sexta-feira, 27 de maio de 2022

BELPHEGOR ESTREIA O NOVO SINGLE “VIRTUS ASINARIA – PRAYER”

 



A banda Blackened Death Metal, Belphegor, lançará seu 12º álbum de estúdio, “The Devils”, pela Nuclear Blast em 24 de junho. O segundo single é “Virtus Asinaria – Prayer” e acaba de estrear online. As pré-encomendas para o álbum, que foi mixado e masterizado por Jens Bogren (At The Gates, Kreator), estão disponíveis aqui.


O vocalista/guitarrista, Helmuth Lehner, comentou:


“Nosso novo vídeo para a faixa ‘Virtus Asinaria‘ combina a bizarra procissão ao vivo do Belphegor com um ritual íntimo de enxofre, paixão e sangue, pois ele se levantará, bode herege de carne e luxúria! Representa o que o Belphegor sempre representou: liberdade e a eterna manifestação espiritual e corporal do pecado carnal neste mundo podre!”

Track listing:



01. The Devils
02. Totentanz – Dance Macabre
03. Glorifizierung Des Teufels
04. Damnation – Hölensturz
05. Virtus Asinaria – Prayer
06. Kingdom Of Cold Flesh
07. Ritus Incendium Diabolus
08. Creature Of Fire
09. Blackest Sabbath 1997 [Digipak bonus track]





quinta-feira, 26 de maio de 2022

JEN MAJURA SOBRE SEPARAÇÃO COM EVANESCENCE: ‘NADA DISSO FOI DECISÃO MINHA’




Jen Majura diz que não foi decisão dela se separar do EVANESCENCE . A saída de Jen da banda de Amy Lee foi anunciada através da mídia social no sábado (21 de maio). Confira a matéria no link abaixo:


Evanescence: Jen Majura deixa a banda

“Foi um capítulo muito especial na banda com nossa querida amiga Jen Majura , mas decidimos que é hora de seguirmos caminhos separados”, disse o EVANESCENCE em um comunicado. “Nós sempre a amaremos e a apoiaremos, e mal podemos esperar para ver o que ela fará a seguir! Somos muito gratos pelos bons momentos e ótimas músicas que fizemos ao redor do mundo juntos.“

“Estamos trabalhando duro para ensaiar para nossa próxima turnê e teremos algumas notícias empolgantes sobre a nova formação nos próximos dias, então fiquem ligados”.

Algumas horas depois, Jen foi às suas redes sociais para esclarecer: “Sinto a necessidade de dizer que nada disso foi uma decisão minha! Não tenho ressentimentos contra ninguém e desejo tudo de bom ao EVANESCENCE . Memórias destes últimos anos, sou grata.”


A música de 38 anos, que se descreve como “meio-asiático que vive na Alemanha“, ingressou no EVANESCENCE em agosto de 2015 como substituto de Terry Balsamo .

Pouco depois de conseguir o show, Majura falou com EMP Rock Invasion sobre como ela se conectou com o EVANESCENCE . Ela disse: “Meu nome foi de alguma forma recomendado por um doce amigo meu, Alex Skolnick do TESTAMENT , e Dave Eggar – ele também é conhecido como um violoncelista muito bom, e ele é um músico que trabalha em Nova York. este e-mail estava aparecendo: ‘Você está interessado em participar…?’ E eu fiquei tipo, ‘Que porra é essa?’ Então eu parei de respirar até meu rosto ficar meio azul. E depois, eu fiquei tipo, ‘Ok, eu tenho que ler de novo.’ Três dias depois, encontrei-me de repente em um avião, voando para Nova York para conhecer Amy Lee. E tivemos algumas conversas muito, muito legais. Ela é uma pessoa incrível. Ela é uma ótima musicista. E então me encontrei de repente dentro de seu império chamado EVANESCENCE .”

Sobre o fato de que ela nem precisou fazer uma “audição” para EVANESCENCE , Jen disse: “Sim. Para ser honesta, eu estava meio preocupada. Eu disse [ Amy ], ‘Você quer que eu traga minha guitarra?’ E, ‘Você gostaria que eu fizesse um teste?’ E ela estava totalmente, tipo: ‘Não, eu sei que você pode tocar. Eu vi muitos vídeos de você. E eu conheço sua experiência ao vivo e você está em turnê pelo mundo, então… Não, apenas venha e vamos ter um pouco de comida e conversa. Sim, e é isso. Então, na verdade, o que me surpreendeu muito, muito, foi que ela realmente tinha outro guitarrista em sua lista, e esse era o guitarrista de Alice Cooper [ Nita Strauss ]. E ela’ … Isso é, tipo… eu ainda não consigo acreditar.”

Em 2019, Lee disse que estava feliz por ter Majura na banda. “Ela acrescentou muito aos nossos shows ao vivo porque ela é uma cantora”, explicou Amy . “Foi uma coisa realmente incrível ter vocais de fundo ao vivo pela primeira vez. Eu sou um grande fã de vocais em camadas, e ter isso melhor representado em nosso show foi um avanço legal para mim. E também, ela é simplesmente radiante. Ela tem uma ótima atitude, personalidade divertida, muito envolvente, matadora no palco, então ela tem sido uma adição divertida à nossa família. E, claro, é incrível ter outra garota na banda pela primeira vez.”


Majura lançou dois álbuns solo até agora, “Jen Majura” de 2014 e “InZENity” de 2017 .

No ano passado, o EVANESCENCE lançou “The Bitter Truth” , seu primeiro álbum em 10 anos.

Fonte: https://blabbermouth.net/news/david-draiman-on-upcoming-disturbed-album-its-about-90-percent-heavy-as-fk

quarta-feira, 25 de maio de 2022

SLAYER: O ESPETACULAR DO THRASH METAL!

 



Sempre que o termo Thrash Metal é mencionado, alguns nomes são automaticamente associados em nosso subconsciente e, certamente, um desses nomes é o do Slayer. A banda sobreviveu ao passar das décadas e se tornou um sinônimo de música rápida, agressiva, visceral e blasfemadora. Como esta é uma semana dedicada aos norte americanos, nada melhor do que se aprofundar um pouco no início espetacular do quarteto que abrange o período que vai de 1981 à 1991.

Adentre seu Delorian, aperte os cintos e vamos viajar no tempo!

O ano é 1981. Quis o destino que dois jovens guitarristas se encontrassem ocasionalmente em uma audição e, após uma conversa informal, estes jovens perceberam que tinham em comum a vontade e a vitalidade necessária para montar uma banda que mudaria o curso da história da música pesada. Kerry King e Jeff Hanneman se entenderam de imediato e, para dar vida ao sonho, recrutaram o baixista e vocalista Tom Araya. O jovem Tom era um velho conhecido de Kerry King e ambos já haviam tocado juntos em outra banda. Ainda faltava alguém para ocupar o posto de baterista, mas isto seria resolvido com uma pizza. Sim, Kerry King conheceu Dave Lombardo enquanto o mesmo trabalhava entregando pizzas na região e, quis o destino outra vez, que o rápido bate-papo entre os dois revelasse um dos dons natos de Lombardo: tocar bateria. O rapaz foi convidado para uma jam session e, pronto, a formação clássica do Slayer estava reunida.



No início, a banda foi movida pela paixão de Kerry King pelas bandas britânicas e pelo movimento denominado NWOBHM, que estava em ebulição no Reino Unido. O Slayer tocava em pequenos clubes, bares e festas, nesta época os set lists eram todos baseados em músicas do Judas Priest, Iron Maiden e outras. Apesar da sonoridade mais voltada ao Heavy Metal tradicional, o quarteto adotava um visual chocante repleto de referências ao satanismo e dava uma roupagem mais agressiva às músicas. Foi em uma destas apresentações no sul da Califórnia que Brian Slagel os assistiu pela primeira vez. Slagel era o fundador da Metal Blade Records e começava a causar rebuliço na cena com as míticas coletâneas “Metal Massacre”. Reza a lenda que foi quando o Slayer executou uma versão absolutamente brutal de “Phantom Of The Opera”, do Iron Maiden, que Brian não teve dúvidas e resolveu convidá-los para participar da edição de número III da “Metal Massacre”.

O Slayer gravou a faixa “Agressive Perfector” para a compilação e, de quebra, conseguiu um contrato de distribuição de seu primeiro álbum, porém, eles teriam que bancar as gravações com dinheiro próprio. Tom Araya não pensou duas vezes e ofereceu todas as suas economias, Kerry King conseguiu o restante do valor com seu pai e, em novembro de 1983, o Slayer levou apenas três semanas para gravar, mixar, prensar e lançar o clássico “Show No Mercy”. O álbum chegou às lojas no dia 3 de dezembro e, à partir de então, nada foi como antes.


Em termos de musicalidade, “Show No Mercy” era um apanhado de canções de Heavy/Speed Metal com um toque a mais de peso e uma temática satanista que causou bastante impacto na época. O Thrash Metal é quase inexistente no álbum de estréia, mas mesmo assim, “Black Magic” já traz alguns padrões importantes que ajudariam a moldar a sonoridade Thrash clássica da banda nos próximos trabalhos. No geral, quase todas as músicas soam como se o Judas Priest ou o Iron Maiden tivessem tomado anabolizantes e feito músicas mais malvadas e brutais. Dentre os diversos grandes momentos do disco, destacaram-se “Evil Has No Boundaries”, “The Antichrist”, “Die By The Sword” e a já mencionada “Black Magic”. Na turnê de divulgação, o Slayer viajou no camaro de Tom Araya, que rebocava um trailer velho onde iam à bordo músicos, amigos, bebidas, instrumentos e equipamentos. A tour rendeu certa popularidade para a banda e isto refletiu nas vendagens do álbum que ao final da excursão registrou 20 mil cópias vendidas e se transformou automaticamente no maior sucesso comercial da Metal Blade Records até então.
Em 1984, ao invés de um novo álbum de estúdio, o Slayer gravou o EP “Haunting The Chapel”. Este EP trouxe uma tremenda revolução para a musicalidade da banda e faixas como “Captor Of Sin” e, principalmente, “Chemical Warfare”, apresentavam uma guinada sem volta para o que conhecemos hoje como Thrash Metal. Ali estavam muitos dos padrões musicais que o estilo adotaria e diversas bandas começaram a beber nesta fonte. Após uma breve turnê, a “Haunting The West Coast tour”, Kerry King se afastou do Slayer durante alguns meses e acabou entrando no Megadeth. Jeff Hanneman chegou a ficar preocupado e cogitou a entrada do guitarrista Randy Piper, do WASP, em seu lugar. Contudo, a permanência de Kerry na banda de Dave Mustaine durou apenas 5 shows. Kerry King retornou ao Slayer para a Combat Tour e, em 16 de novembro de 1984, gravaram o ao vivo “Live Undead”.

Em 1985, mais confiantes e experientes, a banda parte para a gravação de seu segundo full lenght e, contrariando as expectativas, ao invés de focarem naquela musicalidade que vinha sendo lapidada e que havia resultado na faixa “Chemical Warfare”, resolvem compor músicas mais complexas, mais longas e cheias de viradas. “Hell Awaits” soava quase como um novo começo para o Slayer e, apesar de ter agradado sua base de fãs, também influenciou na criação de um outro estilo que começava a surgir: o Death Metal. Sua estrutura rítmica progressiva e ao mesmo tempo visceral, não era o que se esperava do recém criado Thrash. Composições como “Hell Awaits”, “Kill Again”, “At Dawn They Sleep” e “Crypts Of Eternety” era o Metal sendo levado a um outro nível de evolução ainda não desbravado.




A repercussão foi das melhores e o disco rendeu inúmeros prêmios neste ano para a banda. Desde “álbum do ano” e “melhor performance ao vivo”, até prêmios individuais como “melhor baterista”. Tal sucesso acabou por chamar a atenção de uma outra gravadora, a Def Jam Recordings, que apesar de maior e melhor estruturada, era especializada em artistas oriundos do Rap. O Slayer recebeu uma proposta de assinar com o selo e isto possibilitaria a banda trabalhar com o experiente produtor Rick Rubin. Eles toparam o desafio e, em 1986, partiram para a gravação de seu terceiro trabalho de estúdio.

Deixando se influenciar até a página dois, o quarteto aceitou a sugestão do produtor e compôs músicas menores que as músicas do disco anterior, porém, a fúria dessas músicas foi algo jamais visto até então. Ao mesmo tempo que as esmagadoras “Angel Of Death” e “Raining Blood” traziam o que se esperava do Slayer, o disco de forma geral era composto por faixas de curta duração (dois ou três minutos cada) e era veloz, muito veloz, extremamente veloz…



A brutalidade de “Reign In Blood” era algo estarrecedor e isso não passou despercebido. A criatividade dos integrantes estava em profusão nesta época e mesmo em músicas curtíssimas como “Altar Of Sacrifice” e “Jesus Saves”, a quantidade de riffs, mudanças de andamento e variações rítmicas era absurda, nada parece ter sido colocado neste disco por acaso.

No dia 7 de outubro de 1986, quando “Reign In Blood” chegou às lojas, o mundo da música pesada conheceu o disco definitivo que trouxe grande parte dos principais pilares de sustentação do Thrash Metal. O compacto moldou o gênero como poucos e ditou padrões, passou a ser referência e álbum de cabeceira dos demais músicos da cena. Enquanto o Metallica ganhava os holofotes no mainstream, o Slayer se consolidava como rei supremo do underground.





Tal reconhecimento rendeu à banda a sua primeira turnê mundial, a “Reign In Pain Tour”. E nesta excursão aconteceu a primeira debandada de Dave Lombardo, que decidiu abandonar a turnê alegando que a gravadora não estava pagando os músicos de acordo com o que havia sido combinado. Para seu lugar, chamaram Tony Scaglione, do Whiplash, que acabou tocando nos shows restantes, porém, em 1987, Lombardo resolveu retornar ao seu posto de origem.

Em 1988, era chegada a hora de gravar o sucessor de “Reign In Blood” e o Slayer tinha um baita problemão para resolver, já que todos os músicos estavam 100% conscientes que tinham tocado no limite no álbum anterior e qualquer coisa que gravassem naquele momento, não seria rápido o suficiente, brutal o suficiente e, principalmente, seria exaustivamente comparado com o que fizeram em “Reign In Blood”. Foi aí que Tom Araya achou uma solução bastante eficaz e propôs que a banda gravasse um disco totalmente diferente, pois a única forma de não haver comparações era não haver como comparar. Dessa forma, “South Of Heaven” foi composto propositalmente para ser mais lento, mais arrastado e mais denso. Até mesmo nas faixas mais rápidas, Araya cantava mais devagar.




No dia 9 de outubro de 1990, “Seasons In The Abyss” foi lançado e, ao mesmo tempo em que tínhamos pedradas rápidas e cortantes como “War Ensemble”, “Born Of Fire”, “Spirit In Black” e “Hallowed Point”, tínhamos canções mais arrastadas e melódicas como “Dead Skin Mask”, “Blood Red”, “Expendable Youth” e a canção título “Seasons In The Abyss”. Pode se afirmar que este é um trabalho que resume muito bem o que foi a primeira década de vida do Slayer.

Mais uma vez, o grupo saiu em turnê e, desta vez, favorecidos pelo bom momento do Thrash Metal, excursionaram pela Europa e depois retornaram aos Estados Unidos com a Clash Of The Titans Tour. No ano seguinte, em 1991, foi lançado um álbum ao vivo duplo chamado “Decade Of Aggression”. O disco era uma forma de comemorar os primeiros dez anos do grupo e funcionou praticamente como um divisor de águas, já que em 1992, o baterista Dave Lombardo deixou o Slayer e, daí em diante, tivemos o início de uma outra era. Mas isso é assunto para uma outra ocasião…


O que podemos afirmar sem qualquer dúvida é que as obras aqui mencionadas marcaram toda uma geração e sobreviverão eternamente no coração de todos os apaixonados pelo Thrash Metal. O Slayer pode ter encerrado as suas atividades, mas seu legado é imortal. Ouça Slayer sem moderação!

TOBIAS SAMMET DIZ QUE ALGUMAS DAS NOVAS MÚSICAS DO AVANTASIA SÃO ‘BASTANTE PESADAS’: ‘MOSTRA CLARAMENTE MEUS LADOS DE POWER METAL’

O frontman do EDGUY , Tobias Sammet , recentemente deu sua primeira entrevista sobre “A Paranormal Evening With The Moonflower Society” , o próximo álbum de seu projeto AVANTASIA . Com lançamento previsto para o outono pela Nuclear Blast , o disco será a continuação de “Moonglow” , lançado em 2019. O primeiro single do novo LP, “The Wicked Rule The Night” , com a participação especial do cantor do PRIMAL FEAR , Ralf Scheepers , pode ser ouvido abaixo:





Tobi , o novo álbum está prestes a ser finalizado. O que você está fazendo atualmente?

Tobias : “Neste momento estamos projetando um pacote de livros de edição limitada com muito conteúdo adicional, encarte, fotos, um livro de arte e estou profundamente envolvido em tudo isso. Sou um maníaco por controle, mas quero oferecer aos fãs nada menos do que eu pessoalmente adoraria ter em mãos. Em nossa loja virtual, oferecemos vinis limitados em cores que eu escolhi pessoalmente. Nada é deixado ao acaso. Eu mesmo abordo isso como fã e entusiasta da música.”

Q : O novo álbum é uma continuação conceitual de seu trabalho mais recente “Moonglow” ?


Tobias : “Sim, de certa forma é isso, mas está longe de ser apenas mais do mesmo. É novo e fresco, uma boa mistura de fantasia e poesia, mas com cada música tendo características autobiográficas também. Estou muito orgulhoso dessas letras; elas significam muito para mim e mesmo que tenham uma abordagem fantástica, revelo muito sobre mim.“

Q : O que você pode dizer sobre a nova música?

Tobias : “É sempre difícil julgar seu próprio trabalho quando você ainda está tão perto dele. Alguns são bem pesados. Mostra claramente meus lados de power metal, não apenas como compositor, mas também como vocalista. Um amigo de o meu acabou de dizer que algumas das coisas soam como minhas coisas anteriores, AVANTASIA ou EDGUY , na virada do milênio.“

P : Foi um movimento intencional?


Tobias : “Não, não foi nada. Acho que aconteceu porque eu estava profundamente envolvido em cada pequeno passo da realização e produção como nos primeiros dias. Eu estava trancado em casa e tive tempo para lidar com muitos detalhes. Tem minhas marcas registradas e é um álbum muito pessoal.”

P : Tendo dirigido uma banda e uma metal opera e fornecido seu material por tantos anos simultaneamente, recentemente parece ter sido mais fácil para você escrever álbuns conceituais complexos para o AVANTASIA em vez de álbuns de banda mais simplistas para o EDGUY ?

Tobias : “O que é mais fácil em um projeto solo não é a composição real, mas a realização de uma ideia, enquanto que em uma banda como EDGUY você geralmente tem que considerar os outros mais do que você mesmo. Sou responsável pelo resultado. A escrita em si não faz muita diferença; uma boa música é uma boa música. Atualmente trabalho com o AVANTASIA porque, como disse anteriormente, o EDGUY perdeu o fôlego. E acredite ou não, isso não é absolutamente por causa do AVANTASIA . Em uma banda, nem todos caminham na mesma direção com a mesma intensidade, e isso pode diluir seu poder criativo.“

Q : Então, o que mais você pode dizer aos seus fãs sobre o novo álbum?


Tobias : “O álbum se chama ‘A Paranormal Evening With The Moonflower Society’ . No começo, nossa gravadora estava pensando se não poderíamos criar um título mais longo, talvez. [ Risos ] Dada a atenção do admirável mundo novo, talvez não seja muito memorável, mas é o conceito e o título estava na minha mente por um bom tempo. A maioria dos fãs sabe que eu nunca peguei o caminho mais fácil apenas para entregar coisas pequenas para o que o mercado pode suportar. Nossos fãs são inteligente o suficiente para memorizar o título. Como artista, você precisa seguir sua visão, caso contrário, você terá uma úlcera e as úlceras matarão a criatividade.”

P : Você pode nos contar alguma coisa sobre os convidados?

Tobias : “Há muitos; alguns você esperaria, alguns você não esperaria. Nós os anunciaremos no devido tempo. Mas todos eles cumpriram com algo tão energético e edificante como este álbum nestes dois anos de isolamento.”

Q : Quando o álbum chegará às lojas?


Tobias : “[No início do outono]. Faremos os shows de aniversário na Europa e entre nossos hits provavelmente lançaremos algumas músicas novas aqui e ali. E [depois] da temporada de festivais, o álbum deve sair. É claro que haverá algum single antes do lançamento do álbum.“




SACREDEATH THE DREAM AND ILLUSION (RESENHA) Nota 9.0

 Sacredeath - THE DREAM AND ILLUSION (2022)

 


 

A renomada banda sacredeath lançou meses atrás seu novo álbum the Drean and Illusion que conta a historia de uma criança com austismo ,seus medos preconceitos em viver em uma sociedade fadada a tecnologia.

A banda já tocou com grandes nomes do metal mundial,DEATH ANGEL,DESTRUCTION,PAUL DIANNO,DREAM EVIL ,SHAMAN,CIRCLE TWO CIRCLE,TORTURE SQUAD,SEPULTURA,entre diversos   outros artistas e bandas,já foi destaque de revistas especializadas como revelação do metal mundial.O álbum  conta com   grandes vocalistas  ,Paula czar,e gaby nickel que partiiparam de algumas faixas.


O álbum soa intenso preciso e avassalor,Domination,stand your side,silent tears são minhas preferidas roda o dia todo no meu carro,sabe aquele álbum que você liga e escuta até o final e quando vê esta cantando as musicas ,se fazia tempo que que os headbangers não esutavam um cd assim ,o sacredeath fez questão de  voltar as origem do metal e reviver esse sentimento,musicas the shadow duster,lembram de longe ironmaiden mais da pra notar a forte influencia  da banda  em bandas de heavy metal dos anos 80,take me away foi mostrada  em 2018 com os vocais da Mizu lins nas redes socias da banda,será que essa versão saira algum dia?mais os vocais de gaby nickel  ficram lindos , a musica me lembra  nigthwish na melhor fase,e lembrando que na musica  flyhigh eagle os vocais gravados liricos são do vocalista  alexx martins .

A musica   iced me lembra   iced earth com um vocal mais pesado e rasgado,e falando em vocais que vocais hein,o vocalista  lembra chuck do death em diversas musicas,lembrando que a banda anos atras tocava cover do death será que veem dae a influencia.riffs matadores,arranjos lindos esse album sem duvida alguma é um dos melhores  do ano basta a galera ouvir com carinho,fora que a historia e linda e conta a historia de uma criança com austismo que  se encontra em meio a uma guerra sozinha em mum mundo de escuridão..

Esser álbum é um prato cheio para amantes de iced earth, lamb of god,metallica, e outros generos ,pois a banda transita em diversos estilos ,transformando o som do sacredeath em um som unico,pesado e agressivo,... um dos melhores álbums do ano sem duvida confiram..

https://linktr.ee/sacredeath.metal






METALLICA LANÇA VÍDEO DE “HOLIER THAN THOU” AO VIVO EM SÃO PAULO

 



Um vídeo filmado profissionalmente do Metallica tocando seu clássico “Holier Than Thou”, para um público de 80 mil pessoas no dia 10 de maio no Estádio do Morumbi, em São Paulo, pode ser visto abaixo.


São Paulo foi a quinta parada da turnê sul-americana do Metallica, que começou no dia 27 de abril em Santiago, Chile, e ainda teve datas em Buenos Aires na Argentina, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.

A Roadie Metal esteve lá, confira nossa resenha do show clicando aqui.

Setlist do Metallica para o show de São Paulo:


01. Whiplash
02. Ride The Lightning
03. Fuel
04. Seek And Destroy
05. Holier Than Thou
06. One
07. Sad But True
08. Dirty Window
09. No Leaf Clover
10. For Whom The Bell Tolls
11. Creeping Death
12. Wlcome Home (Sanitarium)
13. Master Of Puppets

Encore:



14. Spit Out The Bone
15. Nothing Else Matters
16. Enter Sandman




terça-feira, 24 de maio de 2022

FORGET CONFORMITY: LANÇADO O NOVO SINGLE “JUGGERNAUT”




A banda norte-americana Forget Conformity, lançou no dia 20 de maio o seu mais novo single, intitulado “Juggernaut”. Apresentando um Metalcore pesado, agressivo e com boa técnica, a canção vai agradar em cheio ao fã, com sua pegada mais cadenciada, que a deixa ainda mais bruta. O novo single já se encontra disponível para audição nas principais plataformas de streaming, podendo ser ouvido no Spotify a partir do link abaixo.

https://open.spotify.com/track/1yy4I9yNFOXBJYiY4fqcin?go=1&sp_cid=9a3a0daab59530d590ee094a23176b28&utm_source=embed_player_m&utm_medium=desktop&nd=1