domingo, 8 de outubro de 2023

Kill For Nothing: Estreia “Hunter” em single e videoclipe e inicia série de contos “TALES OF K4N”





A banda Kill For Nothing lançou seu novo single e videoclipe, “Hunter”, e iniciou uma série de contos chamada “TALES OF K4N”.

Nesta série seus videoclipes apresentarão dois modos distintos ao clicar na função “Closed Caption” do YouTube. Em inglês a música vem com as letras originais acompanhando as cenas do vídeo, já em Português será apresentado o Modo História, onde as legendas nos introduzirão a história de Andrew, um sujeito equilibrado e metódico a ponto de conseguir guardar para si todas as situações que passou em sua vida, sejam elas boas ou ruins, mas que geram nele um conflito interno, desencadeando em uma batalha interna contra seu próprio demônio interior. Mas Andrew é um caçador, alguém que sempre buscou ter controle e paz nas escolhas da sua vida, e que se sujeita às vezes a confrontar a si próprio.

Confira essa experiência imersiva através do link abaixo:


“Hunter” é a composição mais extrema, contemporânea, pesada e imponente dentre as músicas já lançadas pela Kill for Nothing até então. A teatralidade e a selvageria da atuação de Alessandro Bob nos conduz para dentro da canção, imergindo como personagens dessa peça visceral e atordoante que confronta nossos demônios internos. A angústia e a fúria de quem quer superar seus obstáculos a todo custo são evidentes em cada nota da música, que transborda agressividade mas também criatividade através da tempestade sonora criada pelas linhas de guitarra de Mandy Delphino e Michael Dimiojo e pela cozinha do baixista Reiko e do baterista Yuri Alexander.

Em “Hunter” a Kill for Nothing encontra o equilíbrio perfeito do peso perturbador de “Better Than This” com a grandiosidade de suas composições anteriores.

Ouça o single abaixo:


A Kill For Nothing é uma banda paulistana formada em 2022 com uma abordagem absolutamente contemporânea em seu som, baseando suas influências especialmente no Nu Metal, buscando propor sua própria identidade em meio às referências de grandes bandas como Korn, Deftones e Disturbed. Suas letras são baseadas nas experiências individuais de seus integrantes, trazendo reflexões sobre temas como a vaidade, as armadilhas do ego, a falsidade, as paixões e toda uma gama de sentimentos humanos, refletindo diretamente na sonoridade de suas composições que buscam traduzir essas sensações em canções.

As composições da K4N emanam a urgência e a angústia dos nossos tempos, entregando ao ouvinte um lugar de encontro para suas emoções na agressividade e na explosão avassaladora de suas canções.

Saiba mais sobre a Kill For Nothing e acompanhe todas suas novidades, lançamentos e agenda de shows através do Instagram @killfornothingofficial ou pelo site www.killfornothing.com.

ALBUM REVIEWSBLACK METALDEATH METALREVIEWS







New York’s RUIN LUST may not be the most prolific band within US extreme metal, but they are certainly one of its most frenzied and unflinchingly intense acts, with only a handful of bands matching this trio’s muscular and imposing sound. Where the vast majority of bands tend to start out quite ferocious and gradually get more accessible as they progress from record to record, RUIN LUST seem to have gotten far more grating and dissonant with each release, with their third album, 2020’s Choir Of Babel, standing as perhaps their most intense and cohesive work to date. Their latest, fourth album, Dissimulant, manages to top even the more discordant and punishing moments of its predecessor, making it by far the band’s most searing and sharp work, if not exactly their musical best.



Eden starts things off with a wave of noise which quickly gives way to a tight and ferocious slab of death metal with muscular guitars, throaty, booming vocals and frenetic drumming, all of which contribute to an aggressive and unhinged sound that kicks things off with a burst of brutality that immediately grabs the listener’s attention. Imperium takes a similarly dense and impenetrable approach, albeit with a stronger focus on meaty rhythms and jarring leads that carve through the mix and add a stringent edge to what is an exceptionally fierce offering, with excellent vocals and authoritative drums lending a focused sound to proceedings whilst not sacrificing too much of the intensity.

Clinamen leans prominently into the angular leads of the previous song, injecting some caustic flourishes that make this already speed-driven and punishing sound even harsher, whilst peppering in eerie melodicism that makes this feel far darker. Thall takes the ponderous, atmospheric touches of the last song and applies a chunkier guitar sound, sludgy basslines and thunderous drums to them, creating a huge, imposing sound that acts as a great backdrop for monstrous gutturals and acerbic hooks which embrace the rabid element at this album’s heart while at the same time showcasing an ethereal side of the band that makes this incredibly immersive.


Dissimulant, with its raw production, pummelling pace and primitive musicianship, is a harder, more streamlined affair with a primal ferocity and bellicose vocals which reverts to the borderline grindcore aggression, serving as one of the album’s most visceral and claustrophobic songs. Purge lurches abruptly back into the sort of domineering blackened death metal that made the likes of Imperium such an impactful track, with intricate drums and biting riffs crafting a sinister and vicious feel that is far closer to classic war metal than anything that has featured on this record so far. The thick, minimalistic bass interlude that breaks up this song’s two halves pushes the music into a funereal crawl that is closer to death-doom, but still firmly anchored within blackened death, making for a dramatic and powerful change of pace that turns this into one of the record’s most engrossing and wide-ranging efforts.

In stark contrast to this juggernaut, Infinite Regress is a short, sharp shock of noxious, crushing extremity that goes straight for the jugular, ebbing and flowing between energised and frenzied passages and tighter rhythmic ones, with the acidic snarl of the vocals feeling decidedly more intense to ensure this brief but brilliant song leaves its mark. The cavernous Chemical Wind brings this album to a close with a huge behemoth of a track that utilises droning guitars and a steady beat to build tension before unleashing an utterly belligerent and caustic aural assault on the listener, with grating guitar work, machine gun precise drums and barked vocals all combining to craft a venom-soaked and discordant slab of blackened death metal that uses its measured pace and expansive sound to bring this album to its conclusion in a bombastic and domineering manner.

Where Choir Of Babel was perhaps the band’s strongest effort from a songwriting front, this is arguably their most acerbic and visceral offering to date. Much like the album that came before it, it’s got some great musicianship and some surprisingly catchy and impactful moments, but Dissimulant‘s strength lies in its over-arching aggression and intensity; with the unremitting grindcore flourishes and chunky, domineering approach from the guitars and vocals especially, there’s very little in the way of reprieve from this album’s more cacophonous elements, and even then it’s merely down to a reduced pace rather than a massive stylistic shift. Dissimulant is another impressive addition to the band’s repertoire that shows just how bestial they can be, further cementing RUIN LUST as a force to be reckoned with within the more dissonant corners of the US’ extreme metal underground.

Rating: 8/10



KK’S PRIEST – THE SINNER RIDES AGAIN








The legend of the Sinner continues. 46 years since “Sinner” opened Judas Priest’s 1977’s Sin After Sin, his deathly gallop returns on The Sinner Rides Again from KK’s Priest – K.K. Downing’s second album of heavy metal thunder with Tim “Ripper” Owens shrieking at his side. 2021’s Sermons Of The Sinner was a letdown with some cool moments and it seems K.K. got the message as The Sinner Rides Again is leaner and meaner. This is their Painkiller with a modern, punchy production effort and it works.

I feel like K.K. gets a kick out of these self-referential titles as “Sons Of The Sentinel” revs the motor up right out of the gates with thick, speedy riffs, snappy bass, fast drumming and Owens’ signature vocals with a mid-tempo, mean chorus. Anyone who enjoys the lead, duo guitar playing Downing and Tipton made famous with the other Priest will love Downing’s abilities on full display with A.J. Mills.

The guys let loose and don’t hold back on this record; it’s exactly what fans are craving for. With Owens, he still belts out strong vocals, but is more measured this time around, not overusing his high shrieks. His mid-range is on point with grit and attitude, giving the songs just what the need.

MÖTLEY CRÜE - SHOUT AT THE DEVIL (40TH ANNIVERSARY EDITION)







Mötley Crüe are one of the most important bands in the early ‘80s, along with Iron Maiden, Twisted Sister, Def Leppard, W.A.S.P., Quiet Riot, Ratt, Dokken, Dio, KISS, Judas Priest, Black Sabbath, at the foundation to my love for heavy metal music. Like their peers it was the complete package, the music, image, attitude, stage show, MTV videos, and the soundtrack to my early teenage years. The video for "Live Wire" (off the debut Too Fast for Love) was just the start. But when I saw the video for "Looks That Kill" in 1984 (Shout At The Devil album was released September 1983, and got in on cassette asap), magazine pictures and ads in Hit Parader and Circus, it was another level.

Shout At The Devil was heavier, nastier Mötley, both the music and the image. This was a band you would not want to run into in a dark alley. Now, 40 years later Shout At The Devil gets its flowers with an anniversary special edition release. An album also that will always be in my top 20 list of Best Heavy Metal Albums of the ‘80s.








This 40th anniversary edition comes with a bunch of goodies. The album on vinyl, CD, and cassette, plus a vinyl of seven demos and rarities, and two 7” singles. Now, I have a stereo system with old school speakers and compared the remastered vinyl to the original (which I still have), and CD remaster from 1999 on Motley Records (BMG Music) to this paper sleeve. The original vinyl from the ‘80s has more mid-range and sounds fine, but the remaster brings in more bottom end and drums and warms up the mix but not to where it's too much or muddy. The CD’s both are louder sonically with a bit more high end without losing the bass and drums, and both the vinyl and CDs allow space for the symbols. The 7” single for "Too Young To Fall In Love" is a "remix" but I don't hear a difference.

On to the demos, four of these have previously appeared on the 1999 remaster, the album title track, "Looks That Kill", "Hotter Than Hell" became "Louder Than Hell" for the next album Theater Of Pain, and "I Will Survive" which is ok and I can see why it didn't make an album, sounds unfinished. Unlike many other demos included on remasters and special editions the Crüe songs are properly mixed, just rougher, a couple slightly different arrangements, solos, with less polish than heard on the actual album.

And I like what Vince does vocally in these early versions with extra "wows" and other alternate pronunciation and inflections, the ride out on "Looks That Kill". "Black Widow" is a well-known song not to make an album and has a passive delivery and vibe relative to something on Too Fast for Love like Merry-Go-Round and "Starry Eyes".

Other items in the box includes a devil candle holder, pentagram felt bag, band member tarot cards, pentagram séance board, a metal pentagram 7” adapter, and two Shout At The Devil album cover art prints. This box is a must have for any Crüe fan.



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Power Trip: AC/DC faz primeiro show em 7 anos com setlist de 24 músicas







A banda tocou clássicos e estreou ao vivo algumas faixas do ‘Power Up’


Na noite de sábado, 07, o AC/DC realizou seu aguardado retorno aos palcos no festival Power Trip, na Califórnia. A banda não se apresentava ao vivo há 7 anos.

Com formação composta por Angus Young (guitarra), Brian Johnson (vocal), Cliff Williams (baixo), Stevie Young (guitarra) e Matt Laug (bateria), o grupo entregou um show completo de quase duas horas de duração, com um total de 24 músicas. Os integrantes não explicaram a ausência do baterista de longa data, Phil Rudd, que se juntou novamente à banda para a gravação do álbum Power Up (2020).

A performance do AC/DC no Power Trip marcou a primeira vez que o grupo abriu a noite com a faixa “If You Want Blood (You’ve Got It), além da estreia ao vivo das faixas “Demon Fire” e “Shot In The Dark”, do álbum mais recente (via Blabbermouth).
AC/DC: Power Trip
01. If You Want Blood (You’ve Got It)
02. Back In Black
03. Demon Fire
04. Shot Down In Flames
05. Thunderstruck
06. Have A Drink On Me
07. Hells Bells
08. Shot In The Dark
09. Stiff Upper Lip
10. Dirty Deeds Done Dirt Cheap
11. Shoot To Thrill
12. Sin City
13. Givin The Dog A Bone
14. Rock ‘N’ Roll Train
15. You Shook Me All Night Long
16. Dog Eat Dog
17. High Voltage
18. Hell Ain’t A Bad Place To Be
19. Riff Raff
20. Highway To Hell
21. Whole Lotta Rosie
22. Let There Be RockEncore:
23. T.N.T.
24. For Those About To Rock (We Salute You)





quinta-feira, 5 de outubro de 2023

BABY METAL NEW GENERATION





O fenômeno japonês do crossover kawaii-metal passou a última década encantando e dizimando o público em todo o mundo com sua abordagem alta, orgulhosa e escandalosamente cativante da música pesada moderna: misturando o poder e a inocência do J-pop com batidas, massivas e prontas para a arena. heavy metal - tudo envolto em uma espessa camada de vasta e densa mitologia de nível divino.

fotografia de Taku Fujii

Desde que BABYMETAL entrou em cena em 2014 com seu álbum de estreia autointitulado, seu som contagiante lhes rendeu vagas abrindo para todos, desde Metallica, Avenged Sevenfold e Guns N' Roses até Korn, Lady Gaga e Red Hot Chili Peppers.

Eles esgotaram duas noites no Tokyo Dome, com 55.000 espectadores em seu país de origem; eles foram a primeira banda japonesa a ser a atração principal da Wembley Arena no Reino Unido e se apresentar no palco principal do Festival de Glastonbury; e eles lotaram o icônico estádio de Los Angeles, The Forum, para citar apenas alguns destaques da jornada da BABYMETAL até agora.

Eles também contam com uma série de membros da realeza do rock e do metal entre sua base de fãs em rápida expansão. Rob Halford se juntou a eles no palco para tocar "Painkiller" e "Breaking the Law" do Judas Priest, Bring Me the Horizon os trouxe para sua caótica faixa "Kingslayer", e os guitarristas do Polyphia Tim Henson e Scott LePage e Alissa White do Arch Enemy -Gluz foi convidado em seu disco METAL GALAXY de 2019 .


Através de cada um de seus lançamentos aclamados pela crítica (que regularmente chegam ao Top 10 da parada de álbuns mundiais da Billboard ), eles construíram um universo musical e temático distinto. Cheio de adoração a FOX GOD, expedições galácticas e muito mais, a grande visão de BABYMETAL continua a evoluir para histórias em quadrinhos, vídeos ambiciosos e muito mais.

Mas 2023 viu a BABYMETAL dar uma guinada acentuada em uma direção diferente. Isso transportou os líderes de banda SU-METAL e MOAMETAL para realidades alternativas para criar seu disco mais pessoal até então - e resultou em seu renascimento triunfante como um trio com o novo vocalista MOMOMETAL, que se juntará a eles na tão aguardada turnê norte-americana deste outono com Dethklok. .

SU-METAL


O catalisador para essa mudança foi o novo álbum conceitual THE OTHER ONE . Conforme a história continua, cada uma de suas 10 músicas expressivas está enraizada em 10 universos paralelos diferentes em uma dimensão chamada METALVERSE.

Expandir-se além de seus reinos de dança pop para águas mais atmosféricas do pós-metal e do hard rock foi um caminho ambicioso a seguir para seu quarto álbum. Mas foi uma jornada que o vocalista MOAMETAL sabia ser necessária “para descobrir o BABYMETAL que nunca conhecemos”.

“Explorar esse lado totalmente novo exigiu muito planejamento, discussão e preparação”, continua MOAMETAL. "E durante esse processo não foi tão fácil, obviamente; foi um desafio que às vezes nos assustou. Mas sempre [fomos] uma equipe que nos desafia a [fazer] algo novo, então continuaremos cobrando avançar!"

Tentar seguir em frente e desafiar as crenças estereotipadas que alguns têm sobre a banda – de que eles são um artifício, uma moda passageira – enquanto se aprofundam na filosofia, mitologia e ressonância emocional soa como um trabalho pesado.

Mas quando você tem uma ética de trabalho e dirige como a BABYMETAL, é quase uma segunda natureza. Eles estavam tão confiantes nos novos mundos que estavam construindo que compartilharam trechos com os fãs à medida que avançavam, permitindo-lhes uma visão da fascinante jornada artística da banda.


“Aqueles que compraram o [ THE OTHER ONE ] BLACK BOX poderiam ter acesso a um site exclusivo onde poderiam ouvir partes das novas faixas”, explica o vocalista SU-METAL.

"Eles poderiam ouvir apenas o som da guitarra ou alguma outra parte da música de maneira gradual, e poderiam aproveitar o progresso de como as faixas se juntaram. Estou feliz que nossos fãs e Eu compartilhei essa experiência."

“Até agora, as músicas do BABYMETAL são relativamente fáceis de distinguir, pois as letras e melodias são bastante cativantes”, continua SU-METAL. “Desta vez, criamos algo em um nível mais profundo e sentimos que abrimos uma nova porta.

“As músicas deste álbum são baseadas em fotos e mitologia, muitas delas são mais filosóficas, e você descobre algo novo cada vez que as ouve.”


Veja “Mirror Mirror”, por exemplo, a música que SU-METAL e MOAMETAL dizem que resume seu novo processo criativo. Uma faixa que oscila entre a fúria do tech-metal, construções atmosféricas elevadas e melodias pensativas, é tão familiar quanto ferozmente nova.

E quando você mergulha ainda mais fundo, você encontra uma música que é tão auto-analisada, crua e densa quanto a poesia mais comovente.

“O eu que os outros veem e o eu que você conhece são duas coisas diferentes. Mas para se ver, você deve se olhar no espelho”, diz SU-METAL. "Mas o eu no espelho é realmente o verdadeiro eu? Onde está o meu verdadeiro eu? Sinto que essa música realmente expressa essa dualidade.

"Também soa como se fosse uma música leve, mas se você ouvir com atenção, sons pesados ​​estão entrelaçados ao longo da música. Também adoro que as letras em inglês e japonês estejam presentes na música."


Em outra parte de THE OTHER ONE , “Believing” se concentra em como, assim como as estações, não podemos permanecer os mesmos como éramos no passado, enquanto “Time Wave” questiona os ciclos da vida e o glorioso “Monochrome” convida você a olhar para cima. para o céu e admire sua maravilha em tecnicolor.

As músicas do novo álbum servem como um lembrete de que você nunca deve parar de aprender sobre si mesmo e o mundo ao seu redor – e prova o quanto os BABYMETAL cresceram como seres humanos e músicos na última década.

“Estamos juntos como BABYMETAL há mais de 10 anos, mas conhecer o outro lado da BABYMETAL que nunca sabíamos que existia foi uma experiência totalmente nova”, oferece MOAMETAL. “Sinto que toda essa experiência nos tornou ainda mais fortes.”

Ela faz uma pausa. “Da perspectiva do FOX GOD, ele só quer que experimentemos coisas novas e vejamos as coisas de um ângulo diferente.”

MAOMETAL


A exploração de novos domínios tão sensacionais pela BABYMETAL pode fazer parecer que uma entidade completamente diferente está em jogo aqui. Mas os seus objectivos e valores fundamentais ainda estão praticamente intactos.

Comunidade, expressão, individualidade e paixão – essas coisas nunca mudarão e continuarão a estar no centro de seus elaborados shows ao vivo, que continuam sendo a força vital absoluta do que BABYMETAL é e sempre será.

Apropriadamente, a banda também está fazendo uma mudança emocionante com esses shows ao vivo. Depois de formar uma dupla desde a saída do cantor YUIMETAL em 2018, o BABYMETAL anunciou que Momoko Okazaki (que fazia parte de sua trupe de dança de apoio, os AVENGERS) foi promovida a terceiro membro oficial, apelidado de MOMOMETAL.

O motivo do retorno à configuração do trio? Para tornar seu show ao vivo ainda mais espetacular do que nunca.

“Ver cada pessoa na plateia com meus próprios olhos é sempre muito gratificante”, MOAMETAL fala sobre sua conexão com seus fãs. “É absolutamente emocionante para nós que todos vocês tenham esperado pacientemente que voltássemos à estrada em turnê e então poderemos vê-los do palco.

“E ver todos brilhando de alegria e gritando por nós nos deixa muito felizes. É muito divertido ouvir as vozes de todos durante a parte de chamada e resposta de ‘Monochrome’ e ‘Road of Resistance’, especificamente.”


Esses planos ao vivo já estão em andamento, com a banda recentemente em turnê com o Sabaton no Reino Unido e na Europa. Ainda este ano, eles retornarão aos palcos norte-americanos com Dethklok, a encarnação ao vivo da banda animada de heavy metal mais famosa do mundo, para a turnê BABYKLOK.

E apesar de admitirem que ainda não assistiram nenhum episódio da série Metalocalypse da banda , a BABYMETAL não poderia estar mais animada para mergulhar em um novo universo que é tão meticuloso, criativo e fantástico quanto o deles.

“Já faz um tempo desde a última vez que fizemos uma turnê pelos Estados Unidos e não voltamos desde a pandemia. Então, espero me reunir com muitos de nossos fãs, bem como conhecer novos fãs também”, exclama MOAMETAL.

“Infelizmente, Metalocalypse não foi ao ar no Japão, então nunca o vi. Mas antes do início da turnê, quero ter certeza de que terei a chance de ver um episódio de Metalocalypse e encontrar um personagem favorito! se eles souberem sobre nós? Espero que eles também se sintam animados em fazer uma turnê conosco!"

MOMOMETAL


Ela continua, sobre a alegria que uma série animada pode trazer: “Eu adoro animes que focam em personagens femininas puras, fortes e gentis. Um dos meus animes favoritos é Nausicaä do Vale do Vento . alguém que ama genuinamente as pessoas e a natureza e tem uma forte determinação.

“Desde que eu era muito jovem, gosto muito de assistir Ojamajo Doremi , e tem sido um dos meus favoritos de todos os tempos. Mais recentemente, o anime que gosto chama-se Bocchi the Rock! eu [quem eu sou] hoje, e continuarei assistindo muitos animes!"

A inspiração pode ser encontrada em todos os cantos da vida (e em todos os reinos do METALVERSE), e é nisso que a BABYMETAL está se concentrando agora.

Desde as coisas que amaram e aprenderam quando adolescentes que ajudaram a impulsionar a sua criatividade, ao impulso e ambição que lhes permitiu tornarem-se uma sensação musical tão inegável, às revelações surpreendentes, gratificantes e distantes de THE OTHER ONE - é tem sido uma jornada de descoberta diferente de qualquer outra.


Mas isso não significa que eles estejam desacelerando. Há mais terreno a percorrer, mais segredos a partilhar e mais memórias a construir. Com MOMOMETAL agora firmemente ao seu lado, mais uma vez um trio, há agora outro conjunto de experiências de vida às quais recorrer.

Outra versão do BABYMETAL — e uma nova forma de ver as coisas — está pronta e esperando para ser descoberta. As possibilidades são tão infinitas quanto as estrelas no céu, e não existe nada mais emocionante do que isso.

Mas é SU-METAL quem melhor resume tudo, em cinco palavras simples, mas poderosas.

"Este é o novo começo."

Assistência de tradução BABYMETAL por Tyler Mariko Mcabee

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

OBSCURA:entrevista





OBSCURA: “NÃO ESCREVEMOS MÚSICA PARA UMA CERTA AUDIÊNCIA, SEMPRE ESCREVEMOS AS QUE AMAMOS, ENTÃO SOMOS VERDADEIROS COM NÓS MESMOS”.





A banda alemã Obscura faz uma mistura de heavy metal progressivo com death metal, assim, criando um som único e pessoal. Nesse momento, eles estão se preparando para sua turnê na América do Sul e o lançamento do primeiro álbum ao vivo, A Celebration I.


Para falar sobre os 20 anos da banda, a turnê que passará pelo Brasil no dia 29 de outubro e os planos futuros, o vocalista Steffen Kummerer concedeu uma entrevista para HM  e você pode conferir tudo abaixo.


Vamos começar! Como você está e onde?

Steffen: Estou bem, estou aqui no meu estúdio na Alemanha, mais ao Sul, na verdade, perto de Munique. As coisas estão bem, estamos preparando tudo para nossa próxima turnê, então visitaremos o Brasil pela primeira vez e queremos estar preparados.



E está frio aí? Porque está extremamente quente aqui no Brasil, estamos tendo essas ondas de calor que não são normais, é sempre quente aqui, mas não dessa forma. Então meu conselho é: Se preparem porque vai estar bem quente aqui.

Steffen: Nós estaremos preparados, com certeza, não vejo a hora de chegar aí.

