Sonata Arctica has songs that are perfect for a softer environment and the past couple years saw the Finnish power rockers (I hesitate to call them power metal anymore) go on tour stripping their songs from their electric wisdom and performing them in an acoustic setting. With touring upended by COVID-19, they held a livestream event showcasing the intimacy of these songs as well. Now comes a full-fledged album and judging by the title, a second one will be on the way.
With Acoustic Adventures, the album is indeed an adventure that balances the energetic, reflective, heartbreak, and romanticism that had defined the Finns’ career and the emotional and charismatic vocals from Tony Kakko make it worthwhile. While it’s disappointing no songs from the debut or Winterheart’s Guild (unless you’re counting Japanese bonus track “The Rest Of The Sun Belongs To Me”) make the offering, the tracklisting focuses more on material post-Reckoning Day.
Sonata mostly doesn’t mess with the original treatment of the tracks, however two notable rearrangements are better than their original counterparts – the aforementioned “The Rest Of The Sun Belongs To Me” turns into a softer, soulful song which breathes a wondrous melody and chorus part while “A Little Less Understanding” introduces a banjo for rhythmic purposes and the backup use of the organ makes it a barn door, easy-going rocker, like an off-kilter song that Gotthard would perform.
As for the hits – mammoth “Don’t Say A Word” retains its creepy edge, complete with spoken word part in the middle, taken care of by an insane Kakko, while the ultra-fast “Wolf & Raven” holds its intensity with lightning quick piano skills and another great vocal performance. The ballad “Tallulah”, with its rich melody and chorus was a no-brainer to choose and “Paid In Full” retains its uplifting, yet depressive nature. Could have done without the Toni Braxton like “Tonight I Dance Alone”, but including the odd “As If The World Wasn’t Ending” was a smart decision.
Acoustic Adventures Volume One fits a certain mood when not wanting to be engulfed in the electric madness and is a fine diversion with worthy reinterpretations of songs in their catalogue.
O líder do GHOST , Tobias Forge , revelou à revista Kerrang! que a nova música da banda “Grift Wood” , do próximo álbum “Impera” , tem como alvo o vice-presidente dos EUA da era Donald Trump , Mike Pence , que levou os evangélicos cristãos a se tornarem apologistas do que muitos acreditam ser o presidente mais destrutivo dos tempos modernos , enquanto ao mesmo tempo prega a justiça e a bondade.
“Essa música é sobre ele e qualquer um como ele que está disposto a sujar tudo pelo que trabalhou”, explicou Forge . “Eles definitivamente se qualificam para uma passagem na primeira fila para o inferno. O que é tão irônico, porque é nisso que eles acreditam, tentando alcançar.“
“Mais uma vez, ele é um símbolo para as pessoas de todos os tempos, onde o jogo final é envolvido com algum tipo de [coisa] religiosa”, continuou Tobias . “Ele é conhecido como esse tipo de batedor da Bíblia, acreditando que ele tem uma fé forte, e ele é apenas uma pessoa horrível, horrível de qualquer maneira. Ele tenta dizer ao mundo que ele serve a Deus, que ele é parte do lado bom, e no final das contas, a única coisa que ele quer é poder. Mas não precisa necessariamente ser tudo sobre ele. É sobre pessoas como ele: muitos políticos, muitos pregadores, muitos clérigos ao longo da história da Tempo.”
Em 2018, Forge declarou sobre as imagens religiosas do GHOST : “Como uma criança e adulto muito imaginativo, tenho um tipo natural de gravidade em relação à estórias, religião e História. Da mesma forma que estou interessado em ‘Star Wars’, achei a Bíblia atraente. Minha mãe é e sempre foi muito interessada em arte, então onde ela nunca foi realmente religiosa, ela é extremamente liberal, e não havia censura em casa em termos de cultura. Havia filmes franceses passando na TV com pessoas meio que transando umas com as outras, e havia rock and roll o tempo todo. Havia muita cultura adulta em minha casa. Ela sempre trabalhou com arte e sempre gostou muito de me levar à igreja – não para a missa, mas para a arte. Ela estava interessada nos artefatos. Acho que é por passar muito tempo em catedrais e igrejas. Na minha cidade natal onde cresci, há uma igreja católica muito antiga. Tem todo esse tipo de esplendor católico pródigo e esse tipo de ostentação. Toda vez que estou de volta à cidade, tento ir lá, porque é uma igreja antiga e tem muita história lá. As paredes estão literalmente sussurrando para você. Muito disso foi inspirador para o que fazemos agora.”
“Impera” será lançado em 11 de março via Loma Vista / Concord .
O GHOST iniciou sua turnê co-headlining com o VOLBEAT na noite passada (terça-feira, 25 de janeiro) no Reno Events Center em Reno, Nevada. Durante seu set de 16 músicas, o GHOST apresentou o recém-lançado single “Hunter’s Moon” , um cover de “Enter Sandman” do METALLICA e estreou outra música de “Impera” , chamada “Kaisarion” .
A turnê de 26 datas do GHOST nos EUA com VOLBEAT e convidados especiais TWIN TEMPLE será concluída em 3 de março em Anaheim, Califórnia.
Forge se apresentou como um “novo” Papa Emeritus em cada um dos três primeiros LPs do GHOST , com cada versão de Papa substituindo a anterior. Papa Emeritus III foi aposentado em favor do Cardeal Copia antes do lançamento de “Prequelle” de 2018 .
O fundador, compositor, guitarrista e produtor do ICED EARTH , Jon Schaffer , lançou “A Narrative Soundscape” , um CD de áudio de 15 faixas que foi originalmente disponibilizado com a compra da edição deluxe de seu primeiro livro “Wicked Words And Epic Tales” . Essas gravações são uma entrega completamente re-imaginada das letras das músicas do ICED EARTH criadas exclusivamente para este lançamento. O colaborador de longa data Jim Morris trabalhou com Schaffer nessas versões.
Wicked Words And Epic Tales” é uma coleção de letras, entrevistas e páginas de arte que o trabalho de Schaffer inspirou ao longo dos anos. O livro é uma antologia de letras de Schaffer que abrange seus 35 anos fazendo música em vários projetos, incluindo ICED EARTH , DEMONS & WIZARDS , SONS OF LIBERTY e PURGATORY. O livro vem em duas capas exclusivas: uma criada por Jonboy Meyers e outra por Jim Balent e Roy Young , e tem mais de 200 páginas. O livro de arte da mesa de centro também apresenta desenhos originais de alguns dos artistas mais notáveis, incluindo Todd McFarlane, Greg Capullo , Monte Moore e muitos outros.
“Eu queria montar algo que fosse uma experiência verdadeiramente única não apenas para os fãs das minhas bandas, mas também para os novatos”, disse Schaffer anteriormente.
“Wicked Words And Epic Tales” foi o lançamento de estreia da editora de Schaffer , Wicked Words, LLC e foi o primeiro de muitos conceitos originais que ele planejou para lançamento futuro.
Lançado em 21 de janeiro pela Ravencraft Productions , “A Narrative Soundscape” apresenta as seguintes faixas:
01. Dystopia (A Narrative Soundscape) (06:06) 02. Declaration Day (A Narrative Soundscape) (03:03) 03. Wolf (A Narrative Soundscape) (02:23) 04. Dante’s Inferno (A Narrative Soundscape) (09:55) 05. Melancholy (A Narrative Soundscape) (02:43) 06. Dracula (A Narrative Soundscape) (04:12) 07. Raven Wing (A Narrative Soundscape) (04:22) 08. Angels Holocaust (A Narrative Soundscape) (02:09) 09. The Clouding (A Narrative Soundscape) (06:13) 10. Something Wicked (A Narrative Soundscape) (11:46) 11. Watching Over Me (A Narrative Soundscape) (02:26) 12. Seven Headed Whore (A Narrative Soundscape) (01:49) 13. Damien (A Narrative Soundscape) (06:56) 14. Question of Heaven (A Narrative Soundscape) (06:00) 15. Come What May (A Narrative Soundscape) (03:44)
l ançado no último dia 13 de janeiro, o álbum de estreia da Carttada, “Recharged”, era sem dúvida um dos mais aguardados lançamentos desse início de ano no Brasil. O trabalho, que está sendo distribuído mundialmente pela gravadora RTR Records, tem obtido uma ótima resposta do público e mídia especializada, além de forte apoio de músicas de nossa cena.
Nas últimas semanas, uma série de vídeos de grandes músicos nacionais, com mensagens de apoio não só a banda, como ao álbum “Recharged” estão sendo disponibilizados, e hoje, podemos conferir as palavras de ninguém menos que Luiz Carlos Louzada, vocalista das icônicas bandas Vulcano e Chemical Disaster e, do vocalista e baixista Ricardo Pigatto, da Hellway Patrol. Confira:
Annihilator frontman / founder Jeff Waters has checked in with the following message:
"Okay fans... super quick treat, but better be quick! Only 250 copies! Annihilator Fun Palace - The Re-Recordings 12" single yellow vinyl + bonus poster.
Specially mastered re-recorded versions of four Annihilator classics for the first time released on vinyl. This limited edition version of just 250 copies is 100% exclusive to Metal Department, comes pressed on marbled yellow vinyl, and comes packaged with a stunning color poster in size 70 cm x 50 cm. Order here.
This is NOT part of the upcoming Edel Records catalogue release. This is a cool limited editiion of early Annihilator stuff. A treat provided by the company that makes the cool Annihilator online gambling game, as well as many other cool metal games from bands we know and love!"
These re-recordings were made in 2012 and features the line-up of:
David Padden - vocals Jeff Waters - guitar, backing vocals Mike Harshaw - drums Alberto Campuzano - bass
Dave Cobb produziu o quarto álbum de Slash feat. Myles Kennedy and The Conspirators
O novo álbum de Slash feat. Myles Kennedy and The Conspirators será lançado na próxima semana, em 04 de fevereiro. Enquanto 4 finalmente não chega aos ouvintes, a banda lançou o primeiro episódio de um mini-documentário sobre os bastidores da criação do projeto.
O quarto álbum da colaboração entre Slash, Kennedy e os “conspiradores” Todd Kerns, Brent Fitz e Frank Sidoris trouxe várias novidades à dinâmica do grupo: foi a primeira vez que todos gravaram juntos, ao vivo no estúdio, e tiveram a participação do produtor Dave Cobb no processo.
“Esse álbum é provavelmente o melhor que fizemos até agora, foi com tudo, com sessões ao vivo de cara”, conta Slash no episódio. “Falei com Dave no telefone e ele disse as palavras certas, eu estava convencido já na ligação. Quando aparecemos [para gravar], era exatamente o que a gente queria fazer. Nós tínhamos os amplificadores no estúdio com a bateria, algo que nenhum produtor jamais me deixou fazer (risos) e também fizemos os vocais ao vivo”.
O produtor explicou a vontade da banda de “fazer um álbum com a sonoridade de todos os discos clássicos” do rock que amamos, buscando uma atmosfera para reproduzir a forma que o disco seria gravado por uma banda de adolescentes na garagem – com a diferença de ter músicos de alto nível no projeto. “Você não consegue ser mais real do que isso, [o álbum] tem todas as manchas e cicatrizes e tudo que rock n’ roll deveria ter”, finalizou Cobb.
Durante uma aparição no “The Ron Keel Podcast” , o ex-vocalista do BLACK SABBATH , Tony Martin , confirmou que um novo contrato de gravação foi garantido para reeditar os álbuns que ele gravou com a banda. “Só descobri ontem“, disse ele. “Eu não tinha ideia. Você não recebe muita informação do campo do SABBATH , na verdade; eles são muito protetores com suas coisas. Então eu só descobri ontem que eles agora têm um contrato de gravação para eles. E eu não sei em que data eles planejam lançar essas coisas, mas é este ano. E o que eu sei é que não serão álbuns individuais, será um box set da era Tony Martin. Mas eles têm um acordo para isso agora, e esse sempre foi o problema antes – não está disponível e você não pode obtê-lo porque não está à venda. E da mesma forma, você não recebe royalties – eu não recebo um centavo das vendas porque não está à venda. Então, por que você faria? Mas agora, se tudo isso mudar e este ano eles conseguirem lançar isso, oh, cara – haverá muitas coisas de Tony Martin por aí.“
Martin também refletiu sobre seu tempo com o SABBATH , dizendo: “Isso não me assombra. Não é uma coisa ruim. Tenho muito a agradecer. O SABBATH é a razão pela qual você e o mundo sabem sobre minha existência. Então, há coisas para agradecer. Foi um trabalho árduo para mim. Eu sou 12 anos mais novo que o resto dos caras, então até o círculo de amigos era diferente – eles estão saindo com Ian Gillan e Brian May , e meu melhor amigo é Dave na estrada. Então isso foi uma lacuna. E também a experiência – eles foram muito à minha frente em experiência, pelo menos 12 anos adiante de mim, e nunca consegui alcançá-los; eles sempre terão muito mais experiência do que eu. Então foi um trabalho árduo.”
Ele continuou: “Quando eu consegui o primeiro show, na verdade foi em 1986 que eu fui colocado em espera quando eles estavam com Glenn Hughes no álbum ‘Seventh Star’ . E eu não sei quais eram os problemas, mas algo deu errado com Glenn e eles me colocaram em espera. Isso me assustou até a morte, porque é Glenn Hughes . Eu não posso cantar como Glenn Hughes ; ninguém pode cantar como Glenn Hughes . Só Glenn Hughes pode cantar como Glenn Hughes . Então isso foi realmente assustador. Então eles conseguiram Ray Gillen . Então ele saiu – ele saiu para se juntar ao BLUE MURDER com John Sykes, então eles me ligaram novamente e disseram: ‘É melhor você vir ao estúdio e experimentar isso.’ E eles me deram uma música, que era ‘The Shining’ do ‘Eternal Idol’ , e dois dias depois disseram: ‘Ok. Você tem o trabalho. Você tem uma semana para terminar o álbum. Então, desde o início foi assustador – foi enorme; de repente ser o frontman do BLACK SABBATH era simplesmente ridículo. E sim, toda a associação comigo e minha voz durou 11 anos.”
BLACK SABBATH lançou seis álbuns com Martin nos vocais: “The Eternal Idol” (1987), “Headless Cross” (1989), “Tyr” (1990), “Cross Purposes” (1994), “Cross Purposes Live” (1995) e “Forbidden“ (1995). Eventualmente, Martin e seus companheiros de banda da era “Forbidden” foram expulsos quando o guitarrista Tony Iommi se reuniu com os membros originais do SABBATH .
No início do mês, Martin discutiu a possibilidade de os LPs de sua era do SABBATH serem reeditados em uma entrevista ao The Metal Voice do Canadá . Na época, ele disse: “Tínhamos um cara no BLACK SABBATH chamado Geoff Nicholls . Ele era o tecladista. Ele morreu há quatro anos. E quando estávamos no funeral de Geoff Nicholls , encontrei Tony Iommi lá, e ele disse: ‘Eu tenho um monte de coisas para tocar para você. E nós temos que nos reunir e ver se podemos escrever algumas músicas novas. E então talvez possamos relançar o Tony Martin álbuns da era.’ E eu pensei: ‘Bem, isso é legal. OK. Qualquer que seja.’ Então o telefone ficou mudo por eras – meses e meses e meses e meses. Então liguei de volta e ele disse: ‘Venha até a casa e vamos conversar sobre isso.’ Então eu disse, ‘Ok.’ Então fui à casa dele e ele disse: ‘Não podemos fazer isso.’ E eu disse, ‘O quê?’ Ele disse: ‘Não podemos fazer isso.’ Eu disse: ‘Por que não?’ Ele disse porque há um acordo com os caras do SABBATH que eles só podem lançar algo [novo] sob o nome SABBATH se forem os membros originais do SABBATH . Ninguém mais pode gravar nada [novo] com o nome SABBATH …. O que ele disse foi o que podemos fazer é reeditar os álbuns. Não podemos acrescentar nada a isso. Então, o que esperamos, se ele conseguir, é que os álbuns da era de Tony Martin , além de ‘Eternal Idol’ , porque é de outra pessoa, sejam relançados. Remixado provavelmente no caso de ‘Forbidden’ , mas acho que vai ser como era… [Podemos adicionar] apenas coisas que já foram gravadas na época.“
Segundo Martin , ele já encontrou em seu acervo pessoal um monte de gravações que seriam perfeitas para inclusão em edições propostas dos álbuns do SABBATH de sua época da banda.
“Eu pesquisei… eu tenho centenas de fitas – coisas das sessões de composição”, disse ele. “Eu tenho as fitas quando Eddie Van Halen estava com a gente escrevendo ‘Cross Purposes’ . Enviei para Tony . Apareceu no YouTube ; eu não sei como isso saiu. Mas eu tenho todos os tipos de coisas assim. E eu pensei que era o tipo de coisa que eles iriam relançar os álbuns. Mas eu não tenho ideia. Você provavelmente sabe mais do que eu.”
Seis anos atrás, Iommi disse ao I Heart Guitar que “é uma pena” que “demorou muito para as pessoas aceitarem” Martin como vocalista do SABBATH . “Demorou todos esses anos depois para as pessoas dizerem, ‘Oh caramba, essa foi uma boa banda com bom canto.’ Então levou muito tempo para que as pessoas realmente percebessem o quão bom era.”
Em 2018, Iommi passou um tempo no estúdio remixando “Forbidden” para um lançamento futuro. O LP, que conta com Martin , o baterista Cozy Powell e o baixista Neil Murray , é frequentemente considerado como a pior gravação de estúdio do SABBATH .
Em uma entrevista de 2012 com Über Röck , Martin disse que ficou “surpreso” ao ver Iommi criticando-o no livro do guitarrista “Iron Man: My Journey Through Heaven And Hell With Black Sabbath” (referindo-se ao período Martin , especialmente a fase de turnês). Após o lançamento de “Cross Purposes” em 1994, Iommi criticou seu ex-cantor como “não profissional” e “sem presença de palco“). Martin disse: “Quero dizer, eles nunca me disseram nada. Certamente, se você tem um problema, a primeira pessoa a quem você deve dizer algo é a pessoa que está na banda com você… Parece uma coisa muito estúpida dizer, porque não falaram nada na minha cara – e, se for o caso, então engane-os mais por não dizerem nada, porque, você sabe, poderíamos ter consertado. Eu disse a eles, sem parar, que se havia alguma coisa que eles queriam que mudasse, que fosse feito de forma diferente, só para dizer e nós poderíamos consertar, mas claramente, eles não fizeram, eles não tiveram coragem, obviamente, e escrever sobre isso em um livro depois parece um pouco idiota para mim. Eu não estou chateado com isso, mas é surpreendente… Parece um pouco estúpido dizer isso depois do evento.“
O novo álbum solo de Martin , “Thorns” , chegou em 14 de janeiro via Battlegod Productions e Dark Star Records . Entre os músicos convidados que aparecem no LP estão Scott McClellan (que ajudou a escrever o álbum), Danny “Danté” Needham ( VENOM ), Magnus Rosén ( HAMMERFALL ), Greg Smith ( ALICE COOPER , RAINBOW , BLUE ÖYSTER CULT ) e o filho mais novo de Martin , Joe .