domingo, 10 de setembro de 2023
Boss Heavy Metal HM-2: O som do Death Metal Sueco
⚜𝙒𝙚𝙡𝙘𝙤𝙢𝙚⚜
▂ ▃ ▄ ▅ ▆ ▇ █ █ ▇ ▆ ▅ ▄ ▃ ▂
░▒▓█▓▒░
🇸🇪𝑆𝑤𝑒𝑑𝑖𝑠ℎ 𝐷𝑒𝑎𝑡ℎ 𝑀𝑒𝑡𝑎𝑙🇸🇪
• ────── ✾ ────── •
Introdução
Olá Muvers, como vocês estão? Eu espero que vocês estejam bem! Quando se fala em equipamentos usados pelos músicos, a primeira coisa que nos vem à mente são as icônicas guitarras, os potentes amplificadores, os poderosos contra baixos, ou aquele kit de bateria fabuloso! No entanto há uma gama de equipamentos que são usados tanto em estúdio como nos palcos, que ficam ali escondidos, quase que discretamente, mas que possuem uma função de suma importância para o timbre que ouvimos nas guitarras e nos baixos. Os pedais! Pequenas caixinhas metálicas! Hoje eu vim falar sobre a história de um pedal de guitarra que marcou o Death Metal sueco. Sem mais delongas, vamos lá!
• ────── ✾ ────── •
Boss Heavy Metal HM-2
O pedal Boss Heavy Metal HM-2 foi desenvolvido no Japão no ano de 1983 e foi fabricado até 1988. Depois foi continuado no Taiwan até 1991. Durante esse meio tempo. O "HM-2" não obteve o sucesso esperado e por 8 anos ficou no ostracismo. Ele foi desenvolvido para servir como emulador de amplificadores Marshall, mas possuía um timbre bem peculiar. O primeiro guitarrista famoso que se teve notícia de usá-lo naquela época, foi o David Gilmour do Pink Floyd! Sim ele mesmo!! Ele explicou em uma entrevista que usou o pedal com um amplificador Mesa Boogie, e uma caixa de fuzz, na qual relata que queria retirar aquele timbre mais sujo e gerar um som de guitarra aveludado, tal como ouvimos em suas músicas! Após isso o pedal viu a luz do sol nascer na Suécia, mais precisamente em Estocolmo.
Death Metal Sueco e a cena de Estocolmo.
Durante aquele período inicial da cena Death Metal da Suécia, algo bastante peculiar fazia com que seu som destoasse da cena da Flórida nos EUA. Um timbre de guitarra bastante denso e massivo que foi apelidado como "𝑇ℎ𝑒 𝑆𝑤𝑒𝑑𝑖𝑠ℎ 𝑐ℎ𝑎𝑖𝑛𝑠𝑎𝑤" "A serra elétrica sueca" por conta do seu som que realmente se assemelhava a isso! No entanto para se obter "O som de Estocolmo" era necessário regular todos os Knobs (controles), no máximo! Confira na imagem abaixo:
A cena de Estocolmo foi marcada por grandes bandas e que tiveram em seu setup o HM-2 vamos falar um pouco sobre elas:
Entombed
Entombed é uma banda de Death Metal sueca que iniciou suas atividades em 1987 sob a alcunha de Nihilist, mas que mudou definitivamente para Entombed em 1989. A banda apresenta um som massivo denso, e fazia uso de afinações extremamente baixas, chegando a 5 semitons abaixo do padrão, isso combinado com o pedal HM-2 gerava um som massivo e cortante, característico do death sueco daquele período. Tendo seu maior destaque nos os Álbuns "Left Hand Path" (1990) "Clandestine"(1991) e "Wolverine Blues" (1993).
Confira aqui: Left Hand Path
• ────── ✾ ────── •
Dismember
Dismember foi uma banda sueca de Death Metal que iniciou suas atividades no ano de 1988. E encerrou em 2011. A banda fez parte da famosa cena de Estocolmo, juntamente com o Entombed e o Unleashed foram pioneiros no estilo em terras escandinavas. Os álbuns "Like An Everflowing Stream (1991) e "Indecent and Obscene" até hoje são cultuados por headbangers ao redor do mundo.
Confira aqui: Indecent and Obscene
• ────── ✾ ────── •
Unleashed
Formado em 1989 em Estocolmo Suécia, o Unleashed nasceu após Johnny Hedlund ter se separado do Nihilist, que veio a se tornar o Entombed. A banda decidiu deixar o Nihilist e formar um novo grupo, a fim de não demiti-lo diretamente. Diferente dos seus antigos colegas do Nihilist/Entombed, Johnny focou na cultura viking nas letras do Unleashed, viendo a se tornar uma das bandas pioneiras na temática. Mas em termos de sonoridade se assemelhava muito. A serra elétrica sueca estava ali presente! "Where No Life Dwells" (1991)e "Shadows In the Deep"(1992) são clássicos que marcaram aquele período inicial da cena Death Metal na Suécia.
Confira aqui: Where No Life Dwells
• ────── ✾ ────── •
At The Gates
At The Gates é uma banda de Death Metal melódico Sueca formada em Gotembugo em 1990 após terem encerrado as atividades com a banda Grotesque que fazia um Thrash metal ríspido. O At The Gates é considerada como uma das bandas mais influentes da segunda onda do Death Metal melódico. Juntamente com In Flames, Soilwork, Hipocrisy e Dark Tranquility. Os caras não fugiram a regra e também fizeram uso do HM-2. O álbum "Slaughter of the Soul" (1995) é considerado um clássico tanto por fãs e críticos.
Confira aqui: Slaughter of the Soul
• ────── ✾ ────── •
Bloodbath
Bloodbath é um super grupo de Death Metal sueco formado em 1998, já passaram pelo projeto integrantes de bandas como Opeth, Hypocrisy, Katatonia, Paradise Lost, Witchery e Nitghtingale. O foco da banda é trazer a tona tudo que representou a cena de Estocolmo, apresentando o som brutal e marca registrada do estilo, usando e abusando do HM-2, a serra elétrica sueca está mais viva do que nunca! A banda veio a fazer a sua primeira apresentação no Wacken Open Air no ano de 2005 e em 2008 lançaram o dvd The Wacken Carnage. Os álbuns "Ressurection Through Carnage" (2002) e "Nightmares Made Flesh" (2004) se tornaram clássicos instantâneos.
Confira aqui: Nightmares Made Flash
• ────── ✾ ────── •
Finalização
Muitas coisas podem influênciar um gênero musical seja na forma de tocar, nas letras ou em experimentalismos, mas raramente um equipamento como o Boss Heavy Metal HM-2 fez tanto barulho (literalmente rsrs.) em uma cena assim como podemos ver! Essas foram as bandas mais influentes da época mas inúmeras outras seguiram a receita do pedalzinho do tinhoso e adicionaram o som da serra elétrica sueca em seus setups! Bem por enquanto isso é tudo, até a próxima pessoal!
• ────── ✾ ────── •
⚜𝙀𝙣𝙙⚜
• ────── ✾ ────── •
Nenhum comentário:
Postar um comentário