Foi minha primeira vez ouvindo a banda ontem quando eu descobri sobre a entrevista, o que é ótimo porque eu consigo conhecer novas bandas fazendo essas entrevistas. A primeira vez que eu ouvi Obscura me impactou, primeiramente por causa da melodia, do instrumental, o jeito que vocês compõe é mais técnico, mais progressivo. Quando você começou a banda era bem jovem, em 2002, como você decidiu usar esse estilo de música com as guitarras e tudo sendo bem rápidos e muito progressivo, mas com uma técnica impecável?

Steffen: Nós começamos a banda com uma mistura de interesses de todos os membros e não éramos técnicos ou progressivos no começo, foi algo que acabamos nos tornando. Eu peguei a guitarra pela primeira vez em março de 2002, e em outubro nós montamos a Obscura, foi a primeira banda que eu montei na vida e eu ainda mantenho. Eu comecei como um guitarrista medíocre eu tocava há meio ano e você vai aprendendo a tocar guitarra enquanto toca guitarra, podemos dizer. Tudo que fizemos com a banda desde o começo até agora é apenas evolução, a história do que estou fazendo e o meu instrumento, não foi a intenção de tocar músicas muitos complexas, era apenas a intenção de tocar música com meus amigos em um local, ficar juntos e se divertir. Foi a verdadeira intenção desde o começo, mas conforme a banda foi se tornando mais séria, é claro, você se senta, pratica, ensaia, aprende mais e mais. Nós não começamos como uma banda mais técnica ou progressiva, ela foi crescendo para isso porque nós nos interessamos em ver até onde podemos ir, não só na parte técnica, mas ritmo, escolhas na harmonia que não são utilizadas por alguma razão. E a banda se tornou o que é agora e conseguimos fazer turnês internacionais. Claro é que o nicho muito pequeno, mas as pessoas amam o que a gente faz e temos uma fanbase muito leal e podemos tocar para as pessoas que amam esse nicho tanto quanto a gente. Sou muito grato por isso.



O que também chamou a minha atenção é que a música é bem técnica, mas os vocais são mais cru, com screams e guturais, mais death metal. São meio que opostos, mas combinam juntos muito bem. Você disse que começou a acontecer conforme o tempo, mas foi intencional fazer essa combinação ou foi algo que você gostava e achou que encaixaria bem?

Steffen: Eu acho que não foi intencional, nós apenas unimos a música que amamos e, na época, estávamos ouvindo muito black metal, death metal e bandas com essa técnica vocal que surgiu na época então usamos. Mas também incluímos diferentes estilos, então você também encontrará vocais limpos, vocais mais rock n’ roll, nós temos alguns corais para entregar, vozes eletrônicas, apenas para usar um pouco de tudo e manter a música interessante. E para isso, às vezes, você precisa de uma paleta diferente, é como uma pintura, você não quer pintar tudo de azul. É legal na primeira e segunda vez, mas depois você precisa trazer uma nova paleta e mudar os estilos vocais. Às vezes temos vocalistas convidados. É apenas esse sentimento interno de que algumas coisas vão funcionar ou não. Até agora tem sido uma diversificada discografia, nós estamos nos preparando para trabalhar no nosso sétimo álbum agora depois de 22 anos, então é bem legal, nunca entregamos um álbum ruim ou um experimento destorcido, nunca mudamos nosso estilo, nós só vamos crescendo isso.

É incrível que você tem o seu estilo e vai melhorando, cada álbum é diferente. Nesses 20 anos, você viu coisas que mudou drasticamente na banda ou precisava mudar, e coisas que você decidiu que manteria dessa forma desde o começo dos anos 2000 e essa é a forma que quer manter a banda? Como você vê esses 20 anos de Obscura?

Steffen: A atitude nunca mudou, é sempre uma mistura do que queremos fazer e já que estamos trabalhando em um nicho, nós não escrevemos música para uma certa audiência, sempre escrevemos as músicas que amamos, então somos sempre verdadeiros com nós mesmos. E não quero mudar isso porque não temos, não somos artistas pop, não temos que entregar certos números ou ganhar certas quantias, não é nossa intenção. O que mudou muito é que: primeiro a comunicação, quando começamos na música, não tinha celulares, então era um pouco diferente e escrevíamos a nossa música em uma sala, hoje em dia não vivemos nem no mesmo continente. Alguns moram nos Estados Unidos, outros no México, eu na Alemanha, outros na Áustria, é ridículo, mas funciona muito bem. Escrever música mudou muito, mas também para melhor. Aprendemos a nossa lição em como fazer porque agora com o computador você pode fazer tudo, mas quando está no palco, você percebe que era uma má ideia. Se você escreve músicas muito complexas, dificulta nas turnês, mas se você mistura, tem o melhor dos dois mundos. Eu sempre soube que usar tecnologias, softwares, de alguma forma é tentadora, mas você precisa ter um equilíbrio. E com os anos, tocando com banda, melhor nós entendemos o que nos beneficia, nosso som, a banda e o que pode ser do futuro. Eu acho que sempre mantivemos a mais nova evolução tecnológica, mas também nunca mudamos. Eu não sei, nós tivemos eventos horríveis nos últimos anos, discutindo, e não falamos mais a respeito, mas quem sabe, eu tentarei. Eu acho que isso também é importante, você sempre terá que estar aberto para coisas novas, sempre tentar coisas novas. Mesmo que você odiar as suas ideias, vá em frente. Eu vi um cara com 90 anos que comprou um iPhone semana passada e testou todos os aplicativos, só um exemplo, mas se você mantiver sua criança interior e sua mente aberta, eu acho que nada vai dar errado. É isso que eu quero manter como banda e como pessoa.



É uma ótima filosofia. E todas essas mudanças, você teve na banda também, os novos membros mudaram algo na forma como você escreve suas músicas ou é do mesmo jeito, eles não interferem? O que ter esses novos membros traz para o Obscura?

Steffen: Eu dou as direções quando se fala de música, mas se tivermos um novo membro na banda, eu quero dá-lo a oportunidade de brilhar. Por exemplo, eu trabalhei com um baterista que gostava muito de diferentes tempos e estranhas assinaturas e a paleta de técnicas eram incríveis, então, é claro que eu quero mostrar isso. Eu também gosto de música que dá espaço para essas ideias. O último baterista que gravamos não tem limites quando se fala de velocidade. Ele consegue tocar super rápido, é absolutamente ridículo. E, com certeza, eu quero mostrar isso. São tantos músicos diferentes que eu trabalhei e minha filosofia é de mostras as forças de todos. Nós esperamos um certo som da banda, eu vou dizer que depois do terceiro ou quarto álbum nós achamos nosso próprio som para o nosso pequeno nicho e sabemos como a banda soa. Mas com a mudança de cada membro, muda um pouco, então pela minha perspectiva, cada álbum, não interessa quem escreve as músicas, mas cada membro que inclui algo. Se eu mudar o baixista, que não compõe nenhuma música, mas toca de uma forma completamente diferente que o anterior, o álbum inteiro será diferente.

Estou perguntando muito sobre mudanças, acho que esse é o tema da minha entrevista. Vocês também mudaram de gravadora, agora estão com a Nuclear Blast, e vocês lançaram o álbum A Valediction. Como foi essa experiência, algo muda com a nova gravadora, ou você tem a liberdade de fazer o que você quer? Até o processo de composição, qual foi a sua inspiração para escrever esse álbum? Como foi o processo de gravação?

Steffen: Gravar foi algo novo para nós porque todo o álbum foi produzido durante a pandemia, então na Europa tudo estava fechado, não tenho certeza como foi no Brasil.



Aqui também.

Steffen: Aqui tudo estava muito restrito e não podíamos nem gravar no mesmo estúdio, tivemos que cancelar os dias de estúdio que foram agendados. Tudo teve que ser reagendado. Foi uma dor de cabeça. Tivemos que gravar em diferentes estúdios. No fim, todos os arquivos foram enviados para o Estúdio Fredman, na Suécia, e eu fui para lá para trabalhar na mixagem e ajustar pequenas partes. No final, o álbum soa muito bem e, apesar de não estar no mesmo local que os outros caras, o que foi algo que eu senti muita falta, a qualidade do álbum é absolutamente a mesma. O que é ótimo! O que tocamos é muito técnico e requer muita preparação, então a maior parte das decisões artísticas, você faz na pré-produção enquanto conversa com os membros da banda, trabalha novos arranjos e tudo. No estúdio, você foca em entregar a melhor performance possível. Durante a pandemia, claro, você podia conversar por Skype, mas quando é sobre gravações, eram engenharias diferentes. No final, nó entregamos os samples para Fredrik Nordström e, assim, foi um pouco diferente gravar o álbum dessa forma, mas é entregue exatamente a mesma coisa para a audiência. Quando falamos sobre o novo álbum, que estamos trabalhando nesse momento, eu acho que podemos trabalhar com uma combinação dos dois. A pandemia nos ensinou que não precisamos estar na mesma sala para gravar, compor e produzir um álbum.

É o lado bom da tecnologia! E agora vocês estão lançando um novo álbum, que é ao vivo. Eu ouvi antes da nossa entrevista, é incrível, parabéns. O que mais me chamou atenção foi que era um álbum ao vivo, mas é tão impecável, perfeito, que soava como um álbum de estúdio. Eu ouvia as pessoas nos shows gritando, mas o resto da gravação soava como se viesse de estúdio. Como foi o processo de gravação durante os shows? E o que eu mais estou interessada sobre isso é que vocês decidiram usar as gravações da América do Norte. A maioria das bandas fazem shows ao vivo em grandes festivais na Europa, mas vocês decidiram usar a América. Foi uma jogada de marketing ou foi para mostrar a energia dos fãs americanos? Por que vocês decidiram gravar na América do Norte?

Steffen: A gente tem o plano de gravar e lançar mais desses álbuns ao vivo. Esse chama A Celebration I, então haverá um Celebration II, III e IV.



Essa era uma das minhas perguntas. (risos)

Quando fomos para a América Central, também gravamos tudo, então tentamos um sistema de gravar tudo e todos os dias. Tudo que fizemos no show foi gravado e, no fim, nós escolhemos as melhores músicas de cada show. Tínhamos um grande arquivo com tudo com o plano de lançar mais tarde. Com os Celebrations, nós sempre quisemos lançar um álbum ao vivo para cada continente. A ideia por trás é, simplesmente, não fazer apenas, como você comentou, um festival, que você tem uma tomada. Na América do Norte, nós fizemos duas turnês grandes e gravamos mais ou menos 80 shows e conseguimos escolher as melhores audiências e shows que não tivemos dificuldades ou algo do tipo. Na América do Norte, eu acho que nos primeiros anos, foi difícil para as pessoas se conectarem com a maioria dos nossos álbuns. Nós assinamos com a Relapse Records em 2008 e o primeiro álbum, Cosmogenesis, foi lançado em 2009, nós fizemos a nossa primeira turnê lá, e esse foi o primeiro lançamento internacional da banda. Nós pensamos: “Ok, vamos marcar aqui onde tudo começou”, em uma visão profissional. Claro que fizemos turnês anteriormente, mas não nesse nível. Então quisemos fazer isso, queremos lançar álbum ao vivo da América Central, América do Sul, Ásia, Europa, mas eu acho que é mais interessante mostrar diferentes países, não apenas do continente. E incluir a audiência, nossa fanbase, um pouco mais. Se você assistir os videoclipes que lançamos até agora, por exemplo, Emergent Evolution, há algumas semanas, foi gravado no México e você também vê cenas do lugar. Então separamos em 1/3 de cenas da banda, a audiência e o país, as impressões que tivemos de lá. E eu acho que isso é algo que poucas pessoas fizeram anteriormente, até onde eu sei. Isso é uma conexão entre o país, a banda, o público e todos eles celebrando a música. Eu acho que isso é legal. Acredite, com álbuns ao vivo, é um projeto divertido que queremos fazer, também dar algo em retorno porque não tem nada melhor do que se ver, como fã, em uma gravação ao vivo da sua banda favorita. Algumas pessoas nos escrevem e falam: “Eu me vi em Nova Iorque”, ou Los Angeles, ou outro lugar. É um projeto muito divertido e só fazemos por isso. Não faz sentido, é só diversão.


Isso é ótimo! Eu adorei! Eu ia mesmo te perguntar sobre o clipe, eu assisti e tinha uma noiva na rua, é incrível que vocês mostram a cultura, o dia a dia. A forma como vocês usaram para filmar, a fotografia, era meio insano. Como vocês decidiram gravar o clipe dessa forma? Eu achei que foi ótimo porque conectava com a velocidade da música, mas quando você assiste o clipe, é diferente do que já foi feito.

Steffen: Nós temos um cinegrafista viajando com a gente desde 2021, ele é um talentoso videomaker e fotógrafo. Ele está viajando para todos os lugares com a banda. Nós nos conhecemos há anos, ele escreve para revistas e esteve conosco, eu acho, há 10 anos. Mas decidimos fazer algo novo, porque quisemos desconectar um pouco, queríamos mostrar o público lá fora que para esse tipo de música, você não irá ver pessoas sentadas em uma cadeira e assistindo aos instrumentos. É um show do rock de verdade com suor, cabelos voando, as pessoas pulando, stage diving, tudo. Foi incrível e queremos continuar, então ele também viajará com a gente para a América do Sul e fazer a mesma coisa que já fazemos. Gravar todos os shows com um sistema de áudio e ver o que tiramos disso.



Eu me lembro de um videoclipe do After Forever, Being Everyone, no começo dos anos 2000 que eles gravaram aqui no Brasil e meio que tem o mesmo estilo: é o show e mostra várias partes do Rio de Janeiro. Eu era adolescente e me lembro que ficamos loucos porque o metal é algo muito europeu, mas nós também amamos heavy metal, nós vamos aos shows, compramos os álbuns e tudo mais. Porém, às vezes, não somos vistos para o mundo. Quando você faz algo como no México, é incrível, porque estão mostrando que estamos aqui, também somos fãs, estamos curtindo o show e a energia é caótica porque mostra o quão apaixonados somos pelas músicas. E que, às vezes, somos deixados de lado por parte de muitas bandas e festivais, então é legal ser visto como: “Estamos aqui e amamos a sua música”. É um excelente videoclipe, parabéns! Me deixou muito feliz assistindo.

Steffen: Queremos fazer isso em muitos outros países, então você não deveria se sentir de fora. Queremos mostrar que isso é mundial. Você verá os mesmos vídeos da Ásia, Sul da Europa, Leste da Europa, eu não sei onde iremos viajar, eu adoraria ir para todos os lugares: Índia, China, África. São tantas coisas para fazer, o que é incrível fazer isso da minha vida. Você pode sempre tentar.

Obrigada pela entrevista, desculpa tomar demais o seu tempo e te vejo no Brasil em outubro.

Steffen: Sim, iremos tocar em São Paulo em um mês. Foi um prazer, tchau Tamira.



Obscura toca em São Paulo no dia 19 de outubro no Carioca Club, você pode adquirir o ingresso aqui.