segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Entrevista Saxon




Biff Byford do Saxon. Crédito: Leca Suzuki




O Saxon veio ao Brasil para uma série de shows da turnê Seize The Day World Tour. As apresentações do grupo aconteceram em Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, antes de seguir para os demais países da América Latina, com shows na Argentina, Colômbia, Chile e México com os sucessos de quase 50 anos de carreira.

Em sua vinda ao país, Biff Byford conversou com o Wikimetal e comentou sobre a felicidade de vir à América Latina: “Temos muitos fãs aí, então estamos prontos para nos divertir bastante”.

O grupo, com suas cinco décadas de estrada, é um dos grandes clássicos do heavy metal e do New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), categoria essa que foi dada ao Saxon pela mídia especializada e não por eles: “Nós não queríamos começar um movimento, eu acho. Eu acho que jornalistas queriam começar um movimento desse. Quer dizer, tinham bandas grandes naquela época como Judas Priest, Motorhead, bandas assim. Nós éramos meio que de uma geração diferente. Depois você [Iron] Maiden e Def Leppard, sabe. Só aconteceu porque somos ingleses.”

Byford também comentou sobre o legado que o Saxon deixará: “Se algum fã novo acabar gostando da banda, ele pode ouvir basicamente de graça. Sabe, você pode voltar para 1980 e ouvir o que as pessoas estavam animadas na época. Então eu acho que a coisa mais importante sobre legado é que você sabe que sua música nunca vai ser deletada e as pessoas sempre vão poder ouví-la. Isso é o incrível das redes sociais.”

Ele finalizou dizendo que “o legado da banda é o que estamos escrevendo, é o legado de toda vez que saímos em turnê e [o legado] de todos os álbuns que escrevemos.”

O músico também demonstrou admiração por bandas que estão há muito tempo na estrada como o Saxon ou até mais. “Todo mundo que ainda está escrevendo músicas mesmo depois de 20-30 álbuns, eu acho que é de se admirar. Por exemplo, The Rolling Stones. Você precisa admirar esses caras porque eles ainda estão fazendo álbuns, ainda estão na TV vendendo [esses álbuns]. Eles ainda estão em turnê e tendo uma vida rock and roll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário