipla de nome mielite transversa.


Logo após a saída de Joey Jordison do Slipknot, este formou a banda Scar the Martyr, com fortes influências de metal industrial e pós-punk. O STM lançou um único álbum, homônimo, ainda em 2013. Após seu afastamento, pelos motivos descritos acima, Joey Jordison retornou, desta vez com uma nova banda chamada Vimic, com os mesmos integrantes do STM, com a adição do vocalista Kalen Chase, que lançou 3 singles, sendo Simples Skeletons o primeiro e na sequência She Sees Everything e My Fate.





Joye Jordison é um músico dedicado e sua dedicação à música e performances levaram-no a trabalhar com muitas outras bandas e grandes nomes durante sua carreira, como Rob Zombie, Metallica, System of a Down, Marilyn Manson, Korn, Ministry, Otep, Satyricon e 3 Inches of Blood, para citar alguns. JJ é considerado um dos melhores bateristas dos últimos 25 anos e com certeza seu legado ficará marcado na história do rock pesado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário