segunda-feira, 15 de maio de 2023

Cavalera release re-recorded song ‘Morbid Visions’






CAVALERA have released a brand new song!



The song, a re-recording of Morbid Visions, is taken from Max and Iggor Cavalera‘s upcoming re-recording of SEPULTURA‘s first album, Morbid Visions, which is scheduled to be released in July this year, via Nuclear Blast Records.

Alongside the release of Morbid Visions, the band will also release a re-recording of SEPULTURA‘s first EP, Bestial Devastation.

Speaking about the project, Max Cavalera says, “as we get harder year after year, sometimes you’ve got to go back to where it all started! We re-recorded Bestial Devastation and Morbid Visions with the amazing sound of NOW, but with its raw and timeless spirit. The artwork reflects the times we’re living in right now…. Apocalyptic as hell! We also have two new tracks with riffs from those days, remembered by heart.”

Iggor Cavalera adds, “I always felt like the recordings of our earlier work didn’t do justice to the way we performed the songs. So, this is a very special moment in our lives that we are very proud to show you real fans our true representation of the amazing records Bestial Devastation & Morbid Visions with an insane visual identity…enjoy and see you all in the pit.”





PAUL DIANNO NOVO PROJETO

 





Há exatamente um ano, em maio de 2022, o veterano vocalista Paul Di’Anno (ex-Iron Maiden), que na época ainda tentava se recuperar dos diversos problemas de saúde que o acometeram nos últimos anos, a despeito dos problemas, revelou sua vontade de continuar a fazer música. Tanto que o vocalista anunciou sua participação em um novo projeto, com músicos croatas, chamado Warhorse. Di’Anno estava residindo na cidade de Zagreb, onde fazia tratamento médico. Após lançar algumas músicas com o Warhorse, chegou a hora de apresentar o álbum de estreia e Paul Di’Anno revelou mais detalhes sobre o álbum que gravou recentemente com o Warhorse. A banda foi formada no ano passado por Di’Anno e dois guitarristas/ autores, Hrvoje Madiraca e Ante “Pupi” Pupačić. Gravado principalmente nos estúdios Pupi, em Split, Croácia, Warhorse incluirá nove canções originais e dois covers, “Precious” (Depeche Mode) e “Tequila” (The Champs).


A identidade do primeiro de vários convidados que aparecerão no debut album Warhorse será revelada no início de junho com a chegada do segundo single do projeto, a canção-título “Warhorse”. Como já dissemos, o Warhorse gravou três músicas anteriormente, duas das quais – “Stop The War” e “The Doubt Within” – foram lançadas em maio de 2022 como um single especial em DVD junto com a mensagem em vídeo de Paul para todos os fãs que compraram o single e, assim, ajudaram a aumentar fundos para sua recente operação no joelho, realizada no fim do ano. “Stop The War” foi lançada em formato de vídeo clipe oficial., que você pode relembrar ao final desta matéria. O álbum Warhorse será lançado ainda em 2023 e será acompanhado de videoclipes para todas as músicas, seguido de uma turnê mundial. De acordo com Stjepan Juras, um fã do Iron Maiden e autor de muitos livros relacionados à banda de origem de Paul Di’Anno, e que cuidou do vocalista enquanto ele recebia tratamentos de fisioterapia na Croácia, Warhorse incluirá o seguinte tracklist:

* Here Comes The Night
* Warhorse
* Stop The War
* Get, Get Ready
* Go
* The Doubt Within
* Going Home
* Precious (Depeche Mode cover)
* Tequila (The Champs cover)
* Forever Bound
* I Confess

“Stop The War” apresentava uma mensagem universal e muito clara. Esta música feroz, direta e brutalmente honesta foi criada como consequência direta dos trágicos acontecimentos na Ucrânia, mas sua mensagem se refere a todas as guerras, à falta de sentido do sofrimento e sofrimento dos inocentes. À época do lançamento da música, Paul Di’Anno declarou:

JEROEN WECHGELAER DIVES INTO HALIPHRON’S DEBUT ALBUM PREY – “EVERYONE HAD THEIR OWN FREEDOM TO EXPRESS THEMSELVES

 



Dutch supergroup Haliphron have stamped their claim to album of the year contenders with their bombastic and visceral debut studio album, Prey.

Featuring Marloes Voskuil on vocals, Ramon Ploeg and Jeroen Wechgelaer on guitars, Jessica Otten on bass, David Gutierrez Rojas on keys & choirs and Frank Schilperoort on drums, the combined forces of such projects past and present as Izegrim, God Dethroned and Bleeding Gods thread the line between chaotic extreme metal and lush symphonics on their much acclaimed debut.



Jeroen Wechgelaer sat down with BraveWords for a deep dive into the origins of Haliphron, his personal introduction to heavy metal, plans to continue the group’s momentum and much more

quinta-feira, 11 de maio de 2023

A Misantrópica Ordem Luciferiana e o assassinato de Yusef ben Meddour: o caso Jon Nödtveidt

 



Existem ambientes e fenômenos culturais que, quase inevitavelmente, se cortejam, se abraçam até se unirem em um casamento tão maldito quanto imperecível.







O Black e o Death Metal, como se sabe, são mundos musicais – nobres e não contraditórios com base em preconceitos enganosos – tradicionalmente conhecidos como veículos de mensagens certamente não positivas, construtivas, optimistas e tranquilizadoras.

O caso que vamos contar resume totalmente a ligação que pode existir entre Black Metal, Death Metal e Satanismo . Almas, de fato, em namoro perpétuo: uma simbiose perfeita – na forma sozinha ou na forma e substância – cujo ápice pode ter efeitos mortalmente destrutivos.

A Suécia é o cenário desta perturbadora história de sangue. País, no imaginário coletivo distorcido, identificado como uma espécie de Éden: perfeito, limpo, pacífico, celestial. Na realidade, este não é o caso. A Escandinávia – Suécia, Noruega e parte da Finlândia – esconde inúmeros esqueletos em seu armário. Este território representa, de facto, o berço por excelência do Black Metal, provavelmente o género musical mais “maldito” existente na atualidade. Bandas que escreveram e continuam a escrever a história da música, mas cujos integrantes – macabra outra face da moeda – permanecem muitas vezes envolvidos em atos criminosos de fundo satanista, anticristão, racista e homofóbico. A Escandinávia está repleta de organizações – mais ou menos legais e oficialmente reconhecidas – com antecedentes satanistas, bem como de grupos criminosos e políticos extremistas bastante inflamados.

Mas procedamos com ordem e catapultemo-nos, virtualmente, na Suécia entre o final dos anos 80 e a segunda metade dos anos 90 . Uma década fundamental e determinante – para o bem ou para o mal – para o destino do florescente e amaldiçoado Black Metal escandinavo.
Jon Andreas Nödtveidt e Dissecation

O protagonista desta história é Jon Andreas Nödtveidt. Jon nasceu em Strömstad, Suécia, em 28 de junho de 1975. Em 1989 fundou, junto com o baixista Peter Palmdahl, a banda de Black/Death Metal chamada Dissection . Jon é o guitarrista, vocalista e principal autor das letras da banda. Ele é talentoso: suas canções são autênticos hinos do Black Metal decorados com as cores da Morte. Irresistível.

Uma banda com um som superfino, refinado, nunca banal, onde as peculiaridades do Black Metal se misturam com as características do Death Metal. No jargão, essa mistura é chamada de “Blackened Death Metal” . Em pouco tempo, o Dissection ganhou consenso e sucesso. O primeiro álbum, “The Somberlain” é datado de 3 de dezembro de 1993, o segundo, “Storm Of The Light's Bane” vem dois anos depois, em 17 de novembro de 1995.







Nesse ínterim, após o lançamento do primeiro álbum de estúdio, a banda passou por uma fase de mudanças radicais. Atritos internos levaram à expulsão do guitarrista John Zwetsloot, que foi substituído por Johan Norman, já integrante das bandas Decameron, Satanized e Sacramentum. No verão de 1995, Nödtveidt e Norman ingressaram na Misanthropic Luciferian Order (MLO), uma organização neognóstica sueca cujas fundações misturam satanismo, conceitos orientais e elementos niilistas.. Um intrincado panteão de fundo satanista contemplando claras referências às antigas tradições místicas judaicas – Ein Sof, Sitra Ahra, Tohu wa bohu, Ain Sof Aur, etc. , é uma mentira e o verdadeiro satanista não deve fazer parte dela. Daí a oportunidade de viver segundo princípios considerados imorais. No início dos anos 2000, a Misantrópica Ordem Luciferiana difundiu pela web o chamado “ Liber Azerate“, um grimório, o livro que dita os princípios da doutrina da ordem oculta. Escrito pelo Mestre do Templo Frater Nemidial, Azerate é o nome dentro do qual os “onze deuses anti-cósmicos” estão ocultos, em antítese, portanto, às Sefirot, que é segundo a Cabala Judaica, os dez níveis de Deus através qual o Infinito se revela. Um satanismo que abraça conceitos tradicionais, mas posteriormente reinterpretados; pensamento contestado, por exemplo, pela União dos Satanistas Italianos, movimento que prega o chamado Teísta ou Satanismo Espiritual.

Posteriormente, a Misanthropic Luciferian Order mudará seu nome para Temple Of The Black Light . A ordem apóia a Werewolf Legion, um grupo criminoso sueco, e a ONA, Order of the Nine Corners, um grupo satanista nascido na Grã-Bretanha e depois estendido para outros países.

É neste húmus que se forma o pensamento de Jon Nödtveidt, líder dos Dissections. Um mato cultural aparentemente inofensivo – muitas expressões do satanismo não são sinônimo de violência – de cujas raízes, porém, se desenvolverá uma história negra, ainda hoje digna de atenção e estudo.
Keillers Park: o assassinato de Yusef ben Meddour

É 23 de julho de 1997. A cena do crime é Keillers Park, uma área ao redor do Monte Ramberget, uma colina com vista para a cidade sueca de Gotemburgo. São cerca de 16h30. Um garoto de 16 anos se depara com o corpo de um homem. A causa da morte foi logo identificada pela polícia no local do crime: dois disparos. Um tiro no coração e outro na cabeça. Letal. Dois dias se passam até que o corpo seja identificado, graças à brilhante intuição de uma policial. A mulher, de fato, avistou repetidamente o indivíduo perto de Svingeln, uma praça em Gotemburgo. É assim possível dar um nome ao homem: trata-se de Yusef ben Meddour , 36 anos, argelino mas residente na Suécia desde finais dos anos 80, homossexual. Ele estava acompanhado, de fato, por um belo rapaz finlandês – como nos contam as crônicas.

Os detetives, a princípio, investigam seu parceiro finlandês. Na verdade, seu chapéu foi encontrado na cena do crime. Mas após doze dias de detenção, o homem é solto por falta de provas e, finalmente, inocentado de todas as acusações e suspeitas. Em seguida, a investigação se concentra no Groupe Islamique Armé, um grupo armado de matriz islâmica que operava na Argélia, do qual Meddour era um fervoroso opositor. Hipotetiza-se um homicídio político, mas também este percurso investigativo revela-se um beco sem saída .
Dezembro de 1997, o ponto de viragem

As investigações estão atirando no escuro. Cada faixa prova ser malsucedida. O assassinato de Yusef ben Meddour começa, lenta mas seguramente, a enriquecer as gavetas e os arquivos contendo os chamados “casos arquivados”. Assassinatos não resolvidos. Quando tudo parece estar em silêncio, chega a virada – inesperadamente -.



Estocolmo, 15 de dezembro de 1997 . Uma mulher de 23 anos denuncia a violência repetida do namorado à polícia. Violência seguida de ameaças de morte. O estuprador se chama Vlad, iraniano, 20 anos, residente na Suécia. A garota revela, no entanto, uma história de fundo ainda mais perturbadora: ela afirma que Vlad é, com um amigo dele, o assassino de Keillers Park.. O amigo de Vlad se chama Jon. Ela conta os fatos: Vlad e Jon abordaram Ben Meddour, depois tentaram imobilizá-lo com um Taser. Ele tenta escapar em vão: Vlad dá um primeiro tiro, nas costas, que vai perfurar seu coração. Em seguida, Vlad entrega a arma para Jon: ele, portanto, dá o golpe de misericórdia na cabeça. As histórias da menina são compatíveis com a cena do crime e com os detalhes encontrados no corpo da pobre vítima: perfeita demais para ser uma mitômana. É tudo verdade . A polícia passa para as prisões: Vlad é preso algumas horas depois; em sua posse, uma pistola 9 mm. Jon acaba algemado no dia 18 de dezembro seguinte. O amigo de Vlad é Jon Andreas Nödtveidt, líder dos Dissections.




A princípio, Jon Nödtveidt e Vlad negam qualquer responsabilidade. Mas é um jogo de curta duração. O primeiro a ceder é o vocalista, autor e guitarrista do Dissection. Jon Nödtveidt começa a confessar. Após uma noite de bebedeira, Jon e Vlad são abordados, em um local frequentado principalmente por homossexuais, por Ben Meddour, intrigado com as roupas dos dois “metalheads”. Segundo a versão de Jon Nödtveidt, o argelino quer saber mais sobre o culto satanista. Inicialmente cautelosos, Jon e Vlad, finalmente, cedem às demandas prementes de Ben Meddour. Jon, Vlad e Ben Meddour vão para a casa de Nödtveidt. No entanto, os dois membros do MLO entendem que Ben Meddour é homossexual , então eles ficam furiosos e começam a zombar do homem com ofensas pesadas.. Yusef ben Meddour, em sua ingenuidade fatal, está assustado e gostaria de partir. Mas Vlad e Jon decidem continuar a discussão sobre satanismo em Keillers Park, não antes de irem para casa e pegarem o Taser e a arma. Uma armadilha. É a noite de 22 de julho de 1997.

Está feito, o caso está resolvido. A confissão de Vlad está faltando e ele chegará em breve. Os fatos coincidem com os relatados por Jon Nödtveidt, exceto por um detalhe: segundo Vlad é Jon quem dispara os dois tiros; ao mesmo tempo, segundo Jon é Vlad quem dispara as duas balas, uma nas costas e outra na cabeça.
Jon Nödtveidt, entre MLO, satanismo e sacrifícios humanos

As investigações finalmente deram rostos e nomes aos assassinos de Yusef ben Meddour. Jon Nödtveidt e Vlad pertencem à Ordem Luciferiana Misantrópica. Nas casas dos dois carrascos, os investigadores encontram altares para rituais satânicos, armas ilegalmente detidas (incluindo a arma com que Ben Meddour é morto) . Na casa de Vlad, até crânios humanos são encontrados. Mas isso não é tudo. Acontece que o MLO, além de realizar práticas de meditação, de adoração a Satanás, outros demônios e divindades e celebrar ritos esotéricos e ocultos, se dedica à realização de sacrifícios de animais, gatos em particular. Já não basta: para Vlad – um dos membros mais violentos e extremistas do pequeno círculo de seguidores do MLO – é preciso dar o salto de qualidade: sacrifícios humanos .

Os membros do grupo discutem animadamente sobre isso. Apenas Jon, no final, apóia os planos de Vlad. O grupo sofre deserções, em desacordo com os desígnios sangrentos dos seguidores mais irredutíveis. Anteriormente, antes do assassinato de Ben Meddour, Johan Norman desaparece: de repente perdemos faixas do guitarrista do Dissection. Acredita-se que o desaparecimento de Norman seja atribuído ao ambiente sectário e insalubre do MLO: provavelmente, Norman tenta deixar o grupo, provavelmente após receber ameaças.

Vlad e Jon Nödtveidt elaboram uma lista de possíveis vítimas. Sacrifícios humanos a serem sacrificados no altar de Satanás. A lista macabra inclui membros do Dissections, ex-seguidores do MLO considerados agora traiçoeiros e corruptos, e até a namorada de Jon.
O julgamento, retorno e suicídio de Jon Nödtveidt

Entre 6 de julho de 1998 e 25 de setembro de 1998, Jon Nödtveidt e Vlad conheceram seu destino judicial. Vlad é condenado a 10 anos de prisão por homicídio, posse ilegal de armas de fogo e violência contra a namorada . Apenas 10 anos por três acusações particularmente graves. Nödtveidt, por outro lado, é condenado a oito anos de prisão por conspiração para cometer assassinato, que se transformam em 10 anos na apelação. Nesta ocasião, o sistema de justiça sueco mostrou-se tão rápido quanto excessivamente brando em suas sentenças.

Como, então, o assassinato de Yusef ben Meddour deve ser colocado? É difícil estabelecer exatamente a causa real, o motivo real desse gesto. Homicídio homofóbico ou homicídio de matriz satanista, como sacrifício humano em nome da ordem, a Misantrópica Ordem Luciferiana? Entre os partidários da primeira opção e os que, ao contrário, lêem neste assassinato uma clara referência satanista, há uma terceira via a considerar .

O assassinato seria uma expressão clara e manifesta do substrato cultural de Jon e Vlad: satanismo e homofobia, violência e amoralidade, transgressão das regras e cumprimento das doutrinas anticósmicas ligadas à interpretação – redundante e distorcida – do Caos. Caos em vez de Deus, Caos é sinônimo da liberdade do indivíduo de se opor à Ordem, entendida como a escravidão do próprio indivíduo.


O ONZE (11), QUE É O NÚMERO DO CAOS ANTICÓSMICO, SIMBOLIZA, PORTANTO, AQUILO QUE VAI ALÉM DO 10 CÓSMICO. O ONZE REPRESENTA, PORTANTO, A AUSÊNCIA DE LEI, A LIBERDADE, A AUSÊNCIA DE FORMAS E A QUEBRA DE O CÍRCULO FECHADO.

O ONZE É A PORTA DE ENTRADA PARA O CAOS PRIMORDIAL E A VIDA ATRAVÉS DA ESSÊNCIA PODE TRANSCENDER AS RESTRIÇÕES DAS FORMAS. PORTANTO, O ONZE SIMBOLIZA O CUMPRIMENTO DA EVOLUÇÃO ANTI-CÓSMICA E A REALIZAÇÃO DO OCULTO, ESCURO E “POTENCIAL ACASUAL”, CITANDO AS TEORIAS DO MLO.

Os dois elementos, portanto, não podem ser separados. O sentimento homofóbico, provavelmente, constitui um dos tentáculos mais superficiais e facilmente identificáveis ​​dentro de uma visão satanista, misantrópica, niilista, subversiva e anticósmica mais global e poliédrica amadurecida por Jon e Vlad.

A detenção de Vlad e Jon Nödtveidt termina antes da fatídica greve de 10 anos: em setembro de 2004, após apenas 6 anos de prisão, os dois assassinos já estão em liberdade .

Os Dissections voltam à vida. Concertos, atuações, sucesso , um consenso renovado, um novo EP – “Maha Kali” – e textos diretamente e ainda mais influenciados pelas doutrinas do MLO.

Uma feroz controvérsia irá surgir com o vocalista do Megadeth , David Scott Mustaine, que desde então se converteu ao cristianismo. Este último, de fato, se recusa a participar de um prestigioso festival de Metal em Israel. A causa é a presença de Dissecções. “Não quero sair com pessoas que podem ser uma ameaça à minha espiritualidade [...] Nunca disse que odiava alguém, só não queria brincar com essa pessoa”, diz Mustaine. Mustaine também afirma que “Liguei para o promotor e disse: “Olha, não podemos tocar, não vamos tocar naquele festival. Eu nunca disse “Jogue-os fora”. Este foi um mal-entendido do promotor. Foi o promotor que os expulsou. Nödtveidt, furioso por não comparecer ao festival, dirá sobre Mustaine: “Você não tem coragem de enfrentar seus inimigos? Você acha que isso vai nos parar? Sim, somos satanistas, seus verdadeiros inimigos! Porque somos o oposto de covardes como você”.

Nesse ínterim, a banda muda de formação diversas vezes. O baixista Brice Leclerq abandona a banda; Haakon Nikolas Forwald, um ex-membro da Misanthropic Luciferian Order, toma seu lugar. Em 30 de abril de 2006 foi lançado na Europa “Reinkaos” (em 16 de maio na América do Norte), o terceiro e último álbum de estúdio do Dissection, o trabalho que mais segue os temas pregados pelo MLO.



“Cheguei aos limites expressivos que a música tem em relação ao que quero expressar, para mim e para algumas outras pessoas que se preocupam comigo; agora irei para novos domínios expressivos. Honra a Satanás! Honra ao Azerate 218” , dirá Jon Nödtveidt.

tHE AGONIST: BANDA ANUNCIA O FIM DAS ATIVIDADES

 




Ontem, quarta-feira (10), a banda canadense The Agonist, anunciou em suas reses sociais o fim das suas atividades do grupo, após quase vinte anos de existência.


Entre tantos fatores, a banda destacou as questões financeiras, pessoais e da indústria musical, :

“Queridos amigos, é hora de fazer um anúncio muito difícil, mas necessário.

Decidimos que o The Agonist como banda chegou ao fim. Muita deliberação e cuidado foram colocados nessa decisão e, infelizmente, dadas as circunstâncias, essa é a conclusão que faz mais sentido para a banda e para nós como indivíduos





São muitos os fatores que levaram a essa decisão. É uma mistura de questões pessoais, financeiras e relacionadas à indústria, mas no final nós 5 não somos mais capazes de concordar com um caminho a seguir que beneficiaria os negócios do The Agonist como um todo, respeitando as vidas e desejos pessoais de cada membro.

Queremos expressar nossa mais profunda gratidão aos fãs por irem aos shows, comprarem nossos produtos e nos apoiarem ao longo dos anos. Nada é mais satisfatório do que conectar-se com nossos semelhantes por meio do dom da música. É o fator número um que sempre nos levou a fazer você, o ouvinte, sentir algo. No final, sabemos que conseguimos isso juntos.

Alguns membros da banda continuarão a trabalhar na música de várias formas, outros se concentrarão em projetos pessoais e familiares. Pedimos gentilmente que você respeite a privacidade deles sobre este assunto específico e o encorajamos a segui-los em suas contas individuais de mídia social para apoiar seus empreendimentos futuros.”

Formado em Quebec, Canadá, em 2004, o The Agonist gravou seis discos de estúdio – sendo o último, “Orphans”, lançado em 2019 -, três EPs, além de vários videoclipes. O grupo teve destaque a partir dos discos, “Lullabies for the Dormant Mind” (2009) e “Prisoners (2012)”, e quando a então vocalista Alissa White-Gluz substituiu a Angela Gossow, no Arch Enemy.

VADIAT - SPEAR OF CREATION








I was sold with the ex-Mortician tag Cleveland's Vadiat carries with them, although the sounds on display here have very little in common with that legendary grind crew. Here, Vadiat offer a sophisticated take on death metal, one that showcases glory-ride guitar work (see “Father Impaler”) and tons of melody, but not at all in a tired sense, more like how classic Amorphis songs would utilize melody.

We've also got a guy from Ringworm and Shed The Skin in here, but, man, none of these other bands prepped these guys for this stuff, but they sure do pull it off, as tracks like the raging, old-school DM “Shadows Devine” or the huge Peaceville Three doom offering “Silenced Cries” prove. Really, the band flies around between different sounds with ease: the old-school death metal rager “The Entity” would fit in nicely on the Grindcrusher compilation, while “Quarter Moon Chaos” gets close to trad-metal turf, especially come guitar solo time.

But despite all the genre-jumping, this is really a death metal album in spirit and at its core, Vadiat delivering a majestic and classy (see? Nothing to do with Mortician) record that offers many rewards, including a cool cover of Trouble classic “Pray For The Dead” to close things off.

SAVAGE GRACE - SIGN OF THE CROSS



In the Eighties, this band straddled the line between traditional metal and burgeoning thrash, leaning towards the speed and aggression of the latter camp, without forsaking the endearing melodies and clean voiced lyrics of the former. Needless to say (satisfying neither divergent mentality) they sadly fell through the cracks. If you know nothing of the band, Master Of Disguise album is the place to start.

Now after decades of start-stop (in)activity, and a tell-all saga, sold exclusively online, guitarist Christian Logue (as the lone original member) has resurrected the moniker with a trio of young bucks. Apart from the title track (Yes please, MORE of that vintage, speedy guitar driven sound!), which is easily the best of the bunch, the current incarnation opts for a dolled up power metal sensibility. Sure, it would be great to hear some of the old tracks again, live, but not sure how many of those can be carried off, by this line-up. Elsewhere, only "Slave Of Desire" approaches the old school intensity/delivery, like the titular choice.



While quick mover "Barbarians At The Gate" screams out of the gate (literally), musically, I get more of a later day Helstar vibe. Even the more tame material contains a few searing chords, courtesy of Logue. Historical voiceovers introduce two of the songs. George HW Bush's '90 speech to the UN greets the modern heaviness of "Automoton" and an old TV interview with Polar explorer Adm. Byrd kicks off "Land Beyond The Walls", another dose of happy grooving.