sexta-feira, 15 de março de 2024
A História do Heavy Metal – Capítulo : O Black Metal
A História do Heavy Metal – Capítulo : O Black Metal
Assim como o death metal, o thrash em suas facetas mais extremas foi a raiz para o desenvolvimento do mais polêmico e controverso subgênero do metal: o black metal. A música é caracterizada por andamentos rápidos, vocais rasgados, vocais guturais, guitarras altamente distorcidas tocadas em tremolo picking, uso de blast beats pela bateria, álbuns com produção lo-fi e estruturas sonoras não-convencionais. É um estilo sombrio, cru e agressivo que incorpora em suas letras temas como satanismo, anticristianismo e paganismo, sendo considerado usualmente o gênero musical mais extremo. Além disso, músicos do gênero costumam usar corpse paint e pseudônimos.
O black metal é tanto um gênero como uma ideologia. A noção principal da banda típica de black metal é ser tão diferente do gênero mainstream do metal quanto pode ser. Isso pode envolver opiniões anticristãs, satanistas ou pagãs sobre a vida (especialmente dentro de suas formas mais antigas). O black metal é um ambiente bastante hostil, especialmente durante a segunda onda do gênero na década de 1990.
A raiz de todo o mal
O black metal pode creditar suas origens à duas ondas. A primeira brotou do thrash metal e veio de bandas como Kreator, Slayer ou Discharge. Este novo sentimento de agressividade no metal inspirou muitas bandas a tornar este estilo ainda mais e mais escuro em um domínio intitulado black metal. A banda que é frequentemente citada como a primeira de black metal é o Venom, que cunhou o termo como título do seu segundo álbum, Black Metal (1982). O álbum foi visto como de mais baixo orçamento que a maior parte do thrash metal durante este período e utilizou letras satânicas, o que muitas bandas durante este período certamente não estavam fazendo. Este disco foi considerado chocante e bastante controverso quando foi lançado, mas como o tempo progrediu tornou-se um clássico do metal, e o Venom é agora considerado tão influente quanto muitas das bandas da cena thrash durante este período.
O Venom ainda é considerado thrash metal no entanto, apesar de terem adicionado elementos mais extremos à sua música. Coube à banda sueca Bathory continuar o progresso do gênero a partir desta origem, e a banda é creditada por ter influenciado uma grande parte da cena escandinava do black metal mais tarde dentro do gênero. O vocalista Quorthorn também é creditado com o uso dos vocais penetrantes que vieram se estabelecer no black metal. A banda tocou em seus primeiros quatro álbuns, incluindo seu debut, Bathory (1984), esse tipo de som, no entanto veio a uma mudança para um estilo mais viking metal em Blood Fire and Death (1988). Ainda é importante notar a influência que o Bathory deu ao gênero e, sem sua existência, o black metal provavelmente não existiria.
Também é importante notar o trabalho de Thomas Gabriel Fischer (Tom G. Warrior), que trouxe duas das bandas mais influentes durante este período, Hellhammer e Celtic Frost. Ambos os grupos influenciaram o estado do black metal (e do metal extremo como um todo). Ele influenciou mais elementos orquestrais e expansivos para o black metal e fez com que o gênero tivesse um senso de agitação para se expandir e crescer. Ele também continua a fazer música com sua banda atual, o Triptykon e, felizmente, o mundo do metal ganhou um dos seus maiores ícones. Finalmente, o Mercyful Fate deu à luz a imagem que é vista dentro do black metal, com seu líder King Diamond usando um dos primeiros sinais de corpse paint. A inspiração para o black metal em sua forma atual é bastante óbvia e pode ser vista facilmente, mesmo no mais leve olhar.
Mais do que peso, desespero
A instrumentação é muito importante para o black metal, com os guitarristas preferindo muito mais agudos dentro de seu som e uma sensação de distorção pesada. A guitarra também é tocada com um tremolo sem escolha. As guitarras usam uma dissonância junto com certas escalas, progressões de acordes e intervalos que só podem ser atribuídos ao black metal. O solo de guitarra e o ajuste baixo de guitarra também são raros dentro do gênero, mas é algo que pode ser visto dentro de sub-gêneros mais amplos do black metal, como o symphonic ou progressive black metal. O trítono é também um símbolo-chave do black metal.
O baixo é visto como primitivo e não melódico correspondente ao sentido das guitarras, o baixo também será normalmente silenciado em relação à guitarra e afinado muito baixo. A bateria no black metal é onde a velocidade é inculcada dentro do gênero, normalmente sendo tocada a uma velocidade ultrassônica com batidas explosivas que ocupam a maioria do som da banda. Isto é algo que tem prosseguido com as raízes do gênero no thrash metal e simplesmente expande o trabalho de bandas como Slayer e Venom, que se acredita inspirar grande parte da cena black metal. Muito do black metal ignora a estrutura de canções convencionais, bem como levando ao som de muitas seções instrumentais longas e repetitivas dentro de grande parte do gênero.
O que as pessoas atribuem ao black metal no entanto é o vocal, e isso é algo que é visto como extremamente importante dentro da cena. Bandas dentro deste estilo tendem a preferir um sentido áspero e agudo de gritos que muitas vezes se afasta do gutural do death metal – este estilo de canto pode ser usado dentro do black, mas realmente como uma pequena característica ao invés da marca do cantor. Muitas bandas são creditadas como inspiração desta forma de vocalização, mas um grande exemplo de ter influenciado este gênero é Quorthorn, do Bathory.
A ideologia de muitas bandas, muitas vezes, reflete seus shows ao vivo. Em vez de querer entregar um show bem produzido ou estabelecido, como uma banda como o Kiss, por exemplo, muitos dos ideais originais foram ou não executar ao vivo ou tratá-lo como uma experiência ritualística. O Gorgoroth é um desses exemplos de uma banda que faz isso, no uso de cabeças de animais, crucifixos de cabeça para baixo e armamento medieval ocupando uma boa parte de seus cenários. A banda também adorna o traje típico do black metal, com botas de combate pretas, cintos de bala e pulseiras de punho que ocupam boa parte de sua roupa.
A principal imagem do black metal, no entanto, é realmente o uso do corpse paint. Um desenho facial preto e branco, muitas vezes complementado por vermelho (para simbolizar o sangue). A imagem significa muito dentro da cultura black metal e muitas bandas a enxergam como dando uma aparência demoníaca para representar uma imagética mais anti-establishment. Este é mais um costume do que uma regra, no entanto, já que muitas bandas que usam corpse paint o fazem por razões diferentes do que os principais grupos da segunda onda do black metal – que veremos adiante.
Finalmente, o sentido tradicional do black metal vem de sua produção musical. Muitos álbuns no início da década de 1990 tinham capas minimalistas que continham imagens xerocadas e extremamente simplistas. Isto é visto como uma reação ao death metal durante este período, que usava um trabalho de arte extremamente elaborado. Muitos puristas desta cena usaram esse estilo de imagens, enquanto muitas bandas se desviaram disso. Certas obras de arte foram vistas como iconografia e um senso de criatividade.
Em outras épocas, o clássico do Emperor, In the Nightside Eclipse (1994) e outras capas de álbuns foram provocaram reações, como In Sorte Diaboli, do Dimmu Borgir. Em conclusão, não há um estilo definido de imagens do black metal, mas olhando para o mais purista e aqueles que se recusaram a expandir o limite do que o black metal é, muitas vezes há uma certa imagem que é atribuída a ele.
Quando o black metal começou, o gênero foi visto como bastante impopular e por isso os artistas muitas vezes gravaram em estúdios de orçamento extremamente baixo (ou mesmo em suas casas, em alguns casos) e a partir disso seus álbuns ganharam um som distintivamente “lo-fi”. Muitas bandas, quando o gênero tornou-se popular na Noruega, mantiveram-se nesta crença e gravaram seus álbuns na mesma forma de baixo som, incluindo Transilvanian Hunger (1994), do Darkthrone. A banda usou esse método para retornar às raízes do gênero e dar um som clássico ao seu álbum. Novamente, isso é algo que é visto como um tema do black metal, mas não uma regra, muitas bandas se afastaram disso (especialmente as bandas mais tardias, como Dimmu Borgir ou Cradle Of Filth).
A segunda onda do black metal e o black metal norueguês
A esta altura se pensava que o black metal estava morrendo, pelo menos dentro da sua então forma atual, com jornalistas importantes como Metalion da fanzine Slayer escrevendo “a última moda das bandas de black satânicas parece ter acabado”. A tradição do black metal recusou-se a morrer, no entanto, com várias bandas que o alimentaram. Estes incluíram Sabbat e Morbid Angel. A banda japonesa Sigh também estava fazendo grande barulho no black metal e teve contato regular com as primeiras bandas norueguesas. Seu clássico Scorn Defeat (1993) traz os primeiros sinais de que a primeira geração terminou e finalmente evoluiu para a segunda.
Pouco antes da segunda onda surgir na Noruega, álbuns importantes vieram de bandas como Rotting Christ, Blasphemy e Von, que mais do que certamente ampliaram o som, tornando mais fácil para essas bandas continuarem. Isso permitiu que bandas mais novas tomassem o gênero em certa direção durante o início dos anos 1990. Estes incluem algumas das bandas lendárias que conhecemos hoje como Immortal, Mayhem e Emperor. Oystein Aarseth (Euronymous), do Mayhem, é citado como tocando um novo estilo de guitarra que é mais associado com o black metal atual e o que muitos consideraram ser o estilo mais recente. Os grupos deste período fizeram a imagem do corpse paint o seu padrão e fizeram muito de sua música ir de encontro ao que era visto como uma forma opressiva do cristianismo na Noruega. Isso também deu origem a muitas das críticas que o gênero começou a tomar durante este período, e muitas das controvérsias que causou.
Euronymous também é creditado por abrir uma loja de discos em maio/junho de 1991 intitulada Helvete (“hell” quando traduzido para Inglês) em Oslo. Tornou-se um dos lugares mais visitados na Noruega para o black metal e é onde muitas vezes bandas como Mayhem, Burzum, Emperor e Thorns se reuniam. Euronymous também iniciou uma gravadora chamada Deathlike Silence Productions, que trabalhou com grupos como Sigh, Enslaved e Mayhem.
Morte e insanidade no black metal
Infelizmente, o vocalista conhecido como Dead (Per Yngve Ohlin), do Mayhem, cometeu suicídio na casa da banda em 1991. Os músicos companheiros descrevem o vocalista como estranho e deprimido. Ele costumava enterrar suas roupas antes de se apresentar para certificar-se de que ele parecia morto e cortava seus pulsos no palco. Ele também é creditado pelo baterista do Mayhem como sendo o primeiro a usar corpse paint. Ele foi encontrado por Euronymous com fendas nos pulsos e um tiro na cabeça. Ele também escreveu uma nota de suicídio, declarando que estava arrependido por ter disparado a arma dentro de casa e escreveu uma nota pedindo desculpas pelo sangue. Euronymous comprou uma câmera descartável e tirou uma foto do corpo de Dead antes de fazer qualquer outra coisa com o vocalista. A imagem, na verdade, tornou-se a capa para o álbum vivo Dawn of the Black Hearts (1995).
Outras histórias surgiram que Euronymous tinha feito realmente um guisado dos pedaços do cérebro de Dead e deu partes de seu crânio a outros magos do black metal que julgou serem “dignos”, na forma de colares. Ele também usou a morte de Dead para dizer que ele cometeu suicídio porque o black metal tinha se tornado muito moderno e comercializado.
Outro momento importante no black metal veio dos incêndios em igrejas em 1992. Isto aconteceu de 1992 a 1996, com pelo menos cinquenta igrejas queimadas dentro desse período. A primeira igreja a ser queimada foi a Igreja Fantoft Stave, que se acredita ter sido causado por Varg Vikernes, do Burzum. Este caso nunca foi confirmado e ele foi julgado inocente, mas os motivos para a acusação estavam lá, uma vez que a capa do álbum Aske (1993) mostrava as cinzas da do incêndio, com a tradução em inglês do álbum sendo "cinzas".
Vikernes foi considerado culpado de queimar a Holmenkollen Capela, a Igreja Skjold e a Igreja Asane. Vikernes e Euronymous também são creditados pelo planejamento da bomba na Catedral de Nidaros, que aparece na capa do álbum do Mayhem, De Mysteriis Dom Sathanas. O baterista do Mayhem, Hellhammer, também planejava queimar mesquitas e templos hindus com base em que eles eram estrangeiros, mas isso nunca chegou a acontecer. Vários músicos cometeram queimas de igrejas no entanto, como Faust e Samoth (Emperor), e Jorn Inge Tunsberg (Hades Almighty). Os membros da cena sueca começaram a queimar igrejas em 1993 para coincidir com os incêndios da Noruega.
Em 1993, Euronymous e Vikernes tiveram uma discussão que resultou na morte de Euronymous. Em 10 de agosto de 1993, Vikernes e Snorre Ruch “Blackthorn” (Thorns) dirigiram de Bergen para Oslo. Um confronto estourou entre Vikernes e Euronymous, o que resultou em Euronymous sendo esfaqueado até a morte. Seu corpo foi encontrado fora de seu apartamento com 23 feridas da facada – dois na cabeça, cinco no pescoço e dezesseis nas costas. É debatido qual foi a causa do assassinato, desde uma luta de poder sobre o contrato que o Burzum tinha assinado com a Deathlike Silence Productions, até Vikernes acreditando ter se defendido de Euronymous. A história teve várias versões e poderia ser objeto de um capítulo inteiro. Vikernes foi preso em 19 de agosto e condenado a 21 anos em maio de 1994.
Ele foi condenado à prisão pela queima de quatro igrejas, o assassinato de Euronymous e portar 150 quilos de explosivos. O álbum do Mayhem, De Mysteriis Dom Sathanas, apresenta Euronymous na guitarra e Vikernes no baixo. A família de Euronymous foi contra a inclusão de suas peças de baixo no álbum e pediu para serem regravadas, mas o baterista Hellhammer respondeu dizendo:
“Achei apropriado que o assassino e a vítima estivessem no mesmo disco”.
Vikernes foi libertado da prisão em 2009 e tanto o Mayhem quando o Burzum ambos continuam a fazer música até hoje.
A história continua
O que muitos ignoram é a cena que estourou na segunda onda do black metal fora da Noruega, já que o país é visto como mais de uma história de terror. A Polônia teve bandas como Behemoth e Graveland, a França apresentou grupos como Mutilation e Vlad, a Bélgica teve grupos como Ancient Rites e Enthroned e bandas como Black Funeral e Judas Iscariot estavam fazendo ondas dentro dos Estados Unidos.
A Inglaterra também estava fazendo grande sucesso com sua cena black metal com grandes nomes como o Cradle Of Filth. Isso só foi visto em seu primeiro demo e álbum de estreia The Prince of Evil Made Flesh (1993), já que a banda abandonou suas raízes black metal no início e foi por um caminho mais gothic metal. O grupo é considerado um dos mais bem sucedidos de metal extremo e ainda estão tocando em grandes festivais em todo o mundo até hoje.
Nas origens do black metal cada país tinha seu próprio estilo, mas em meados dos anos 1990 muitos desses países adotaram o estilo escandinavo de black metal. O jornalista Malcom Dome, da Kerrang!, afirmou que “o black metal, como o vemos em 1998, deve mais à Noruega e à Escandinávia do que a qualquer outro país”.
Bandas mais novas de black metal também aumentaram a sua qualidade de produção e introduziram instrumentos adicionais, tais como sintetizadores e orquestras.
Muitos dos pioneiros noruegueses se afastaram do black metal, incluindo Emperor, Immortal, Dimmu Borgir e Satyricon. Muitos fãs acreditam que eles tinham se vendido e se tornado muito comercializados, mas ao fazer isso essas bandas se tornaram maiores do que nunca, eles provavelmente superaram o gênero e a partir daí desenvolveram carreiras incrivelmente bem sucedidas como bandas de metal global.
Mais profundo, mais escuro
Algumas das bandas dessa cena, no entanto, se tornaram muito mais sombrias do que nunca depois da morte de Euronymous. Jon Nodtveidt, do Dissection, ingressou na Misanthropic Light Orchestra (MLO), mas em 1997 ele e outro membro da MLO foram presos pelo assassinato de um homem de 37 anos. Foi utilizada uma estratégia de defesa porque o homem estava supostamente assediando a banda, mas devido ao fato do homem ser um imigrante homossexual, os músicos do Dissection foram acusados de ser uma banda nazista. Esta é uma declaração contra a qual Nodtveidt argumentou, sua banda sendo “apenas” nacionalista e racista. Nordtveldt mais tarde cometeu suicídio afirmando que “atingiu as limitações da música como uma ferramenta para expressar o que eu quero expressar, para mim e para o punhado de outros que me importam”, antes de dissolver o Dissection.
O Shining também se formou em 1996 e começou a escrever música sobre depressão e suicídio. Acredita-se que isso tenha sido influenciado pelo Burzum, notavelmente Filosofem (1993). O Shining é agora visivelmente uma das maiores bandas do chamado suicidal black metal.
O Watain é outro grupo a crescer desde o boom inicial do black metal. O grupo tenta se voltar para o velho estilo e tradições enquanto questiona alguns dos lados mais questionáveis do black metal. Bandas também apareceram desde então, como Wolves in the Throne Room, Destroyer 666, Melechesch, Sceptiflesh e Salem, que também ganharam atenção mainstream e agora são consideradas algumas das melhores bandas mais novas no black metal.
Como se mostrou, o black metal emergiu de países com controle religioso pesado. Muitas das bandas no underground do black metal vêm de países fortemente muçulmanos, especialmente do Oriente Médio. Janaza é um bom exemplo. Sua demo Burning Quran Ceremony (2010) certamente vale uma conferida. A cena do Oriente Médio de black metal também é extensa com bandas como Seeds of Ibilis, False Allah e Mosque of Satan. Os grupos criaram o termo “Legião Anti-Islâmica Árabe” para descrever o seu grupo de bandas e algumas novas e incríveis músicas de black metal podem ser descobertas ouvindo apenas algumas delas.
O majestoso black metal contemporâneo
Hoje, algumas bandas estão levando o que um dia foi o black metal a outro nível, um passo adiante. O Rotting Christ é uma dessas bandas. Analisem bem sua música, chamar de black metal é pouco… é outra coisa, ainda não bem categorizada. Creio que existe um movimento no metal extremo que ainda não foi “identificado” e categorizado. Além dos gregos, seus compatriotas do Scepticflesh também carregam a tocha da transformação.
Mas é, sem dúvida, o Behemoth, liderados pelo seu vocalista Adam Darski (Nergal), que tem tomado a frente do metal extremo, sendo responsável por algumas das obras mais brilhantes do gênero. Em especial The Satanist (2014), que é facilmente indicado como um dos melhores discos do gênero em todos os tempos.
Visivelmente, a imagética do black metal se transformou, e o estilo, outrora precário e cru, tornou-se sinônimo de grandiosidade e majestosidade. Um gênero como o black metal pode parecer extremista e até mesmo apenas uma ideologia vista do lado de fora, mas quando se olha mais para o gênero muito mais pode ser aprendido. O estilo da música é muito mais do que apenas um culto satânico e quando se olha em maior detalhe muitas das bandas atuais que vemos são um resultado deste estilo de música. Este gênero vai durar para sempre e contanto que tenhamos boas bandas novas empurrando o movimento, ele só vai ficar mais criativo e mais inventivo como o tempo avança.
Referências:
Burroughs, William S. Nova Express. New York: Grove Press, 1964. ISBN 0802133304
Cassidy, Bradley. A History Of Metal: Black Metal. 2016. http://www.musicology.uk.com/history-metal-black-metal
Dunn, Sam. Metal: A Headbanger’s Journey (Warner Home Video 2006).
Godla, Frank. Venom gives birth to black metal. 2011. http://www.metalinjection.net/editorials/back-in-the-day/venom-birth-black-metal
Metal Descent. Black Metal.
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