segunda-feira, 6 de maio de 2024

Bruce Dickinson beira a perfeição em show em São Paulo RESENHA




Bruce Dickinson beira a perfeição em show em São Paulo




Lançado em 2024, The Mandrake Project marcou o retorno triunfal de Bruce Dickinson, após 19 anos sem lançamentos. A turnê, de mesmo nome que o álbum, é também o momento de volta aos palcos do vocalista, de maneira solo, passado mais de duas décadas.

No último sábado, 04, aconteceu em São Paulo, no Vibra, o último show do giro do frontman do Iron Maiden pelo Brasil, tendo estado em Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto, com shows que marcaram sua passagem por solo nacional.

Para começar a noite, a banda brasileira de metal progressivo Noturnall iniciou sua performance de abertura às 20:45. Vindos de uma apresentação na segunda edição do Summer Breeze Brasil, subiram ao palco Thiago Bianchi (vocal), Victor Franco (guitarra), Saulo “Xakol” (baixo) e Henrique Pucci (bateria).

Logo de início é possível perceber o quão técnica a banda é. Entregando um espetáculo de luzes que brilham freneticamente ao ritmo da bateria, eles fazem uma boa performance.

Com pontos altos, a banda fez um show potente, trazendo um metal pesado, tendo como um dos principais destaques as linhas de baixo, muito bem trabalhadas e que aliadas à bateria pulsante, criam uma atmosfera de poder.

É um show bem alto e que em um geral não empolgou o público, apesar de serem aplaudidos após o final de cada música. Mesmo assim, eles não se deixaram desanimar, em um show veloz.

Outra peça fundamental para que o Noturnall entregasse um bom show com, foi o guitarrista, que performava solos com habilidade.

Apesar disso, após algumas músicas, a apresentação pode se tornar um pouco cansativa, mesmo que curta — com menos de uma hora.

Entre o show de abertura e o principal, houve uma pausa, mas às 22:11, Dickinson iniciou sua performance na capital paulista.

Acompanhado por Tanya O’Callaghan (baixo), Dave Moreno (bateria), Chris Declercq (guitarra) Philip Naslund (guitarra) e Mistheria (teclados), o vocalista já havia explicado que não tocaria o novo registro na íntegra.

Trazendo uma série de clássicos de sua carreira solo, a primeira música que a banda tocou foi “Accident Of Birth”, do álbum de mesmo nome, lançado em 2005. Em poucos minutos de apresentação, já foi possível ver todo o amor do povo brasileiro pelo músico. O refrão da faixa foi cantado pelo público, com empolgação.

Sem pausa entre uma e outra, “Abduction” do Tyranny Of Souls (2005) veio em seguida. “Laughing In the Hiding Bush”, do Balls To Picasso (1994) configurou também a apresentação sendo uma boa coisa — dado o número reduzido de músicas desse registro no setlist.

Como não poderia faltar, a primeira música do The Mandrake Project foi “Afterglow Of Ragnarok”, que traz um dos melhores vocais de Dickinson no novo registro, além de um riff de guitarra potente que torna-se ainda mais poderoso ao vivo.

Muito bem recebida pelo público, “Chemical Wedding”, do The Chemical Wedding (1998), tem ótimos teclados e a voz de Dickinson soa irretocável.

Outra grande faixa provinda do novo material do vocalista é “Many Doors to Hell”, que traz um solo melódico, e mais uma vez, ele solta a voz e mostra o por quê de ser conhecido como um dos maiores vocalistas da história do metal.

Isso é algo importante de ser ressaltado. Bruce Dickinson mantém sua voz surpreendentemente saudável, atingindo notas altas e entregando uma performance repleta de pontos de destaque, além de ter feito uma bela escolha de músicas a serem tocadas.

Sempre que possível, o público entoava os famosos cantos em homenagem ao vocalista, já característicos dos fãs brasileiros.

Também do The Chemical Wedding, “Gates Of Urizen” traz uma levada cadenciada, com vocais mais tranquilos, em que Dickinson também demonstra total controle e habilidade, entrando em contraste com o trecho do refrão, quando ele atinge notas altas, de maneira melódica.

Fato é: se ele fizesse um show com apenas músicas do The Mandrake Project, seria uma performance de nível elevado, e prova disso é “Resurrection Men”, que cria uma ambientação antes do vocalista iniciar a sua parte, de maneira performática.

Mais uma do álbum que nomeia a turnê, mas agora, “Rain On The Graves”, trazendo excelentes linhas de baixo, com os teclados sendo fundamentais para a criação da atmosfera que a música traz.

A escolha de fazer um setlist com quatro músicas do registro foi das melhores, dessa forma, manteve um bom número de músicas clássicas e ainda assim, deu lugar às novas que tem grande potencial de se tornarem históricas.

Um solo de bateria que movimentou a plateia antecedeu o cover de “Frankenstein”, originalmente do The Edgar Winter Group. Apesar de muito bem executada, a faixa instrumental soa um pouco deslocada com relação ao restante das músicas que estavam sendo tocadas.

Voltando às faixas de sua autoria, eles tocaram “The Alchemist”, que conta com um ótimo refrão, antes da queridinha do público “Tears of the Dragon”, a única outra adição do setlist provinda do Balls To Picasso.

A balada, ainda que mais lenta, é de tamanha potência, levando o público a cantar em uníssono, juntamente com o vocalista.

A parte introdutória de “Darkside of Aquarius” já é facilmente reconhecível e ela foi a responsável por finalizar o show antes do bis.

Voltando ao palco, a banda performou “Navigate the Seas of the Sun”, do Tyranny Of Souls. Mais uma bela balada, mas dessa vez a faixa é mais tranquila e traz também um ótimo solo de guitarra.

Já se encaminhando para o final da noite, “Book Of Thel” veio como uma total explosão que, definitivamente, animou o público, fazendo a plateia pular.

Após apresentar a banda, o grupo liderado por Bruce Dickinson tocou “The Tower” e finalizou a sua passagem pelo Brasil.

O que mais impressiona na performance é justamente o vocalista. Ele apresenta total domínio de sua voz, com momentos em que ele a solta de maneira experiente e bem melódica e outros em que se contém, cantando de maneira mais suave.

A banda que acompanha Bruce Dickinson também não falha. Dinâmicos em cima do palco, demonstram conhecer muito bem o que estão tocando, e realizam um trabalho fundamental para que o show seja no nível que é.

MORGUL BLADE - HEAVY METAL WRAITHS





MORGUL BLADE - HEAVY METAL WRAITHS




Sophomore effort from Philly foursome, although there's been a couple of online, pre-release singles/videos, and both "Spider God" and "Beneath The Black Sails" have been available since a cassette-only issuance, a year ago (also through a Bandcamp download).

Classy guitar intro, to go along with the first rate cover art (t-shirt design!), then Lord Klauf unleashes his sinister, phlegm dripping (albeit discernible) vocals. "Eagle Strike", much like the local football team that inspired it, only gets aggressive in the final quarter. The unique mix of blackened doom meets traditional metal continues with mid-tempo pounding of the aforementioned pirate anthem, "Beneath The Black Sails". For the first time, dual vocal tracks are utilized, one a normal, almost spoken word, the other Klauf's trademark. At 6:13, it is not only the longest track of the current ten, but two to three times longer than its surroundings. A trio of cuts each fail to eclipse 100 seconds.

The galloping title track is built around twin guitars, one in each ear, on headphones. The lyrics are delivered in gruff throat, but not as beastly as its predecessors. There's a sneaky melodic structure running throughout it. "Frostwyrm Cavalry" launches like full-bore black metal, but decelerates to an almost militaristic march, focused on the drums. Definitely different from anything else aired, thus far: "One by one, they fell, to the Frostwyrm cavalry." Ends with flanging guitar notes.

LIVE REVIEW: Blind Guardian @ Academy, Manchester







Despite a career spanning near four decades, it’s remarkable that we can count on two hands how many times German power metal legends BLIND GUARDIAN have graced UK shores and only their second appearance in Manchester. The eight years since they blew us away at The Ritz feels like an age, but finally, they are back. And given the queue is snaking its way down Oxford Road, it’s fair to say that this will be an occasion to remember.

The Night Eternal live @ Academy, Manchester. Photo Credit: Jess Robinson

As sole support, there’s a lot riding on fellow countrymen THE NIGHT ETERNAL to kick start the evening with a bang and with a sizeable crowd inside Manchester’s Academy to greet them, it could have been easy for the Germans to wilt under the pressure. But thanks a bombastic, no-nonsense thrills homage to 80s heavy metal, the band hit the ground running. Over the course of their eight song set, guitarists Rob Richter and Henry Käseberg dual and gallop as they deploy riff after riff and in Ricardo Baum, the frontman channels the heroes of yesteryear with an energetic stage presence and soaring vocals to boot. Whilst their sound is far from ground-breaking or truly innovative, THE NIGHT ETERNAL deliver denim and leather in fine fashion and their warm reception from the crowd amassed in front of them shows they will be welcome back on our shores with open arms.

Rating: 8/10Blind Guardian live @ Academy, Manchester. Photo Credit: Jess Robinson

Impressive they may be, but tonight is all about BLIND GUARDIAN and in the moments prior to their grand entrance, the excitement is palpable. As the lights dim and the band announce their arrival with Imaginations From The Other Side, the energy is electric as the band, led by the charismatic Hansi Kürsch, built the atmosphere before delivering a knock out punch of bombastic proportions.

From there, the band just excel as they embark on a journey across their extensive discography. Nightfall‘s early outing sees the crowd grin with glee as the guitar harmonies from Marcus Siepen and André Olbrich sound utterly immense in the live arena, whilst material from the band’s latest album (2022’s The God Machine) sit comfortably amongst their decorated back catalogue. Given that technically, this tour is in support of their latest album, it’s somewhat surprising that just three songs from their latest record make a live outing, but BLIND GUARDIAN‘s history is rich and extensive, and they play to what their fans want; a victory lap of masterful power metal.Blind Guardian live @ Academy, Manchester. Photo Credit: Jess Robinson

The Bard’s Song – In The Forest sees two thousand people join the band in singing the sombre folk tale, and it’s a moment that raises the hairs on the back of the neck, whereas Majesty and Traveler In Time injects a ton of adrenaline in the show’s closing stages.

It’s an exhilarating performance, but a triumphant encore ensures that BLIND GUARDIAN finish their time in Manchester with the most epic of finishes. Sacred Worlds soars as the booming symphonics, mix with the epic riffs and Kürsch‘s soaring vocals, Valhalla has the crowd screaming every word back to the band and in finale Mirror Mirror, the band end their time in Manchester with a flourish. And as the crowds filter out of Manchester chanting in unison, “Valhalla – Deliverance, Why’ve you ever forgotten me”, one thing is clear: BLIND GUARDIAN are one of metal’s greatest properties.

Rating: 10/10

Check out our photo gallery of the night’s action in Manchester from Jess Robinson here:


























































Like BLIND GUARDIAN on Facebook.