domingo, 20 de agosto de 2023

Tomas Skogsberg: Metal Moderno o verdadeiro som do Death metal.

 

O autor (à esquerda) e Tomas Skogsberg na sala de controle do Sunlight Studios, na Suécia.

Nas profundezas da floresta sueca, rastreamos um produtor cujo trabalho definiu o som do metal moderno.

Localizado a cerca de uma hora de carro a nordeste de Estocolmo e a poucos minutos da cidade mais próxima, Gräddö, o local de nascimento do death metal sueco fica tranquilamente na floresta. Nas últimas três décadas, este celeiro-estúdio convertido produziu sua assinatura 'Sunlight Studio Sound', e o homem responsável é o produtor, engenheiro e proprietário do estúdio Tomas Skogsberg.

Skogsberg aprendeu seu ofício trabalhando em estúdios convencionais em Estocolmo, mas achou o ambiente restritivo e queria buscar uma abordagem mais original para capturar sons. "Eu estava trabalhando em alguns estúdios com pessoas que pensavam em uma caixa", lembra ele de seus primeiros anos. "Eu apenas diria a eles para não olharem para os medidores VU, mas ouvirem os alto-falantes, mas era difícil fazê-los fazer isso. Então decidi que tinha que começar meu próprio estúdio - mas era um longo caminho para chegar lá."

Eventualmente, ele tomou a decisão de seguir sozinho e, em 1982, montou o primeiro Sunlight Studios em Estocolmo. "Comecei primeiro com um gravador de duas pistas", diz ele. "Então mudei para oito faixas e depois para 16 faixas. E demorei alguns anos até começar a fazer algumas coisas comerciais para ganhar dinheiro suficiente para poder fazer isso."


Em 2002, Skogsberg mudou o estúdio para sua localização atual no país. "Trabalhei em Estocolmo por cerca de 15 anos e foi um pouco mais estressante por causa da cidade grande e tudo mais que veio com ela. Prefiro fazer em um lugar muito mais tranquilo e descontraído. Talvez não influencie o soar diretamente, mas definitivamente a abordagem de gravação e suavidade ao trabalho, já que você está em um lugar no campo onde é mais descontraído."

A mudança para o campo também permite que os artistas fiquem na pequena casa ao lado. Sem a maioria dos luxos modernos, oferece a atmosfera perfeita para criar e focar em nada além de música.

No que diz respeito ao próprio estúdio, porém, os princípios de Skogsberg permanecem inalterados. "No começo e até agora, eu tinha equipamentos baratos; e mesmo antes disso, eu tinha microfones muito baratos e coisas assim. Eu realmente gosto do som do equipamento barato em vez do material caro, porque você obtém o som de graça e é totalmente único."

Quando a Morte Vem Chamar

A busca de Skogsberg para capturar sons originais valeu a pena quando, em dezembro de 1989, um grupo de adolescentes de Estocolmo entrou no Sunlight Studios. Dois dos membros do grupo, o baterista Nicke Andersson e o guitarrista Alex Hellid, já haviam tocado juntos sob o apelido de Nihilist. Adicionando o guitarrista Uffe Cederlund e o vocalista Lars-Göran Petrov às suas fileiras, eles se renomearam como Entombed e começaram a trabalhar gravando seu álbum de estreia, com engenharia e produção de Skogsberg.
Quando o álbum Left Hand Path foi lançado no ano seguinte, rapidamente definiu o gênero conhecido como death metal sueco. "Eu tinha trabalhado com algumas bandas antes do Entombed que tinham o mesmo tipo de música", diz Skogsberg, "mas não encontrei esse som verdadeiro até trabalhar com o Entombed. Éramos como um time. Uffe Cederlund, o guitarrista do Entombed era um guitarrista muito bom, então foi muito fácil trabalhar com ele. Poderíamos tentar coisas diferentes juntos, tentaríamos isso e aquilo. E em algumas horas, tínhamos tropeçado no som. Mas era não era como, 'Oh uau, o que criamos aqui?' Era mais como, 'Este é o som!

Conforme a notícia se espalhou, outras bandas bateram à porta do Sunlight na expectativa de que Skogsberg pudesse fazer o mesmo por eles. "Algumas bandas me disseram que, embora quisessem um som parecido, não queriam soar como o Entombed", lembra ele. [Sunlight Studios] e esse é o som que eu gosto. E às vezes eles diziam, nós queremos esse som, mas não o som do Entombed. No entanto, era o mesmo som, eles só não queriam chamá-lo de som do Entombed porque não queriam queria copiar outra banda, mas não havia problema em apenas fazer o som, já que era um som muito semelhante o tempo todo.

"O importante, porém, é que você tem que tocar no clima certo para obter o som. Alguns dos caras não conseguiam lidar com o som exatamente como Uffe e muitos dos outros guitarristas faziam. Lembro que muitos dos meus amigos engenheiros eram todos como , 'Isso é muito parecido com o som do death metal americano.' Eu discordei, pois aquele som americano era mais como 'in a can' com forte ênfase no som do baixo. Não gostei. Queria mais um som de médio porte."
Tomas Skogsberg: "Como trabalho com death metal e muitas coisas com sons semelhantes, 90% do tempo, esse pedal Boss HM-2 é o som com o qual trabalho principalmente.
Medicando a gama média

A chave para o som da guitarra do Sunlight Studios é o pedal Boss HM-2 - com todos os botões girados ao máximo.
Essa ênfase na faixa intermediária é um dos elementos-chave que diferencia as produções de Skogsberg das demais, tanto que lhe deu o apelido. "Eu gosto de mid-range, então eles me chamam de Doutor Mid-range!" ele afirma.


É um som que vem principalmente do pedal Boss HM‑2 — o H e M significam Heavy Metal — com os botões girados ao máximo. Juntamente com guitarras afinadas em C# ou mesmo C, a saturação resultante produz o tom de guitarra 'buzzsaw', marca registrada. "Para sons de guitarra de metal extremo, prefiro o pedal Boss HM-2 com grande parte dos médios no lugar. Também gosto do som do amplificador Marshall; com outro tipo de rock & roll, como punk rock, tenho que pensar de uma maneira diferente, então o som Marshall é algo que vou considerar. Mas como trabalho com death metal e um monte de coisas com sons semelhantes, 90 por por cento do tempo, esse pedal Boss HM-2 é o som com o qual trabalho principalmente."

Para capturar o tom buzzsaw, Skogsberg depende principalmente de microfones dinâmicos baratos. "Tenho um AKG SolidTube, mas só o uso para violões e vocais", explica ele. "Não uso esse microfone para gravar guitarras elétricas. Para guitarras elétricas, uso um Audio-Technica AT41 e, às vezes, um Shure SM57. Usarei apenas um microfone e sempre estarei microfonando próximo ao alto-falante. O AKG I também usarei, por exemplo, em uma parte de guitarra com som de blues onde você deseja manter algum reverb ou algo acontecendo. Esse é um microfone muito bom para usar, mas não para heavy metal. Vou usar um microfone diferente para isso, mas principalmente meu O microfone ideal é o Audio-Technica."

Enquanto a guitarra distorcida é o pão com manteiga do Sunlight Studios, Skogsberg também tem ouvido para bons tons de violão. É algo que ele encontrou pela primeira vez quando adolescente ouvindo o álbum Hunky Dory de David Bowie de 1971, e ele destaca a faixa 'Queen Bitch' como seu som de violão Holy Grail. "É um som de guitarra com muito mais brilho e uma equalização que valoriza muito mais os graves", afirma. "Parece 'zing zing'. Pessoalmente, acho que a maneira inglesa de gravar sons de violão é a melhor."
Moda antiga







Embora a maioria dos estúdios hoje seja amplamente digital, usando DAWs e plug-ins modernos, o Sunlight continua sendo basicamente analógico. "Ainda tenho e uso um dos primeiros programas de software Logic lançados em 1995", diz Tomas Skogsberg. "Eu venho do mundo analógico, então tento fazer o computador soar como analógico. E às vezes tenho que usar pedais e outras coisas entrando no computador porque não gosto nada do som digital. Mas hoje em dia você tem que Trabalho dentro do mundo digital, pois não há engenheiros que consertem os gravadores, tenho uma configuração muito simples para decidir o som de uma gravação.

"Uma vez trabalhei com uma banda na época de conseguir o programa Logic, e eles gravaram os vocais em outro lugar. Então a banda veio com um computador e perguntou se eu poderia consertar os vocais que foram gravados no computador. Eu passei uma semana trabalhando nele e, embora tenha entendido como funcionava, fiquei com raiva no final. Ainda assim, as pessoas diziam: 'Você deveria experimentar o Pro Tools!' mas eu respondia: 'Não, é isso que [Lógica] vou usar agora.' Então eu aprendi e pronto. Tenho usado desde então."

Skogsberg não tem intenção de atualizar seu estúdio tão cedo ou trazer novos equipamentos. "Às vezes, vejo algumas novidades anunciadas em uma revista que me deixam interessado em experimentar", diz ele. “Mas, no final, posso ver e ouvir que não é a grande coisa que diz na revista, onde diz 'Esta é a novidade'. Há muitos anos, li um artigo sobre um novo equipamento que dizia que aquele equipamento mudaria sua vida para sempre. Não é assim. Às vezes, um baixista ou guitarrista me diz: 'Se você comprar este equipamento ele vai fazer o seu som.' Mas nunca é assim. Estou muito velho para pensar dessa maneira agora."

Vendo os dois lados

Quando se trata de produção, Tomas Skogsberg acredita que é importante ter uma mente aberta. "É muito importante para mim ouvir diferentes tipos de música e tentar não ter a mente fechada para mais nada. Quero ouvir com meus ouvidos e me sentir bem quando ouço a música. Uma das minhas favoritas O produtor é Rick Rubin. Ele trabalhou com diferentes tipos de música e músicos e fez isso muito bem. Sua abordagem, como nos álbuns de Johnny Cash, é muito analógica e muito acústica no som. Acho que esse é o ponto da música: mantenha essa sujeira dentro do quadro e não limpe muito, para que você possa sentir o ambiente. Às vezes, se o violão estiver um pouco gritando, como um feedback, guarde-o para o momento. Não o limpe.

Assim, embora o death metal seja o estoque de Skogsberg, ele está aberto a trabalhar com outras bandas, especialmente aquelas que são mais punk e voltadas para o rock. Seu trabalho com Backyard Babies em seus álbuns Total 13 (1998) e Making Enemies Is Good (2001) até lhe rendeu alguns discos de ouro. Embora sua abordagem para gravar atos não-metais seja diferente, sua mentalidade permanece a mesma. "Não é a mesma abordagem, mas é o mesmo pensamento, porque, para mim, não gosto da música mainstream que fica no meio", diz ele. "Gosto do lado esquerdo e do lado direito, mas nada no meio. Então tento fazer algumas coisas no som para torná-lo diferente. Por exemplo, com os Backyard Babies fizemos o álbum Total 13 originalmente com muito mais de um som punk, mas a gravadora não gostou. Então tivemos que refazer o álbum de forma bem mais suave. Eu me lembro de pular algumas músicas e eles [a gravadora] me ligaram com muita raiva e disseram, 'Como você pode pular essa música?' Eu sabia que tínhamos que fazer 'músicas de sucesso', mas não pensava assim. Eu estava pensando mais de uma forma punk. Essas faixas originais apareceram mais tarde em um EP Backyard Babies, Knockouts, onde você pode ouvir a diferença entre a versão punk original em comparação com a versão mais polida."

Perguntado de qual de suas produções ele mais se orgulha, ele retorna à banda de metal à qual sempre estará associado. "Existem muitos", diz ele, "mas devo dizer Wolverine Blues [1993] do Entombed, porque é muito próximo do meu tipo de música favorito. É death & roll: uma mistura de death metal e rock & roll . É como o material do Motorhead. Esse é um disco que me deixa muito feliz."




No centro do Sunlight Studios está o orgulho e a alegria de Tomas Skogsberg: um mixer personalizado. "É uma velha mesa dos anos 80, e os botões EQ dela me ajudam muito. E por isso não quero trocar de equipamento.

"No começo, eu tinha uma combinação de 18:8:2 e agora é 36:16:2. Tenho um amigo que me ajuda com algumas coisas eletrônicas, e houve uma vez em que ele me ajudou a correr um pouco mais de eletricidade na mesa. Eu disse a ele: 'Vai soar como eu quero que soe.' Mas ele verificou e disse: 'Oh, não, há muita eletricidade entrando na mesa agora, então eu tenho que trocá-la.' E ele o fez. Mas eu pensei: 'Não, não é mais a mesma mesa', então fiz com que ele mudasse de volta. Ele me disse que, como havia muita eletricidade entrando nela, ele não podia prometer que um dia não iria explodir! Então eu o trato como um carro velho, só não toco nele. Talvez seja mágica ou truque, mas sinto que é algo bom para o som.





"Não sou engenheiro de som, sou produtor, mas esta é minha ferramenta. Não sei muito sobre a frequência exata ou o número dela. Não sou muito de termos técnicos ou abordagens. Sou mais sobre ajustar os botões e ouvir o som. Não me importo se é assim ou assim. Para mim, o importante é que soe bem. Muitas vezes, quando trabalho com engenheiros, é muito legal para mim porque só posso pensar no som e no que está acontecendo com os músicos e coisas assim. E vou deixar o engenheiro lidar com todas essas coisas de tecnologia."

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

SUMMER BREEZE GERMANY 2023 - DAY 1: I'VE SEEN FIRE AND NO RAIN!

Rain in the forecast (thankfully) never materialized. First day of the annual German festival, outside the picturesque, Bavarian town of Dinkelsbühl, saw an international parade of stars across the main stage. Acts included Megadeth, Kataklysm, Epica, Soilwork and In Extremo. A full report will be posted next week. In the meantime, here's a glimpse of what happened, Day 1.








REVOCATION ANNOUNCE NORTH AMERICAN CO-HEADLINING TOUR WITH UNEARTH




Progressive death metal outfit, Revocation, will join Unearth for a North American co-headlining tour this fall. The journey, which begins on September 29 in Brooklyn, New York, makes its way through nearly two dozen cities, coming to a close on October 20 in Ottawa, Ontario.

Support will be provided by High Command and labelmates, Entheos. Tickets are on sale now. See all confirmed dates below.




TARJA TURUNEN: ÁLBUM AO VIVO “ROCKING HEELS: LIVE AT METAL CHURCH” É LANÇADO

Rocking Heels: Live at Metal Church é o documento de um concerto muito especial no cenário idílico da Wacken Church. O álbum, lançado hoje pela earMUSIC e é o primeiro lançamento da série ao vivo ‘Rocking Heels’. Além das plataformas digitais, ele também está disponível como edição em vinil 2LP Ltd. e CD Digipak em design de réplica de LP. Na frente de apenas 300 fãs escolhidos a dedo, este evento único abriu o Wacken Open Air Festival em 2016. Tarja Turunen apresenta arranjos únicos de clássicos do rock e heavy metal de seus artistas favoritos, incluindo “Numb”, do Linkin Park, “Alias”, do In Flames, “The Unforgiven”, do Metallica, músicas de Joe Satriani e Slipknot, bem como uma música do Nightwish e originais de Tarja. A voz evocativa de Tarja, um grupo íntimo de músicos e o cenário sagrado do Wacken Metal Church se combinam para transformar este cover de “Alias”, do In Flames em um hino à nossa humanidade e espírito compartilhados, apesar de nossas diferenças e aparências.


terça-feira, 15 de agosto de 2023

Evento “Behind The Music” será realizado neste sábado em Frederico Westphalen com o objetivo de desvendar os segredos da indústria musical



Neste sábado, dia 12/08, será realizado na cidade gaúcha de Frederico Westphalen o evento “Behind The Music”, uma iniciativa conjunta da Fuga Produções e do portal de notícias Arena Heavy, com o objetivo de desvendar os segredos por trás da engrenagem que impulsiona a indústria da música. Essa experiência única, que será realizada no Cine Globo Cinemas e também com a possibilidade de acompanhar online, reunirá renomados facilitadores, especialistas em diversas áreas relacionadas ao mundo da música, que compartilharão seu conhecimento e experiência com os participantes. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de mergulhar em palestras e workshops envolventes, abordando temas como business musical, produção de voz e guitarra, show business e tecnologia de palco, entre outros tópicos relevantes. Os facilitadores são profissionais experientes e conceituados em suas respectivas áreas, trazendo insights valiosos e dicas práticas para aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a indústria da música e impulsionar suas carreiras nesse campo.

Além das palestras, o “Behind The Music” oferece uma atmosfera propícia para networking, permitindo que os participantes interajam e se conectem com outros entusiastas da música, artistas em ascensão e profissionais da indústria. Essa troca de ideias e contatos cria um ambiente estimulante para o crescimento e colaboração mútua. Se você é um músico, produtor, empresário da indústria musical ou simplesmente tem interesse em entender os bastidores desse mundo fascinante, o “Behind The Music” é uma oportunidade imperdível para explorar, aprender e se inspirar com os maiores nomes do ramo. Prepare-se para desvendar os segredos e impulsionar sua jornada na música!



Quem irá falar? Abaixo, apresentamos os experientes facilitadores que compartilharão suas experiências no evento:

Cristiano Poschi

Vocalista, compositor e empresário da banda Phornax. Fundador do portal Arena Heavy.

Tema: Profissionalizando e Gerenciando a Administração de uma Banda: Desafios e Estratégias.

Sebastian Carsin

Produtor musical, guitarrista e proprietário do Estúdio Hurricane em Porto Alegre.

Tema: Como o Metal transformou minha vida: Uma jornada de superação e autodescoberta.

Rafael Siqueira

Guitarrista, produtor musical e social do Complexo Cultural RR44.

Tema: A relação entre o músico e a indústria da música: endorsements, parcerias e carreira.

Ale Marks

Guitarrista, diretor musical e compositor do Phornax.

Tema: Explorando a Guitarra Pesada nos Dias de Hoje: Timbres Digitais e a Influência dos Conceitos Analógicos, Comparando Guitarra Rítmica e Guitarra Solo e Opções de Mercado para Guitarristas no Rio Grande do Sul.

Gui Antonioli

Cantor, instrumentista, compositor, comunicador e produtor. Vocalista do Tierramystica.

Tema: Desvendando a Arte da Pré-Produção, Produção e Arranjos Vocais: Orientações para Definir Linhas Melódicas, Timbres, Efeitos e Progressões

Luiz Alfredo Dittgen Miritz

Proprietário da empresa Som Maior Pro.

Tema: Explorando a Criatividade no Universo Tecnológico do Palco: Realidade e Inspirações.

Francis Thiele Campos

Luthier e proprietário da FTC Guitars.

Tema: Descubra os segredos por trás da arte da lutheria e mergulhe no fascinante mundo da construção de instrumentos musicais.

Não perca a oportunidade de vivenciar um evento transformador! Garanta seu ingresso e embarque nessa jornada única repleta de conhecimento, inspiração e conexões valiosas. Os ingressos para as sessões presenciais e virtuais podem ser adquiridos diretamente no site do evento, disponibilizado abaixo. A programação terá início às 14h, com a abertura comandada pelo radialista e produtor Luiz Nunes, mais conhecido como “Fuga”, da Fuga Produções e apresentador do programa “Na Mira do Rock”, que é apresentado todos os domingos numa rádio local.

Endereço do local:

Cine Globo Cinemas

R. Miguel Couto, 202 – Centro,
Frederico Westphalen/RS

Créditos da foto: Maicon Leite

Saiba mais:
Site: http://behindthemusic.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/behindthemusic.23

BEX INTRODUCTION




Spiders have a bad reputation. They are often hated – and even feared. If they end up in someone’s house, they either get thrown out the window, drowned in the shower, or sucked up by the hoover, even through all they simply want to do is find a home or a mate. However, have you ever considered their perspective? If not, have a listen to SPYD4 KING by BEX, who is being hailed as punk’s new daughter. When Distorted Sound sit down to speak with her about her love of fashion, music, recent singles and future plans, she is bright and bubbly.



“This all started in 2021,” she explains. “It was me playing the bass guitar and doing song covers in my bedroom during COVID. Then I started writing my own music, and built a social media following before I released any music. In May 2022, I released my first song.” That song was Tiptoe, a bass-heavy punk song. Whilst others might find releasing music as daunting, BEX explains that she didn’t feel any pressure, as releasing music in the digital age is different. If anything, it was rather anti-climactic. “I remember I was sat in my room after it came out, and I thought: ‘what now?’ But it was also really exciting.”

Bass guitars play a huge part in BEX‘s music, and her songs are unique because there are two basses. “We didn’t always have two bass guitars,” she confesses. “My bassist, Josh, builds guitar pedals. He crafted this sound that made the bass sound like a guitar. He primarily plays the bass and I played the guitar. However, when I got my bass, I blew up on Instagram and TikTok for playing bass, so we compromised and both played the bass.”

BEX‘s lyrics are shrouded in metaphors; however, the meanings behind them are incredibly raw and important. Take Hazmat Suit (My Ass) as an example. It’s her favourite song that she has released, and for good reason. Whilst she was initially worried that people wouldn’t understand the message behind the song, she was proven wrong. “It was so well received. People got the message, and whenever we play it live, people sing along. It’s helped a lot of people, which means it’s actually doing its purpose,” she says, smiling proudly.











The story behind the song is a devastating one, but it is unfortunately one that is needed now more than ever. BEX knew a “really misogynistic” man at her university that she really didn’t like. They were talking once at university, and he was trying to persuade BEX and her friends to go clubbing. BEX didn’t want to because she doesn’t enjoy clubbing, but also because the clubs around her university had reports about girls getting spiked by injection. When the man sarcastically suggested that she should wear a hazmat suit. BEX ended up writing the song about him, and many men like him, and how much she hates them. Although she is proud that she is raising awareness of misogyny.

On a lighter note, her song SPYD4 KING is her favourite song to perform live. She wrote it with Sam Matlock from WARGASM, and her producer, who also happens to be called Sam. The song started off as a joke at first, and then formed into lyrics about how a small thing such as a spider can hold so much power over everything.

“Then there is the other perspective, which is people who are terrified of spiders, which are these tiny little things. This side talks about the anxiety and fears that the people have. On a deeper level, it is about how your problems and your life are so small. For some people, getting out of bed is such a big deal, but for others, it’s such a small task. It’s essentially saying: ‘how can you be afraid of something so small?’, but some people are. It might not be small to everyone.”

BEX might be hailed as punk’s new daughter, but she would describe herself as “riffy riot girl”, and she has been called “nu-punk”, which didn’t really take off. “It’s having a revival now,” she acknowledges. For those not familiar with nu-punk, it is like nu-metal. “It’s punk with a twist,” BEX explains.

Punk thrives off of individuality and there is nothing more individual than creating your own clothes. “I started making clothes when I was ten. For some reason, I never considered buying an outfit for when I needed one for going on stage. It was only until I met other people who don’t make their own stage clothes that I realised that they don’t. I thought it was just something that you have to do. I love making an outfit for every gig, and it’s good for a last minute gig, as you can mix-and-match the outfits. I like to stand out from the crowd.”

She’s had a great start to her career so far, but does the future hold for BEX? “World domination,” she jokes. “In all seriousness, we have a lot of music coming out this year. We have four festivals to play this year, including 2000trees Festival, and I’m really excited for it. It’s the best festival. We went last year as attendees, and I remember thinking how exciting it would be to play. We got the invite for this year and I screamed when I saw it. I have another single coming out next month, another one eight weeks after that, and then I have an EP out in October.”

With her own unique style, a clear passion for music, and a warm and bubbly personality, it is clear as day that BEX is a name to watch.

For more information on BEX like her official page on Facebook.

COREY TAYLOR TEASES 2024 RELEASE OF "LOST" SLIPKNOT ALBUM LOOK OUTSIDE YOUR WINDOW - "IT PROBABLY HAS SOME OF MY FAVOURITE MELODIES THAT I'VE DONE"

 



Speaking with NME in a new interview, Slipknot frontman Corey Taylor teased the release of the band's "lost" album, Look Outside Your Window.

For context, the album was recorded by Taylor, percussionist Shawn "Clown" Crahan, guitarist Jim Root, and DJ Sid Wilson during the sessions for 2008's All Hope is Gone. Featuring what they have referred to as "experimental" material, plans to blend the two albums together didn't pan out and it was abandoned. Only one track from Look Outside Your Window has been released; "Til We Die", which appears on All Hope Is Gone as a bonus track.



Taylor: "It’s actually funny that you bring that up. I was talking to Clown about it the other day and he goes, 'One of the reasons it hasn’t come out is because you keep putting shit out which keeps conflicting with when I want to release it!' I was like, 'Fuck dude, why didn’t you tell me?' He says, 'Fuck, Taylor – you just got too much shit!' It’s sounding like he’s got a release date that he can finally lock in and I have promised him that I won’t release anything that will ruin that. I think it’s going to be next year – finally, man!