sexta-feira, 22 de abril de 2022

MATANZA RITUAL

 







Por: Vagner Mastropaulo



Que o ritual esteja apenas começando…

Com os shows voltando gradativamente, rumamos ao Tom Brasil… – ops, ao Tokio Marine Hall, novo nome da casa de shows localizada na Chácara Santo Antônio, Zona Sul de São Paulo – no veneno para testemunharmos o juntar de forças de um supertime da cena brasileira de rock/metal: Jimmy London (vocal), Antonio Araujo (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Amílcar Christófaro (bateria).

A expectativa era pelos hinos do Matanza das antigas, Matanza Ritual nessa nova encarnação e, devido a um desencontro de informações referente ao horário de entrada da banda de abertura, somado aos trinta minutos perdidos na Estação Pinheiros da Linha Esmeralda do trem e a interrupção no trecho entre as estações Berrini e Santo Amaro, tivemos o famoso “problema de logística”. Sim, ele às vezes surge em resenhas como esta, o que impossibilitou a cobertura da apresentação da Sociedade Boêmia.




Com início prometido para 20h, o Matanza Ritual só veio mesmo ao palco com meia hora de atraso. Na prática, dividiu o set em “blocos de pancadas”, por assim dizer, quatro ou cinco delas, com eventuais pausas para o respiro, a começar por Ressaca Sem Fim, Meio Psicopata, Remédios Demais, A Arte do Insulto e Bom é Quando Faz Mal – três das quais de A Arte do Insulto (2006). Assim, foram meros treze minutos que evaporaram.

Sem cair na armadilha da comparação ao passado e à outra formação, é desnecessário se alongar a respeito do nível técnico instrumental aliado ao super carisma do frontman, gerando entrosamento único e indicando o quanto ensaiaram, pois não é trivial sair “juntando” músicas como fizeram.




Com início prometido para 20h, o Matanza Ritual só veio mesmo ao palco com meia hora de atraso. Na prática, dividiu o set em “blocos de pancadas”, por assim dizer, quatro ou cinco delas, com eventuais pausas para o respiro, a começar por Ressaca Sem Fim, Meio Psicopata, Remédios Demais, A Arte do Insulto e Bom é Quando Faz Mal – três das quais de A Arte do Insulto (2006). Assim, foram meros treze minutos que evaporaram.

Sem cair na armadilha da comparação ao passado e à outra formação, é desnecessário se alongar a respeito do nível técnico instrumental aliado ao super carisma do frontman, gerando entrosamento único e indicando o quanto ensaiaram, pois não é trivial sair “juntando” músicas como fizeram.







Individualmente falando, Antonio Araujo (Korzus) representa qualquer fã de música pesada, detonando e comandando as rodas que só não explodiram por causa da sobra de espaço e público infelizmente apenas razoável. Já Amilcar Christófaro (Torture Squad) e Felipe Andreoli (Angra) seguem a linha da competência quase discreta, se não fosse pelo super talento.

“Está sendo uma experiência incrível essa tour! Pra mim, é uma honra enorme ter a oportunidade de estar ao lado de Jimmy, Felipe e Amilcar tocando músicas que são importantes pra tanta gente. O mais legal é que todo o processo de imersão que tive que fazer para tocar os sons do jeito certo fez com que eu realmente me envolvesse com a música do Matanza. Já achava legal, mas agora muito mais. A tour tem sido muito foda e o show de São Paulo foi especial, como não poderia deixar de ser”, declarou o guitarrista.

Jimmy London, por sua vez, é puro entretenimento, das caretas às “dancinhas” punk ao interpretar os hinos de seu antigo grupo. No mais, é aquela coisa: você tem uma boa ideia geral de quais clássicos escutará e certamente se divertirá, restando descobrir como tudo será agrupado e o que o frontman dirá em suas engraçadíssimas interações. Ah, outra garantia é a das “homenagens” a ele destinadas, a começar – acredite! – assim que se abriram as cortinas.

Destaques? Obviamente O Chamado do Bar, Clube dos Canalhas, Mulher Diabo e Ela Roubou meu Caminhão, pérolas atemporais a levantar até defunto. E está lembrado das citadas “falas” engraçadas de Jimmy? Uma amostra de seu bom humor antes de Sujeito Amargo, exatamente a única autoral do novo quarteto já pronta: enquanto ele começava a discorrer sobre a faixa, algum gaiato jogou uma vestimenta sobre ele e reação não poderia ter sido melhor: “O que é isso, rapaz? Casaco bom! Pena que não é meu tamanho. Casaco muito bom”, entregando-o a um roadie, com a cereja do bolo ao pedir para que este anunciasse a roupa para vender num desses famosos sites de venda online e arrancando gargalhadas.

JINJER: banda ucraniana cancela turnê latino-americana




O que era de se esperar, de fato aconteceu. Mediante aos persistentes ataques russos contra a Ucrânia, os integrantes da banda Jinjer, grande sensação do metal mundial na atualidade, não viram outra alternativa, senão anunciar o cancelamento de sua turnê latino-americana, que aconteceria em maio, para promover o elogiado novo álbum Wallflowers. Tatiana Shmailyuk (vocal), Roman Ibramkhalilov (guitarra), Eugene Abdukhanov (baixo) e Vladislav Ulasevish (bateria) tinham 15 apresentações confirmadas pelo Continente.

Com performances cada vez mais arrebatadoras e lançando discos elogiadíssimos, o grupo não para de conquistar fãs, principalmente no Brasil. Eles eram uma das atrações mais aguardadas pelo público do rock/metal em 2022.

O Jinjer se pronunciou: “Queridos irmãos e irmãs da América Latina, é com o coração pesado e grande tristeza que temos que cancelar nossa próxima turnê em maio e decidimos não reservar nenhuma nova data de turnê, por enquanto. Muito obrigado aos promotores por acreditarem tanto na banda e a cada um de vocês por manterem seus ingressos pelos últimos dois anos, mas não queremos que vocês os segurem por mais tempo. Prometemos que nos encontraremos novamente um dia“.

As produtoras IDL Entertainment e KLF Productions soltaram um comunicado sobre esta decisão:

“É com grande tristeza e impotência, que temos que fazer este anúncio. Nunca perdemos a esperança, mas, infelizmente, tivemos que tomar essa decisão, por motivos de força maior.

Como vocês sabem, com o Jinjer estamos em dívida com a América Latina desde aquela turnê frustrada, devido ao início da pandemia, em março de 2020. A referida turnê suspensa foi remarcada para o final de 2020 e depois para 2021. Todas essas tentativas fracassaram devido ao Covid- 19.

Finalmente decidimos transferir para maio de 2022 como a última esperança de conseguirmos realizar essa tão esperada turnê. Mas, como todos sabem, a guerra estourou na Ucrânia, local de residência dos músicos Jinjer onde todos estão (exceto Tatiana que felizmente está em outro país).

Tem sido um longo caminho, onde tanto nós, como representantes da banda em território latino-americano, como produtores locais e também a banda fomos brutalmente prejudicados, tanto emocionalmente quanto financeiramente.

Menciono o emocional, pois, no final das contas, vivemos disso, de trabalhar com bandas de metal, que é a nossa paixão, e isso realmente bate muito forte emocionalmente.

Também menciono a parte econômica, porque todos nós investimos em promoção, perdemos muito dinheiro em voos cujos reembolsos não foram totalmente reembolsados ​​em nenhum dos casos e em alguns casos não foram reembolsados.

Lutamos até o último momento, onde isso significa um golpe muito duro para muitos de nós e para muitos de vocês que estavam ansiosos para ver os gênios do Jinjer em seus países.

Não temos muito mais a pedir a não ser sua compreensão; isso está ficando fora de controle, acredite que, se houvesse alguma possibilidade de salvar essa turnê, teríamos feito isso.

Aqueles que prefiram devolver seus ingressos adquiridos, entre em contato com os produtores locais.

É importante que continuemos a enviar toda a nossa energia positiva aos rapazes de Jinjer e às pessoas que estão a viver esta infeliz situação de guerra como a que o povo ucraniano está a viver.

A violência nunca é a solução.

Um caloroso obrigado a todos vocês que continuam a nos apoiar com suas mensagens e seu apoio“.

A KLF Productions, responsável pelos shows do Jinjer em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, informa que anunciará a vinda de outras três atrações internacionais ao Brasil em breve e solicita aos fãs que utilizem os ingressos como crédito para estes próximos shows.

CRADLE OF FILTH ANNOUNCE NORTH AMERICAN HEADLINE TOUR DATES IN MAY / JUNE 2022





It was recently announced that Danzig will be performing a string of live dates in The United States this May. Joining Danzig on all US dates will be Cradle Of Filth and Crobot. Confirmed dates are as listed:

May
5 - Reno, Nevada - Grand Sierra Resort - Grand Theatre
7 - Ontario, California - Toyota Arena - Lucifuge Live in its Entirety
8 - Mesa, Arizona - Mesa Amphitheatre
10 - Denver, Colorado - The Mission Ballroom
11 - Kansas City, Missouri - Uptown Theater
14 - Cincinnatti, Ohio - Andrew J Brady Icon Music Center
15 - Atlanta, Georgia - The Eastern
17 - New Orleans, Louisiana - The Fillmore at Harrah's
18 - Houston, Texas - 713 Music Hall

19 - Austin, Texas - Stubb's Waller Creek Amphitheater






quarta-feira, 20 de abril de 2022

BURNING - SCOURGE OF HUMANITY

 



Second full-length by this band from the Netherlands who have been around since 2014. Part of the New Wave of Traditional Heavy Metal, Burning remind me of Satan, Cloven Hoof from the old guard, and Cauldron with the old school riffs, twin leads, and monotone vocal.

Opening track "Black Pope" has both moments from NWOBHM and Candlemass doom in the slower parts. Twin guitars start "Keep Me Safe" before the change to main guitars, with accenting leads. Chugging riffs and rhythm on "Leatherface" with a melodic vocal chorus flows, more guitar and bass interplay and ex Iron Maiden guitarist Dennis Stratton plays the solo on "Bodyfarm". Title track opens ominous like Show No Mercy Slayer with whammy bar action before settling in to the rhythm, "Follow The Crowd" changes up the type of riffing, and "Taking Out The Thrash" in the spirit of Exciter, Razor, Anvil. The closing track, "You Are Invited", may be the strongest arrangement as it moves about to the chorus vocal and clean guitar break. Eight songs, only 37 minutes it gets in and out like many albums from the ‘80s.



I'm not completely invested but it’s a decent album with a couple tunes I'd go back to. A solid name to add to the list from the new generation. See what you think.

Cannibal Corpse Curitiba


 the band cannibal corpse will perform in curitiba and the producer that is bringing the band to the tour is selecting bands from all cities for the opening of cannibal corpse, curitiba is a city with several renowned Brazilian and world metal bands. bands like offal, necroterio, Sacredeath, sad theory and exille. are in the popular jury vote, but with all the commitment of these bands to and disclosure to the show's producer, an unknown band was chosen from the headbangers, with only 7 votes, necroterio was om almost 70 votes sacredeath death with 40 something, and offal with several .. we are seeing here another pot of old brazilian metal where, opening bands or pay the producer to fill their pocket with money on the public with expensive tickets, and they don't value the underground... let's open our eyes..








terça-feira, 19 de abril de 2022

RIZON: SUÍÇOS LANÇAM SEU NOVO ÁLBUM “PRIME TIME”

 



A banda suíça de Heavy/Power Metal Melódico, Rizon, apresentou no último dia 12 de março o 5º álbum de sua carreira, “Prime Time”, através do selo Pure Steel Records. Contando com 12 músicas e entregando tudo que se espera de um álbum do estilo, como bons riffs, melodias marcantes e ótimos vocais – aqui divididos por Matthias Götz e Anastasia Panagiotou -, ele já se encontra disponível nas principais plataformas de streaminf dedicadas a música.




Um dos destaques do álbum, a música “Fuckin’ Rock It”, teve um lyric vídeo lançado, que pode ser assistido através do link abaixo.



JAMES LABRIE: SEGUNDO SINGLE, “GIVE AND TAKE”, DE NOVO ÁLBUM SOLO É LANÇADO COM CLIPE OFICIAL

O vocalista James LaBrie, dos veteranos do metal progressivo Dream Theater, se prepara para lançar um novo álbum solo, Beautiful Shade Of Grey, via InsideOut Music, com data marcada para 20 de maio. O primeiro single deste álbum, “Devil ion Drag”, havia sido lançado no mês passado. Agora, um segundo single chega à público, com vídeo clipe oficial. Trata-se da canção “Give and Take”, que você assiste abaixo: